Estou grávida e agora? Como treinar?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Você acabou de descobrir que está grávida! E agora bate aquela dúvida …

Posso continuar a fazer meus exercícios?

O que posso ou não posso fazer?

Existe algum risco?

O primeiro trimestre é rodeado de muitas mudanças. É o enjoo que aparece, o medo de fazer exercícios e ter um abortamento, um monte de coisas que várias pessoas te falam. E com tudo isso você acaba ficando perdida e até por causa disso com medo de treinar na gravidez.

Existem sim algumas orientações para a prática de exercícios em gestantes que se encontram no primeiro trimestre de gravidez.

  • A primeira coisa para ficar segura, é buscar seu médico e verificar como está a gestação. É importante ter a liberação dele. Jamais pratique alguma atividade sem saber se está tudo bem com sua gestação … mesmo que já esteja praticando e demorou para descobrir que estava grávida.
  • Após essa liberação … VOCÊ PRECISA REDUZIR SEU RITMO E QUANTIDADE. Reduza além da intensidade – pegar mais leve – o tempo também que fica na prática.
  • É necessário adaptar vários exercícios – mesmo sem ter barriga. Os hormônios desde o começo começam a agir nas articulações, ligamentos e também já na sua força. Por isso e também pelas razões acima, eles devem ser já adaptados.
  • Suas necessidades agora são outras – o treino que você fazia não serve mais para você. Ele terá sim que ser adaptado, por que seu corpo terá outras necessidades.
  • Você precisa de um programa especializado. Somente um programa assim terá exatamente as suas necessidades.

Muitas gestantes chegam com a dúvida … Posso continuar o cross fit, posso continuar a correr, posso continuar com a musculação. Minha resposta é simples … De que forma essas modalidades vão te ajudar na gravidez? Será que elas tem os exercícios que você precisa para preparar-se fisicamente para o parto, ou prevenir dores, ou te deixar com a barriga no lugar certo, ou trabalhar sua postura?

A resposta é não !!!

Por isso sempre reforço num programa especializado !

E exatamente por isso, reforço que meu programa gestante – Gravidez em Forma << CLIQUE AQUI >> – é exatamente o que você precisa!

Além de te ajudar no controle de peso por ter a intensidade certa, ele ajuda a evitar todos os desconfortos do seu corpo com toda a segurança que você precisa. Só de saber que você tem exercícios selecionados e que irão diminuir o risco de você ter diástase, já deveria ser um dos motivos para sua escolha.

Infelizmente os profissionais não saber como evitar a diástase e usam exercícios sem se preocupar com esse mal, justamente por que não tem a mínima visão e conhecimento de que é possível sua barriga ficar dessas formas abaixo.

 

Estrias - flacidez como evitar

 

Há enormes benefícios para manter seu programa de exercícios especializado durante a gravidez.

O exercício físico realizado de forma regular melhora a sua condição física e reduz os fatores de risco associados à gravidez. Ele também pode aliviar muitos dos efeitos colaterais desagradáveis do início da gravidez, tais como fadiga e náuseas.

Uma das funções mais importantes do exercício na gestação é a sua capacidade para reduzir o stress e melhorar a sem bem-estar emocional e mental. A gravidez por si só pode ser estressante.

Durante a gravidez, você também está lidando com os efeitos que essa nova realidade irá ter no seu relacionamento com o mundo. Seus sentimentos, medos e expectativas sobre si mesma, sua família com a chegada do seu bebê também são importantes. Para tornar as coisas um pouco mais complicadas, as suas emoções podem ser afetadas pelas mudanças hormonais que estão ocorrendo, deixando-a mais sensível. Isto é especialmente verdadeiro durante o primeiro trimestre de gestação.

O exercício realizado todos os dias tem que ser reavaliado, pois terá que ser bem adaptado para que você não se canse acima do ideal. Uma rotina de 3 a 4 vezes por semana (conforme sua condição física prévia) também é bem vista. E essa frequência correta irá ajudá-la a reduzir o estresse, combater a fadiga e estabilizar suas emoções.

 

Cuidados e recomendações para prática de exercícios no primeiro trimestre:

  • Se o seu exercício regular envolve esportes de contato ou de equilíbrio – como skate, sugerimos que não seja realizado durante a gravidez, para evitar qualquer quedas, lesões e traumas na região abdominal.
  • Sempre realize aquecimento antes da atividade principal.
  • Use um sutiã que ofereça um bom apoio para proteger as mamas, especialmente se estiver sentindo desconforto.
  • Beba bastante água durante o treino. Não faça exercícios com o estômago vazio. Comer um lanche leve 30 minutos antes do exercício é interessante.

 

Então nesse artigo, você já percebeu o quanto é bom fazer exercícios para você e seu bebê.

Não importa em que fase ou trimestre você esteja. Se houver a liberação do seu médico, comece!

 

Você pode aproveitar e ter o programa que realmente cuidará de você. Que te ajudará a manter-se em forma da gravidez até o pós-parto.

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