Gizele Monteiro, dá dicas sobre exercícios para gestantes para Ana Maria Braga

Por Gizele Monteiro

Olá pessoal, está foi uma matéria que concedi para o site da Ana Maria Braga sogre exercícios para gestantes. Boa leitura!

Que exercícios a gestante pode fazer?

Gravidez ativa

Musculação, Pilates, hidroginástica… o que uma grávida pode fazer?

Uma dúvida muito comum acompanha as grávidas durante toda a gestação: que exercícios são permitidos durante este período? O primeiro passo é o atestado médico liberando para a realização de atividades físicas. Depois, a gestante deve procurar um profissional de Educação Física, que a orientará nos exercícios que poderá ou não fazer. Ainda tem dúvidas? A personal gestante Gizele Monteiro dá algumas dicas:

Musculação
A musculação é uma atividade muito usada hoje nas academias e por professores que trabalham com treinamento personalizado, porém não são todos os médicos que a liberam. Se bem orientada é uma atividade muito importante e interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postura. Há sempre a necessidade, independente dos exercícios de realizar ajustes conforme a individualidade da gestante.

Pilates
O Pilates vem com força total e a cada dia ganha novos adeptos. Hoje muitos médicos indicam o método até mesmo sem ter muito conhecimento. Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca fizeram Pilates. Apesar de ser uma atividade importante para o fortalecimento muscular (para auxílio de desconfortos pelas mudanças posturais) e do assoalho pélvico (importante para o parto normal) por seus exercícios exigirem muito dessas musculaturas, com grande ênfase em abdominais, é intensa para quem não o conhece.

Treinamento funcional
O treinamento funcional veio para ficar, pelo menos por alguns anos essa modalidade estará na lista das academias e prioridade dos profissionais. No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos (materiais) que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercício e material para adaptá-lo para a gestante. Não são todos que ela poderá fazer. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser tirados do quadro de exercícios selecionados. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício.

Atividades de impacto – corrida
A corrida por ser uma atividade de intensidade e ação biomecânica elevada (devido o impacto), exigindo um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto não é uma atividade indicada para se iniciar durante a gravidez. Para gestantes que já corriam antes de engravidar, indicamos que sempre seja acompanhado por um profissional e que distâncias e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.

Ginástica para gestantes – atividade em grupo
Uma atividade em grupo é sempre boa para descontrair e motivar. As aulas devem ser programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais, havendo sempre a ação em diferentes grupamento musculares e também exercícios com objetivos e materiais diferentes. Mesmo uma gestante sedentária pode iniciar, mas sempre com o controle do profissional que irá atendê-la.

Exercícios de alongamento
Muito importantes para qualquer gestante. Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais.

Hidroginástica
A hidroginástica é ainda a atividade mais indicada pelos médicos, e é sem dúvidas uma atividade que traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre. Nesse momento muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água é muito positiva para esse alívio.

Programa pré-gravidez
Para quem planeja sua gravidez o programa deve ter como foco a preparação física do corpo da mulher, seja no sentido de perda de peso, como também no fortalecimento dos grupamentos musculares que serão sobrecarregados nesse momento. Por isso os programas são com objetivos, intensidades e volumes diferentes

Programa pós-parto
Engana-se quem acha que no pós-parto pode voltar com o ritmo total. O exercício nesse período requer tanto cuidado quanto durante a gestação, pois o corpo da mulher ainda não voltou ao normal e há grandes influências hormonais ainda. Desta forma o exercício intenso, independente de qual seja, pode provocar lesões e também comprometer a amamentação.

Guia prático de Exercícios para Gestantes – noite de autógrafos e coquetel de lançamento

Com muita alegria convidamos aos profissionais e interessados no assunto para o lançamento com noite de autógrafos e coquetel do nosso livro: Guia prático de Exercícios para Gestantes – Editora Phorte.

Aguardamos por vocês!

Sinopse

Atualmente, recomenda-se que mulheres com gestação sem complicações, ativas ou sedentárias, pratiquem exercícios aeróbicos e de força muscular como parte de um estilo de vida saudável.

Este guia tem o objetivo de orientar o profissional para a execução dos exercícios para gestantes com qualidade técnica e biomecânica para não comprometer o aparelho locomotor.

Sumário
1 Considerações iniciais – Exercício físico durante a gravidez
2 Fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e do quadril
3 Fortalecimento dos músculos do core – Músculos abdominais e paravertebrais
4 Fortalecimento dos músculos do tronco – Costas e peitorais
5 Fortalecimento dos músculos dos ombros e dos membros superiores

Exercícios na gravidez – prevenção de dores nas costas – Video Parte II

Gizele Monteiro

Diretora do Mais Vida Gestantes – Coordenadora do programa gestantes na Academia

Exercício na Gravidez – Previna Dores nas Costas – parte 2

A dor nas costas é a queixa mais comum do período gestacional.
Exercícios de fortalecimento e alongamento auxiliam na prevenção e melhora de dores. Os exercícios apresentados nesse video são simples e devem ser realizados sempre em intensidades leves. Ao sinal de qualquer desconforto, parar imediatamente.
Exercícios somente são liberados pelo obstetra para grávidas que apresentam o desenvolvimento gestacional adequado e sem nenhuma complicação.
Gravado na academia Activa – Av. Henrique Shaumann, 717 – Pinheiros – www.activaacademia.com.br
Coordenadora do programa gestante: Gizele Monteiro – www.gizelemonteiro.com.br

Exercícios na Gravidez: prevenção de dores nas costas – Video Parte I

Gizele Monteiro

Diretora do Mais Vida Gestantes – Coordenadora do programa gestantes na Academia Activa

 

Previna Dores nas costas – parte 1

A dor nas costas é a queixa mais comum do período gestacional.
Exercícios de fortalecimento e alongamento auxiliam na prevenção e melhora de dores. Os exercícios apresentados nesse video são simples e devem ser realizados sempre em intensidades leves. Ao sinal de qualquer desconforto, parar imediatamente.
Exercícios somente são liberados pelo obstetra para grávidas que apresentam o desenvolvimento gestacional adequado e sem nenhuma complicação.
Gravado na academia Activa – Av. Henrique Shaumann, 717 – Pinheiros – www.activaacademia.com.br
Coordenadora do programa gestante: Gizele Monteiro – www.gizelemonteiro.com.br

Ginástica para Gestantes – exercícios funcionais – Video

Gizele Monteiro

Diretora do Mais Vida Gestantes

Dentro da Ginástica para Gestantes surge uma nova proposta, os exercícios funcionais para gestantes.

Exercícios funcionais para gestantes são importantes para preparar o corpo da mamãe para os cuidados com o bebê. Após o nascimento o crescimento acelerado do bebê exige muita da força e postura da mamãe.
Os exercícios funcionais para gestantes são indicados para que não tem nenhum problema obstetrico e apresentam seu desenvolvimento gestacional adequado. Devem ser realizados sempre em intensidades leves. Ao sinal de qualquer desconforto, parar imediatamente.
Gravado na academia Activa – Av. Henrique Shaumann, 717 – Pinheiros – www.activaacademia.com.br
Coordenadora do programa gestante: Gizele Monteiro – www.gizelemonteiro.com.br