HIIT na gravidez? Pode?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

HIIT na gravidez
HIIT na gravidez

Será que o HIIT na gravidez é uma modalidade indicada?

Como comentei no HIIT no pós-parto, esse método é o queridinho do momento. Após algumas pesquisas pude verificar que algumas gestantes tem usado esse método e modalidade para controlarem o peso e também se manterem treinadas durante a gravidez.

Bom, segundo as maiores autoridades internacionais sobre prescrição de exercícios na gravidez, a intensidade indicada para a realização de exercícios é leve-moderada.

Essa não é a proposta do HIIT!

Só para revisar, vamos entender o que é e o que significa  a palavra HIIT.

O termo é uma abreviação que vem do inglês – High Intensity Intermittent Training, isto é, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. No português não fica tão bonita a sigla não é (risos) ?!

Basicamente o método é composto por uma série de estímulos curtos – exercícios de curta duração, porém em alta intensidade, seguido por um período de recuperação. O foco então é uma sessão curta, com exercícios feitos na maior intensidade possível. HIIT na gravidez

Só com essa informação definitivamente podemos entender que o HIIT não é um método ADEQUADO para ser realizado na gravidez.

Fazendo uma rápida pesquisa, pude observar que muitas gestantes tem mantido sua rotina de treinos intensas na gravidez e mais do que isso, realizam o HIIT, um método que tem como base exercícios curtos, rápidos e intensos.

Além da intensidade do método, os exercícios selecionados em nada atendem as necessidades da gestante, além do risco biomecânico pela fragilidade músculo-articular e também postural que a gestante apresenta. Movimentos rápidos, em ângulos extremos, saltos, saltos com giros, movimentos de abaixar e levantar, não tem relação nenhuma com as necessidades atuais.

As mulheres que praticam o método antes da gravidez devem modificar a prática durante a gravidez.

 

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