Relaxamento na gravidez reduz níveis de ansiedade

Por Gizele Monteiro

 

alongamento-e-relaxamento-na-gravidez
Alongamento e relaxamento na gravidez

O estresse e a ansiedade são situações comuns da vida moderna. A gravidez também é uma fase em que a mulher está mais sensível, mais preocupada. Além das mudanças físicas, existem as mudanças emocionais que acontecem para que a mulher se adapte a nova vida, à maternidade. Essas mudanças, além de necessárias e orgânicas, junto com uma expectativa futura gera muito medo e ansiedade.

Vários estudos na linha de relaxamento e meditação tem sido conduzido por pesquisadores para amenizar esse quadro de ansiedade que em algumas ultrapassa pontos saudáveis.

Na minha prática de atendimento com o programa Gravidez em Forma, oriento a que as alunas tenham um momento de relaxamento com exercícios de alongamento, relaxamento e massagem. Isso tem sido muito positivo na prevenção de dores, desconfortos e redução da ansiedade que é comum na gravidez. Observo pelos anos de experiência que essas ações ajudam muito nessa redução da ansiedade.

 

E agora as pesquisas tem dado mais atenção a essa prática. Veja o estudo abaixo conduzido na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

 

O estudo mostrou que a prática de meditação pode melhorar a qualidade de vida de gestantes, com a diminuição da ansiedade e do estresse. A pesquisa realizada pelo obstetra Roberto Cardoso, avaliou os efeitos físicos e psíquicos da meditação em 28 gestantes durante o segundo e o terceiro trimestres de gravidez – 13 gestantes meditaram.

Foram utilizados para analisar, questionários específicos que medem os níveis de ansiedade, depressão, bem-estar e tensão. Essas medidas forma feitas antes do início da prática de meditação, durante a prática e após 10 semanas. Foram também avaliados parâmetros físicos que comprovam relaxamento típico da meditação, como redução de tensão muscular e aumento da temperatura das pontas dos pés e das mãos.

Depois de 10 semanas houve a diminuição da ansiedade em todas as gestantes. O Dr. Roberto ainda observou  que as gestantes que meditaram apresentaram redução na tensão muscular e aumento da temperatura das extremidades corporais, o que também ajuda a diminuir dores musculares.

Estudos gerais apontam que cerca de 20% das gestantes apresentam estado ansioso em algum momento da gravidez.

 

 

 

relaxamento-e-alongamento-na-gravidez-by-gizele-monteiro
Relaxamento e alongamento na Gravidez

 

Esses exercícios são um exemplo de como você pode organizar sua postura, relaxar, diminuir sua tensão muscular e evitar dores.

Essa série elaborei para a revista Viva Saúde – você pode realizar 2 a 3 séries de cada exercício mantendo a posição por 10 a 20 segundos.

 

Então esse é um bom motivo para que você insira uma rotina de exercícios e relaxamento no seu dia. Será saúde para você e seu bebê.

O programa Gravidez em Forma tem orientações especiais de alongamento e massagem para que você não só previna dores, mas mantenha-se relaxada e também mantenha sua postura mais alinhada.

 

Quer saber mais sobre o programa e como diminuir o estresse e a ansiedade ?

Acesse o site com a apresentação em vídeo e escrita – << Clique aqui >>

 

 

Matéria da pesquisa – reportagem da Folha de SP – 11 set 2008.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *