Gravidez depois dos 40 anos – benefícios do exercício

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

 

Exercícios na gravidez
Exercícios na gravidez

A gravidez depois dos 40 anos, considerada gravidez tardia.

Hoje a média de idade da gestante brasileira é de 35 anos. Nessa fase já muitas coisas estão em mudança no corpo, inclusive a fertilidade.

A gravidez tardia é sempre preocupação da área médica, por isso é importante a mulher se manter sudável e ativa nessa fase se está desejando a maternidade e isso por vários fatores de saúde da mulher e também do bebê, principalmente se ela ocorrer após os 45 anos.

Do ponto de vista físico, condição corporal e nível de aptidão física, a mulher encontra-se numa curva descendente. Além do fator idade podemos considerar o grande nível de sedentarismo que normalmente coloca a mulher numa condição de sobrepeso.

A gravidez é um momento de impacto fisiológico e biomecânico muito grande para mulher. Nesse ponto também pelo sedentarismo, sua postura e musculatura já se encontram em condições diferentes.

Outro ponto importante é que nessa faixa de idade, muitas mulheres já se encontram com sobrepeso e sendo assim, um ganho elevado de peso na gravidez colocaria a mulher num patamar de obesidade.

 

  • Benefícios do exercício para uma Gravidez depois dos 40 anos

Mulheres que se mantém ativas, isto é, realizam exercícios tem uma queda bem menos acentuada da sua condição muscular pois mantém sua musculatura fortalecida, postura e condição cardiorrespiratória também melhorada.

Este é um grande benefício promovido pelo exercício para uma gravidez depois dos 40 anos.

Tanto o aumento de peso, quanto a probabilidade de doenças como diabetes e hipertensão aumenta quando a mulher está com sobrepeso e isso aumenta se ela passar para o patamar da obesidade. Por isso nesse momento os exercícios são uma forma muito interessante de contribuir para a saúde da mulher e consequentemente do bebê.

 

  • Cuidados com o exercícios para uma Gravidez depois dos 40 anos

Os exercícios durante a gravidez já exigem cuidados especiais. Nessa faixa etária e ainda se a mulher for sedentária, devem ter cuidados redobrados tanto na intensidade, quanto na quantidade aplicada, assim como também a escolha do exercício juntamente com a qualidade técnica – execução com qualidade.

Se esses cuidados não forem atendidos, aumenta-se o risco de lesão.

Também é um mito achar que a mulher deve fazer apenas hidroginástica!! Ela até pode ser uma das atividades incluídas, porém deve haver um trabalho complementar como por exemplo exercícios mais posturais, fortalecimento do assoalho pélvico, pois a mulher nessa idade também poderá ter um comprometimento maior.

A gravidez é um momento de grandes alterações fisiológicas com grande sobrecarga cardíaca e circulatória, além das metabólicas. Normalmente na mulher sedentária a postura já começou a ser modificada e a gravidez irá aumentar isso. Por isso os detalhes acima não devem ser desconsiderados e é bom que você tenha um programa especializado e que atenda as suas necessidades.

 

Personal Gestante - Programa Gravidez em Forma
Personal Gestante – Programa Gravidez em Forma

Programa Gravidez e Pós-parto em Forma

Ambos os programas foram desenvolvidos respeitando critérios de segurança para as mais jovens e também as que estão acima dos 40 anos.

O programa Gravidez em Forma está online e chega até você levando o conhecimento de como controlar o peso através do e-book Gravidez em Forma. Na sequência você poderá ter acesso ao programa de exercícios.

Venha conhecer mais sobre o programa desenvolvido pela personal gestante referência no Brasil !!

Cadastre-se agora no www.gravidezemforma.com.br

Te espero lá !!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *