Como saber se tenho diástase abdominal?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – by Gravidez e Pós-parto em Forma

 

Se você não sabe o que é diástase e sua barriga não está voltando, preparei uma série de posts para explicar (se você não viu o primeiro post clique aqui).

Para saber se você teve diástase durante a gravidez o teste a ser realizado é esse descrito abaixo.

Posição para o teste: deitada em decúbito dorsal, com joelhos e quadris flexionados, pés apoiados no solo e braços ao longo do corpo. Nessa posição realize flexão anterior do tronco, isto é, eleve o tronco tirando apenas os ombros do solo. Logo em seguida, examine toda a sua linha central (entre os músculos reto abdominais) e palpe de cima até embaixo.

Teste para identificar diástase abdominal pós-parto
Teste para identificar diástase abdominal pós-parto

 

Se houver um afastamento entre os músculos maior que 2 dedos, seus músculos ainda não retornaram para o local, mantendo uma abertura que gera flacidez e falta de força.
Se você passou a mão na região central e percebeu uma região que seus dedos abaixam, percebendo um rompimento entre a sequencia da linha alba (a linha central entre os 2 músculos abdominais).

 

Medindo a diástase
Medindo a diástase

 

Havendo rompimento, para sempre seus exercícios devem ser modificados. Nesse caso não realizar os abdominais tradicionais e também todos os movimentos que realizar devem manter a ativação desses músculos.
Se você observou uma grande área rompida, deve procurar um programa especializado para recupera a musculatura. Existem casos em que a diástase é revertido ou diminuída. Em outros há a possibilidade de cirurgia, para isso procure um médico para que analise a condição de seu abdômen. Porém sempre oriento que mesmo que opte pela cirurgia, faça um programa especializado para melhorar a força e a flacidez. O rompimento com cirurgia pode ser corrigido, porém o tônus (diminuição da flacidez) e força da musculatura somente  com um programa de exercícios.

Quer saber mais sobre o programa da volta da barriga e exercícios indicados para diástase?

Entre em contato: contato@gizelemonteiro.com.br / whats app 11 9 9651.8909

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *