Benefícios do Exercício durante a Gestação

Profa. Ms. Gizele A. Monteiro

Muito se fala que o exercício durante a gravidez traz benefícios. Mas porque será que isso acontece?

Durante a gravidez a mulher tende a perder forma física devido as mudanças fisiológicas e posturais que ocorrem. Naturalmente com o avançar dos meses, ela torna-se mais pesada, com sua postura mais alterada e isso faz com que seu nível de atividade que realiza diminua gradualmente, juntamente com a sua aptidão.

Não só atividades aeróbicas são importantes mas também os exercícios de fortalecimento (com intensidades adequadas) ajudam a mulher a suportar melhor o aumento de peso e preparar a musculatura para as alterações posturais decorrentes desse período. Os exercícios de alongamento e também relaxamento completam o programa juntamente com os exercícios de fortalecimento.

Sempre a individualidade da gestante deve ser respeitada para não colocar em risco tanto a mãe quanto o feto.

Podemos listar como benefícios comprovados do exercício bem orientado:

DORES COMUNS NA GRAVIDEZ

– redução e prevenção de DOR LOMBAR – problema que atinge cerca de 50% das gestantes,

CONTROLE NO GANHO DE PESO

– controle ganho de gordura e portanto no ganho de peso gestacional. Uma gravidez com um ganho de peso adequado está associada a um parto e pós-parto com menos complicações e menores riscos para o bebê e para a mãe.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

– controle da pressão arterial,

– previne hipertensão e pré-eclâmpsia,

– previne e auxilia no controle do diabetes,

– previne e melhora a depressão pós-parto: atua na melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem estar e humor.

Portanto, mesmo que a mulher seja sedentária, deve buscar um programa de exercícios durante esse período, tendo uma gravidez mais saudável e proporcionando uma recuperação mais rápida no pós-parto.

As mulheres que desejam ter um atendimento diferenciado durante a gravidez, no pós-parto ou até mesmo para aquelas que desejam preparar o seu corpo para a gravidez (diminuindo o peso, organizando a sua postura ou preparando os seus músculos para as mudanças posturais da gestação) podem conhecer um pouco mais desse atendimento no site www.metodogerar.com.br

O Método Gerar forma profissionais especializados no atendimento a gestante e dará toda a assistência para que a mulher realize o exercício de forma segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *