Atividade física na gravidez: como fazer durante a gravidez?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

 

Durante a gravidez a prática de atividade física tem algumas particularidades.

Para começar é muito importante que você tenha a liberação médica.

Se você é alguém que já se exercitava regularmente antes da gravidez, em geral,  pode manter a sua modalidade durante a gravidez, mas isso não significa que ela não deva sofrer adaptações, pois a tendência com o tempo é que você não se sinta confortável. Também seu médico deve estar de acordo com a prática da atividade.

Desde o início a intensidade deve ser reduzida, mas à medida que sua gravidez avança, você tem que também ajustar essa intensidade ou até mesmo mudar de atividade ou exercício. Por isso uma orientação especializada é essencial !!! Agachamentos, exercícios para adutores e abdutores, exercícios para as costas, abdominais, corrida, modalidades aeróbicas, sem exceção devem ser modificados ao longo da gravidez !!!

É importante que você ouça o seu corpo, mas que tenha a orientação de um profissional especializado nessa área. Com as doses corretas num programa de atividade física especializa você conseguirá manter os níveis adequados sem sobrecarregar sua coluna, articulações e seu sistema cardiovascular.

Atividade física especializada - Personal Gestante by Gizele Monteiro
Atividade física especializada – Personal Gestante by Gizele Monteiro

 

Não sou ativa !!! Como posso começar?

Personal Gestante - Personal das Mamães
Personal Gestante – Personal das Mamães

Se você não era ativa antes da gravidez, uma boa dica é realizar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física variando entre atividades aeróbica, alguns exercícios de fortalecimento e alongamento. Apesar de existir a recomendação de se caminhar 30 minutos, nem todas as mulheres estão preparadas e mesmo esses 30 minutos de atividade contínua pode ser uma sobrecarga.

A caminhada é sempre uma boa opção nesse caso. Converse com seu médico para saber se sua saúde está ok e se pode realizar exercícios. Sendo liberada, comece aos poucos e sem se sentir cansada.

Você pode começar com 10 a 15 minutos de atividade física três vezes por semana e à medida que for melhorando e se sentido confortável pode então aumentar gradualmente para sessões de 30 minutos e manter uma frequência de 3 – 4 vezes por semana e, depois para 30 minutos todos os dias.

Se você não sabe por onde começar – não sabe como adaptar seu programa ou não quer ficar parada na gravidez e deseja iniciar, então eu tenho a dica certa para você.

Como Personal Gestante – profissional especializado na prescrição de exercícios na gravidez – referência no Brasil, desenvolvi um programa online em que você pode fazer uma rotina segura e totalmente adaptada conforme os meses gestacionais. Exercícios focados e direcionados para as suas necessidades.

Acesse agora o site www.gravidezemforma.com.br e receba de forma gratuita dicas e orientações e se desejar já pode adquirir o e-book Gravidez em Forma que te orientará no começo para controlar o seu peso durante a gravidez.

Seja ativa! Isso é saúde para você e seu bebê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *