Gravidez após os 40 – programa de exercícios e cuidados

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Uma gravidez após os 40 anos deve ter um programa de exercícios diferenciado e com muito mais cuidados.

Foi justamente para falar sobre esse tema que concedi a entrevista para o site melhoramiga.com.br

Tema em alta na mídia a preocupação é bem atual pelo novo estilo de vida da mulher que deixa para engravidar mais tardiamente.

A gravidez após os 40 anos é sempre preocupação da área médica por vários fatores de saúde da mulher e também do bebê. Do ponto de vista físico (corporal e nível de aptidão física), a mulher encontra-se numa curva descendente. Aquelas que realizam exercícios tem uma queda bem menos acentuada, pois mantém sua musculatura fortalecida, postura e condição cardiorrespiratória também melhorada.

A gravidez é um momento de impacto fisiológico e biomecânico muito grande para mulher e ainda mais após os 40 anos. Tanto o aumento de peso, quanto a probabilidade de doenças como diabetes e hipertensão aumenta. Por isso, nesse momento, os exercícios físicos são uma forma muito interessante de contribuir para a saúde da mulher, da gestação e conseqüentemente do bebê. Os cuidados devem ser redobrados, a intensidade e o volume do exercício também, assim como a escolha do exercício juntamente com a qualidade técnica do mesmo para não aumentar os riscos de lesões.

Gravidez após os 40 anos, uma proposta para programas de exercícios

Não é por ter 40 anos que também a mulher deve fazer apenas hidroginástica.

É um mito achar que a mulher deve fazer apenas hidroginástica. Ela pode ser uma das atividades incluídas, porém deve haver um trabalho postural e também um fortalecimento do assoalho pélvico. A gravidez é um momento de grandes alterações fisiológicas com grande sobrecarga cardíaca e circulatória, assim como também as mudanças posturais. Normalmente na mulher sedentária a postura já começou a ser modificada e a gravidez irá aumentar isso. Por isso os detalhes acima não devem ser desconsiderados pelo profissional que atenderá essa gestante.. Ele deve ser especializado no atendimento às grávidas.

DICAS E PASSO A PASSO – PROGRAMA PRÉ-GRAVIDEZ, GRAVIDEZ E PÓS-PARTO

A professora Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e Personal Gestante, revela os mitos e as verdades para as mulheres que estão nestas fases tão especiais da vida. Os exercícios físicos são essenciais para o bem-estar e saúde durante toda a vida, sem dúvida.

Já as mulheres que desejam engravidar, as gestantes ou aquelas que acabaram de gerar seu filho necessitam de cuidados especiais, alimentação balanceada e atividades para o condicionamento corporal.

Atenta à demanda e a preocupação crescente dessas pessoas com qualidade de vida, Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos no Brasil e exterior e diretora do programa Mais Vida Gestantes, idealizou um programa completo, seguro e inédito com embasamento nas mudanças fisiológicas, biomecânicas (posturais e músculo-esquelético) para as três etapas gestacionais.

Quem deseja engravidar, por exemplo, deve preparará o seu corpo fisicamente para esse momento, entre os quais, músculos posturais, debilidades de força e flexibilidade, condição aeróbica, musculatura do assoalho pélvico, inclusive um programa de emagrecimento. Pensando também nessa necessidade a personal lançou o e-book e site “Gravidez em Forma”, onde além de passar dicas para controlar o peso, também explica a importância dos exercícios.

De acordo com a Personal, durante a gestação a prescrição será organizada conforme os trimestres, pensando nas mudanças a cada período e também nas individualidades, queixas ou necessidades. Exercícios mal acompanhados podem promover dores ou lesões.

O pós-parto é um dos momentos de sensibilidade profunda da mulher. O retorno das funções fisiológicas, biomecânicas, posturais são também respeitadas pelo programa, podendo também ser realizados exercícios com o bebê, além do cuidado para não comprometer a amamentação pela intensidade inadequada das atividades.

O atendimento realizado por Gizele, pode ser feito de forma presencial e à distância.

Maiores informações: www.maisvidagestantes.com.br e www.gravidezemforma.com.br

Fone e whats app – 11 9 9651.8909

Orientação especializada de exercícios para gestantes: Gizele Monteiro, diretora do Mais Vida Gestantes, entrevistada na EPTV.com

Entrevista da Profa Gizele Monteiro para Bem Viver – EPTV.com – Campinas (Globo.com)

Grávidas só devem praticar exercícios físicos sob orientação

Profissionais orientam gestantes a buscarem ajuda profissional

21/01/2011 – 06:30

EPTV.comEdison Souza

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Censo 2010 no qual ficou constatado que a população brasileira já ultrapassa dos 190 milhões de habitantes. Outro dado revelado pela pesquisa é que a adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes reduziram o número de mulheres grávidas.

A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal já que, enquanto nas décadas de 50-60 uma mulher tinha de 4 a 6 filhos, em média, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, no máximo. Mas a população segue crescendo e segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.
Gizele MonteiroDe olho nas gestantes e nas exigências deste público-alvo, alguns profissionais se especializaram em oferecer às futuras mamães um período de gestação com mais qualidade.Este é o caso da professora de educação física Gizele Monteiro, que desenvolveu um método específico para atender gestantes. Autora do livro “Treinamento da Flexibilidade, sua aplicabilidade para a saúde”, a especialista ministra em todo o país um curso sobre “Alongamento e Flexibilidade e Prescrição de Exercícios na Gravidez.” De acordo com Gizele, sempre que for possível, é necessário que a gestante procure um atendimento personalizado na hora de praticar exercícios físicos, ou seja, deve adotar um “personal gestante” já que o período gestacional envolve a fase pré-gravidez, gravidez e pós-parto.
A profissional destaca que quer seja em grupo ou de maneira individual, a gestante deve ter cuidados específicos em todas as mudanças fisiológicas, biomecânicas (posturais e músculo-esqueléticas) do período gestacional. Na opinião da especialista qualquer mulher no período de gestação pode praticar exercícios físicos, “Se houver a liberação médica ela pode fazer exercícios. O médico atestará a real saúde da gestante. Após isso, ela estará liberada para ser orientada para a realização de exercícios, adequados à condição física dela e também levando-se em conta o seu histórico anterior, isto é, se ela era ativa (já realizava exercícios antes de engravidar) ou sedentária (nunca realizou exercícios ou está por longo período de tempo sem nenhuma atividade físicaparada). Na academia ela deve procurar por um programa de gestantes, afinal o programa de ginástica para gestantes não é uma aula de ginástica comum,” destaca Gizele.
Prevenção

A professora Gizele enfatiza que  a mulher que deseja engravidar necessita da assessoria de um profissional que vai preparar o corpo dela fisicamente para cada momento (músculos posturais, debilidades de força e flexibilidade), vai se preocupar com a condição aeróbica, a musculatura do assoalho pélvico, entre outros detalhes. Nesse programa podem ser incluídas mulheres que precisam ou desejam emagrecer para engravidar, mulheres que possuem diabetes ou hipertensão e precisam controlar sua doença antes de engravidar. Essas doenças são risco para a mãe e o bebê.

Para a gestante, a especialista destaca que a prescrição será organizada conforme os trimestres gestacionais, independente da atividade que irá realizar. O programa é planejado pensando nas mudanças a cada trimestre mas também nas individualidades, queixas ou necessidades individuais. Deve haver sempre uma orientação adequada em relação às regiões que são propicias ao aparecimento de dores como as costas, punhos e tornozelos.
Já no pós-parto, período de sensibilidade profunda da mulher, o retorno das funções fisiológicas, biomecânicas, posturais são também respeitadas pelo programa podendo também serem programados alguns exercícios com o bebê. DE qualquer forma deve-se ressaltar que as grávidas somente podem realizar a prática de exercícios físicos se forem liberadas pelo médico.
Duração do programa

Sobre o tempo em que a gestante ficará sob os cuidados de um profissional da área, Gizele recomenda que no período pré-gravidez o tempo necessário para atingir o objetivo irá depender de cada caso. “Recomendamos o mínimo de 3 a 4 meses se forem casos simples como leve perda de peso ou apenas fortalecimento muscular. Para emagrecimento em casos de obesidade ou controle de doenças seria interessante o mínimo de 6 meses para que o programa também possa ter um efeito do exercício no organismo da mulher”, afirma a especialista.
Para as gestantes que eram sedentárias antes da gravidez os médicos costumam liberar após o terceiro mês e, no pós-parto, a duração do período da prática de exercícios pode durar até 1 ano, porém o mais comum é em torno de 6 meses.
Destaca-se aqui que o exercício bem orientado, com intensidade e volume adequados promove efeitos positivos para a mãe e o feto. Porém o exercício mal orientado pode colocar em risco a mãe e o bebê. Intensidade e volume elevados podem comprometer o aporte sanguíneo que o bebe recebe diminuindo o seu alimento e oxigenação. Deve-se dar atenção a qualquer mal-estar materno pois isso pode significar que alguma coisa está demais ou até mesmo que a gestante não está bem naquele dia. Além disso, dependendo do exercício, as articulações podem ficar sobrecarregadas favorecendo o aparecimento de leões.

Vale a pena destacar que o preço de aulas em academias variam de acordo com a localização ou até mesmo com o gabarito dos instrutores. Por outro lado, em muitas cidades, as secretarias de promoção social oferecem programas gratuitos de assistência a gestantes que são acompanhadas até o pós-parto. Verifique se na prefeitura de sua cidade se existe algum programa deste tipo.

 

Outras dicas

• Alongamento: Ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração;
• Andar de bicicleta: não há restrições, salvo pela preocupação com quedas. A bicicleta ergométrica também é recomendável;
• Caminhada: costuma ser o mais indicado, já que é muito boa para a preparação ao parto, melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar três vezes por semana, cerca de 30 minutos.
• Ginástica: A gestante pode fazer ginástica durante o decorrer da gestação. Deve-se apenas evitar o exercício nas primeiras dez ou doze semanas;

• Importante verificar se o sentar-se no colchonete está confortável para a gestante. Uma vez que a região dos ísquios e púbis pode ficar muito sensível, deve sempre se ter a opção de uma alteração na realização do exercício. Pode-se realizá-la posicionando a gestante sentada num banco. Essa variação é válida também ao final da gestação se houver dificuldade da gestante sentar-se ao solo.

• Deve-se  destacar mais uma vez os exercícios só devem ser aplicados sob liberação do médico e sob a orientação de um profissional gabaritado para esta finalidade.
Informações adicionais:
[email protected]

www.metodomaisvida.com.br/gestantes

Personal Gestante do Mais Vida sai no site da Revista Pais e Filhos

Exercício antes, durante e depois

Empresa oferece o serviço de Personal Gestante: profissional responsável pelas atividades físicas em todos os estágios da gravidez

Por Raquel Beer, filha de Marcia e André

Existem exercícios específicos que devem ser feitos por mulheres que querem ter filhos, pelas que já estão grávidas, por aquelas que acabaram de ser mãe. Para orientá-las nessas fases, a Mais Vida Gestantes oferece o serviço Personal Gestante.

São profissionais treinados por uma equipe de professores mestres e doutores, liderados por Gizele Monteiro, mestre pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Exercícios na Gravidez.

Os exercícios  variam de acordo com as necessidades que cada estado físico exige. Para as mulheres que querem engravidar, por exemplo, as atividades focam a preparação física, tanto na perda de peso quanto no fortalecimento dos músculos que serão sobrecarregados durante a gestação. Também fazem parte do programa exercícios aeróbicos e de alongamento, queprevinem problemas de postura.

Para as grávidas, as atividades são regradas com cuidado, organizadas a partir dos trimestres gestacionais. O treinamento consiste, basicamente, em exercícios leves que mantenham as conquistas da etapa anterior. Caso a mulher sinta desconforto em alguma região específica, o profissional é orientado para elaborar exercícios que ajudem na adaptação.

O ritmo mais lento continua mesmo depois do parto. Isso mesmo: não é só porque o bebê nasceu que a mãe pode sair correndo por aí . As atividades físicas na gravidez precisam ser feitas com cuidado, já que a mulher ainda não voltou a sua forma física pré-parto e os hormônios da gravidez ainda estão agindo.

Para atender solicitações de fora de São Paulo, a personal gestante realiza consultoria à distância, uma vez que há falta de profissionais especializados em outras regiões do Brasil.

Serviço
Personal Gestante
www.gizelemonteiro.com.br
e-mail: [email protected]
São Paulo – fone e whats app – (11) 9 9651.8909

Link da matéria: http://www.revistapaisefilhos.com.br/saude-gravidez/1275/exercicio-antes-durante-e-depois