Estrutura de uma aula de Flexibilidade para a Saúde

Profa. Ms Gizele Monteiro

Engana-se quem pensa que a famosa aula de Alongamento da academia não tem uma estrutura. A aula pode ser dividida em etapas:

AQUECIMENTO: essa fase como o nome diz deve proprocionar o “despertar do corpo” …

… e uma elevação da temperatura corporal. Podem ser utilizados exercícios de respiração, soltura ou massagens, alongamentos suaves e espreguiçamento do corpo. Ao traçar o objetivo da aula deve ser escolhida a forma de aquecimento.

Segue um exemplo: uma aula que está focada para trabalhar os membros inferiores deve haver a soltura da região lombar, sendo que podem ser utilizados movimentos que tirem a tensão da região lombar como espreguiçamentos na posição deitada e massagens com bolinhas de tênis ou outros materiais. Os movimentos devem ser gerais, suaves e feitos de maneira agradável.

FASE PRINCIPAL: nessa fase deve estar claro o uso da metodologia empregada e quais os grupamentos musculares que serão trabalhados na aula. É a maior parte da aula. Sugere-se que para a saúde (personal ou academia), por questão de segurança, utilize-se predominantemente o alongamento estático (método passivo estático e ativo estático). É importante a programação da pausa entre os exercícios e novamente pode-se fazer uso de espreguiçamentos e massagens.

Importante:

– que as transições entre os exercícios sejam seguras e deves ser realizadas de forma lenta, assim como o retorno da posição (exercício),

– programar o uso de todos os materiais a serem utilizados como: bola suíça, espaguete, bastão, step, bandas, barra, bolinhas de tênis, etc. Essa programação tornará a dinâmica e auxiliará para alunos que necessitam do material para compensação postural ou adaptação ao exercício por dificuldade.

VOLTA À CALMA: realizar a diminuição da intensidade do exercício e nessa fase usar as massagens, relaxamento conduzido, exercícios respiratórios, etc.


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