Barriga avental Pós-parto

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – Coach de Mamães by Pós-parto em Forma

 

Barriga avental após a gravidez – O que aconteceu e o que fazer para melhorar?

 

Barriga Avental após a Gravidez
Barriga Avental após a Gravidez

Uma das primeiras perguntas que as mamães que ficam com a barriga avental me fazem é … Porque minha barriga ficou assim???

Então vamos entender alguns pontos para que você possa entender o que terá que fazer!!
A barriga avental pós gravidez acontece por vários motivos. Esses motivos podem ter acontecido de forma  isolada ou podem ter sido combinados, isto é, vários fatores contribuíram para que ela aparecesse.

 

Fator 1. Ganho de peso excessivo:
O ganho de peso durante a gravidez é um dos fatores mais importantes para que você consiga ter a sua barriga de volta depois da gravidez e vejo que esse tem sido um dos principais motivos e por isso o listei primeiro. Quando você ganha muito peso na gravidez, aumenta muito a quantidade de “gordura” no seu corpo e principalmente a gordura localizada, isto é, uma gordura localizada bem na barriga, na região do umbigo para baixo da barriga, que tenderá a ficar, dando após a gravidez a característica de pochete. Isso  promovendo uma queda da pele e uma dobra. Essa é justamente a característica barriga avental.

 

Fator 2. Barriga Grande
Outro fator que pode contribuir é a barriga ter ficado muito grande. Aí entra não só o primeiro fator ganho de peso, mas também outros como a gravidez gemelar, ou um bebê muito grande, ou líquido amniótico em excesso.
Tirando o excesso de gordura que comentamos no fator 1, os outros fatores isolados ou combinados poderão esticar muito a pele, deixando-a sensível, flácida e com pouco sustentação no pós-parto. Essa pele fica flácida e sobrando e com isso ela cai gerando essa característica da barriga avental.
Uma barriga grande ainda debilita a musculatura que é outro ponto de sustentação de órgãos e pele. Comentaremos sobre a musculatura no terceiro fator.

 

Fator 3. Musculatura debilitada – diástase ou alongamento excessivo
Seja pela diástase ou pelo alongamento excessivo essa musculatura sofreu, isoladamente ou combinados, esses fatores também provocam esse efeito da “barriga caída e o avental” .
O ideal então é avaliar através do teste da diástase como está a recuperação dessa musculatura.

 

O que você precisa fazer para ter sua barriga de volta??

Bom a primeira coisa é entender que se ficar aí sem fazer nada, continuará com ela. Esse é o tipo de barriga que não volta de você não fizer NADA !!!

Os exercícios serão fundamentais nesse processo … Veja porque !

Ação 1 que você deve ter: melhorar a força abdominal com exercícios especializados, recuperando o comprimento muscular e/ou diástase

 

Ação 2 que você dever ter: cuidar e recuperar a postura com exercícios posturais, exercícios de fortalecimento e alongamento. Isso fará os músculos abdominais serem mais efetivos. O programa deverá ser COMBINADO – exercícios para a barriga + exercícios para a postura que ativem a barriga.

 

Ação 3. avaliar e recuperar a força do assoalho pélvico – independente do parto pode ter havido debilidade dessa musculatura e ela é importante no conjunto de recuperação da barriga avental. Aqui você pode procurar um fisioterapeuta para avaliar seu assoalho pélvico, mas caso não possa ou em sua cidade não encontre esse profissional eu indico um aplicativo que trabalhe os exercícios de Kegel. Deixo claro que eles não substituem a avaliação, principalmente se você tiver perdendo ou com dificuldade de segurar o xixi, mas ajudarão a melhorar esse quadro nesse momento. Assim que puder busque uma orientação profisisonal.
Ação 4. tratar a pele com tratamentos específicos – busque orientação de um dermatologista.

Acesse o artigo da Dra Vanessa Guará – @dermatomae, sobre tratamento para flacidez – << clicar aqui >>

 

Uma das orientações dela é realizar exercícios para a região abdominal … então não perca tempo ok !!!

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Te espero lá !!!

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