Gravidez – Como evitar a barriga de maracujá depois da gravidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Uma das formas de barriga que deixa a mulher mais desesperada depois da gravidez é a barriga de maracujá velho … aquela que fica muito flácida, com pele sobrando e toda enrugada no centro.

 

Mas porque será que a barriga de maracujá acontece ?

Esse tipo de barriga pós gravidez acontece porque a barriga cresce muito, exigindo muito da pele e da musculatura.

À medida em que a barriga cresce, ela estica muito a pele e também abre e alonga muito a musculatura da barriga, aumentando a diástase funcional. Em todos os casos, da barriga maracujá após a gravidez, a musculatura abdominal está com uma diástase com rompimento, o que dificulta muito a volta da barriga e a mantém a musculatura fraca e alongada, e exatamente por isso é que fica aquela bola com a característica bem murcha.

 

E será que é possível evitar que ela aconteça?

Vamos analisar vários pontos … Claro que existem alguns fatores da gravidez que não podemos controlar, como tamanho e peso do bebê, peso da placenta, quantidade de líquido amniótica, etc. A esses fatores que não controlamos chamamos mudanças e fatores gestacionais (são os que você não pode mexer).

Essas mudanças gestacionais podem sim aumentar o risco da barriga de maracujá, mas também junto com elas tem outros fatores que podemos controlar e algumas atitudes que podemos ter que ajude a evitar pois mantem a posição da barriga de uma forma mais neutra. Com isso não desgasta tanto a pele.

 

“E esse é um grande segredo e as pessoas e profissionais não sabem disso. E é justamente aqui o olhar de um especialista – e um programa direcionado para isso pode fazer a diferença.”

 

Veja essa foto, como a musculatura forte e a postura bem alinhada mantém a barriga melhor posicionada.

 

Postura e posição da barriga

 

Você consegue perceber como a primeira e segunda fotos produzem barrigas maiores e também que forçam mais a pele?

Já na terceira foto, com a postura alinhada e um bom fortalecimento (especializado – não pode ser qualquer exercício), promove menos menos estresse sobre a pele e justamente por isso mantem também a musculatura sem tanto esforço, diminuindo o risco de uma diástase com rompimento e a grande debilidade de força após.

Então independente das mudanças gestacionais (citadas acima), mesmo que elas aconteçam se esses outros pontos estiverem bem trabalhados teremos “menos chance da barriga maracujá acontecer”.

 

Outros pontos importantes para evitar a barriga maracujá

  • controlar bem o peso, não ganhando peso em excesso – isso também irá sobrecarregar a pele
  • cuidar da pele – na hidratação e na nutrição – com cremes adequados, mas também com uma alimentação saudável rica em alimentos que proporcionem à pele os nutrientes que ela precisa
  • cuidar da hidratação – a água é muito importante para o equilíbrio do tecido.
  • somente reforçando … realizar exercícios especializados que mantenham a postura e a força abdominal e do períneo

Veja abaixo um exemplo de um exercício que não deve ser feito em hipótese alguma …

Exercícios inadequados para gestante

 

Talvez você esteja reconhecendo esse exercício e nesse exato momento esteja dizendo … Mas eu faço esse exercício!

Esse exercício é usado por muitos profissionais do yoga e do Pilates, porém digo claramente que ele aumenta drasticamente o risco de diástase e força a pele de uma maneira que ela não tem estrutura nesse momento, isso por que nada sustenta esse peso do bebê e estruturas para baixo. Não há nada que suporte esse peso e dessa forma, tanto a pele, quanto a musculatura sofrem.

Então minha orientação é que PARE agora esse exercício. Busque um programa especializado … e se você quer fazer algo então que realmente tenha exercícios selecionados, eu posso te ajudar … Você pode clicar no botão abaixo para conhecer um pouco mais do programa que tem deixado centenas de gravidinhas em forma e ajudam as mamães a voltarem a sua forma também (é um combo de exercícios programa gravidez + pós-parto).

 

 

 

Bom … O que fazer depois (se você já é mamãe e está com a barriga assim)?

A primeira coisa é ter a liberação médica para realizar exercícios especializados para que sua musculatura volte.

Falei acima que a diástase e a fraqueza da musculatura é um dos motivos por manter essa barriga tão enrugada, então é necessário cuidar disso.

A outra situação que deixa a barriga assim solta, mole, é a postura – um PROGRAMA DE EXERCÍCIOS ESPECIALIZADO – como o Pós-parto em Forma – trabalhará esses pontos que farão seu corpo e barriga recuperar-se.

Depois disso você pode pensar e conversar com seu médico sobre os TRATAMENTOS PARA A PELE. Fiz um post sobre os vários tratamentos que podem ser feitos – clique aqui para ver – mas você deve conversar com ele porque muitos tratamentos não são liberados para quem amamenta.

 

Se você então quer entender como um programa pode ter o resultado de melhorar essa musculatura fraca e flácida que dá esse aspecto de enrugado, ou a barriga estufada de grávida que parece que você está com 4-5 meses de gravidez ainda … clique em uma das fotos abaixo para conhecer o programa Pós-parto em Forma … que essas alunas fizeram.

Resultado de 15 dias do programa Mães em Forma

 

Resultado 30 dias de programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *