Corrida na gravidez

Por Gizele Monteiro, personal gestante

A atividade corrida na gravidez é temida por muitas pessoas.

Mas hoje muitas mulheres correm e fazem parte de assessorias de corrida, desejando dessa forma manter essa prática durante a gravidez.

Alguns cuidados devem ser observados para que a gestante saiba se está tudo ok com sua atividade. Outros cuidados devem ser tomados para que se evite alguma ocorrência, afinal na gravidez o corpo muda muito.

Primeiro é preciso não confundir o que é uma atleta com uma praticante da atividade. Praticantes tem o perfil, condicionamento e treinamento completamente diferentes de uma atleta.

Existe muita confusão em classificar esses grupos, na verdade fazem uma mistura e mesmo entre as praticantes (ou alunas normais sem fins competitivos profissionais) temos níveis de condicionamento físico diferentes. Com isso tudo é claro que a corrida será mais fácil ou mais difícil na gravidez.

O primeiro ponto a se considerar é se o médico libera para a prática dessa atividade, pois muitos divergem em sua opinião.

Como especialista em exercícios na gravidez aconselho que toda a prática seja modificada, seja em volume de treino, seja na intensidade. Deve se pensar num programa complementar para essa praticante.

Vejamos algumas ocorrências que podem acontecer com uma grávida corredora:

– mudanças no centro de gravidade que aumentam o impacto sobre a coluna e estruturas como joelho, quadril e tornozelo

– mudanças na postura favorecem dores e desequilíbrios musculares

– o impacto da corrida pode sobrecarregar essas estruturas que estão mudando – articulações, ligamentos, inclusive ligamentos do útero

– aumento do risco de queda e lesões pela linha de visão diminuída e mudanças articulares-posturais

Portanto para uma corredora que engravida o programa deve ser modificado.

Para as gestantes que eram sedentárias antes de engravidar não é recomendado que inicie a prática após o início da gravidez.

Consulte sempre seu médico para a liberação de qualquer exercício!

Se você deseja manter uma gravidez em forma, independente de ser ativa ou não, receba minhas dicas e orientações. Acesse e se cadastre no site www.gravidezemforma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *