Exercícios na gravidez de gêmeos

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

A gravidez de gêmeos é considerada uma contra-indicação relativa para se fazer exercícios. Isso significa que eles são permitidos se estiver tudo ok com a gravidez – mamãe e bebês – mas devem ser orientados com mais cautela , portanto é necessário um cuidado dobrado para a prática.
Porém se estiver tudo ok e o médico liberar é mito que a gestante deve ficar de repouso e não realizar exercícios. Pelo contrário, numa gravidez gemelar é muito mais complicado o controle de peso e as dores são muito mais frequentes.

1. Cuidados com o exercício Do ponto de vista fisiológico – funcionamento do seu corpo – os cuidados devem ser redobrados com a intensidade do exercício, sendo indicada a intensidade de leve a moderada e dentro desse contexto a FC deve ser acertada. Isso para manter a integridade da mamães e dos bebês.

 

Exercícios na Gravidez de Gêmeos
Exercícios na Gravidez de Gêmeos

2. Cuidados com o exercício Do ponto de vista biomecânico (articulações, postura e barriga) – deve-se ter muito mais cuidado com a escolha dos exercícios. Um dos pontos a se observar é que a diástase é muito mais comum numa gestação gemelar do que numa gestação simples. Então saber que exercícios fazer é uma forma de prevenir, assim como exercícios errados irão com certeza favorecer seu aparecimento.
Outros pontos são os cuidados posturais e com o perineo por causa da incontinência urinária – a gemelar sofre muito mais com dores nas costas e no quadril, e sua postura é muito mais alterada. E também sofre muito mais pressão no assoalho pélvico (períneo) que uma gestação simples. Isso por si só já favorece a perda ou dificuldade de segurar o xixi. Alguns exercícios podem piorar esse processo.

Nesse contexto um programa especializado para gestantes tem muito mais importância para manter a saúde da mamãe para que ela consiga levar sua gravidez de forma mais tranquila e saudável.
.

3. Cuidados de saúde para uma gravidez de gêmeos

Vários cuidados devem ser “redobrados” para uma gestante gemelar.

– A alimentação deve ser mais saudável ainda, pois terá a função de nutrir a mamãe e os bebês. Porém cuidado, isto não quer dizer que você deve comer dobrado. A alimentação deve sim ter muito mais qualidade e ser ajustada na necessidade calórica compatível com o que você e seus bebês precisam.
*** Nada de engordar em dobro !!!

– Os exercícios se liberados, devem ser mais escolhidos e direcionados para as necessidades dos incômodos e do controle de peso,

– Mais atenção a hidratação – Mais cuidados para inchaço, pois há muito mais volume de líquidos no corpo, afinal são 2 bebês

Se você está liberada pelo seu médico e deseja um programa que te ajude no controle de peso, seja especializado e com exercícios selecionados … Clique no botão abaixo para saber mais sobre o Gravidez em Forma

 

Clique aqui e conheça o Mães em Forma

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *