Problemas cardíacos na gravidez e repercussões no feto

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – programa Gravidez em Forma

Problemas cardíacos na gravidez e repercussões no feto

Todas as gestantes portadoras de quaisquer tipos de alterações cardiovasculares são consideradas Gestantes de Alto Risco, como também seu concepto, Recém Nascido de Alto Risco, devendo ser essa gestante acompanhada rigorosamente durante todo período gestacional por uma equipe multiprofissional ou seja, médico cardiologista, ginecologista, obstetra, ultrassonografista, pediatra, além de psicólogo e dentista, tudo isso com boa retaguarda hospitalar para eventuais necessidades de exames especializados ou condutas intervencionistas.

É muito importante durante o período gestacional observar a evolução da Cardiopatia materna e suas repercussões no Feto, com relação a Cardiopatia propriamente dita bem como com relação aos medicamentos usados pela gestante que poderão atingir o feto, tudo deverá ser observado, analisado e discutido cuidadosamente em equipe para que as condutas sejam decididas com cautela em benefício de ambos (mãe e filho).

Saúde da mamãe e bebê na Gravidez
Saúde da mamãe e bebê na Gravidez

Citaremos algumas prováveis causas de repercussões que podem ocorrer pelo(a):

  • Cardiopatia materna propriamente dita,
  • uso de drogas medicamentosas necessárias no controle da cardiopatia,
  • eventual manobra cirúrgica durante o período gestacional,
  • drogas anestésicas usadas durante o procedimento obstétrico,
  • intercorrências cardíacas durante a gestação ou durante o trabalho de parto,
  • ocorrência de efeitos negativos no fluxo uteroplacentário das gestantes cardiopatas podendo levar ao baixo fluxo sanguíneo na circulação placentária dificultando as trocas gasosas do Oxigênio e a passagem dos Nutrientes para o Feto.

Quaisquer uma dessas poderá causar:

  • Baixo desenvolvimento do Feto e consequentemente gerar Recém Nascidos de Baixo Peso, independente da idade gestacional,
  • Nascimento de Prematuros podendo até causar extrema prematuridade,
  • Recém Nascidos com dificuldades vitais cardiorespiratórias,
  • Recém Nascidos com anemia de grau moderado a grave,
  • em alguns casos raros poderá ocorrer alterações morfológicas

Todas as Gestantes portadoras de quaisquer tipos de Cardiopatia deverão ter acompanhamento rigoroso em serviços especializados com avaliações periódicas a fim de:

  • detectar alterações da própria Cardiopatia e as condutas imediatas a serem tomadas durante essa gestação, principalmente as intervencionistas, sempre com o cuidado nas repercussões no feto.
  • avaliar o desenvolvimento Fetal através de exames clínicos, laboratoriais, especiais a fim de diagnosticar precocemente as alterações materno fetais que poderão ser amenizadas, evitadas, tratadas precocemente.

Estatisticamente as principais Cardiopatias encontradas durante a Gestação são as Cardiopatias Hipertensivas, Prolapso de Válvula Mitral, Cardiopatias Reumáticas: Insuficiência da Válvula Mitral, Estenose da Válvula, Cardiopatias Congênitas, Cardiopatia Chagásica, Próteses Valvulares e outras.

Hoje temos vários Serviços Públicos de Cardiopatia e Gravidez de acesso fácil que dão atendimento a essas Gestantes as quais são acompanhadas com rigoroso cuidado tendo estatísticas altamente positivas com resultados benéficos tanto à Gestante como ao Feto, para isso basta ter um encaminhamento do profissional que inicialmente diagnosticou a alteração Cardiovascular na Gestante.

Texto da Dra. Elvira Rito Rodrigues
Médica Pediatra do Setor de Cardiopatia e Gravidez do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Sec. Municipal de Esportes.

Fonte: http://www.vitrine25demarco.com.br/coluna_detalhe.php?codeps=MzR8NTM=

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

Gizele Monteiro

Maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem mamães em mais de 70 países. 

Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar

Já ajudou mais de 30 mil mães a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia. 

Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Reproduzir vídeo
plugins premium WordPress