Nutrição e Gravidez

Por Gizele Monteiro

Não é preciso ser um especialista para saber que a relação entre nutrição e gravidez é muito importante para a saúde tanto do bebê e da mãe.  O resultado mais importante da gravidez é um bebê saudável e com peso adequado – baixo peso ao nascer é uma indicação de aumento do risco de problemas de saúde. Fatores de risco para baixo peso ao nascer incluem:

  1. nascimentos prematuro,
  2. situação sócio-econômico,
  3. tabagismo,
  4. consumo excessivo de álcool,
  5. uso de drogas
  6. má alimentação

Gravidez Saudável – dieta e exercício

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Gravidez saudável – uma abordagem sobre dieta e exercício

Estar grávida não significa necessariamente engordar. E não tem que significar estar cansada o tempo todo.
A maneira como você se sente (ótima ou cansada), se olha durante a gravidez e como uma nova mãe (elegante ou menos elegante) dependem em grande parte, das ações que você toma durante a gravidez quanto a dieta e exercício. Ao comer uma grande variedade de alimentos saudáveis ​​e exercitando em uma base regular, você pode manter ou melhorar sua aptidão física e saúde durante este tempo de exigências adicionais em seu corpo.

Decida como você deseja parecer e se sentir após o parto!

Então aceite o desafio de fazer as mudanças necessárias na alimentação e exercício para atingir esse objetivo. Alimentação balanceada e exercícios regulares andam de mãos dadas. Só porque você está grávida não significa que você está frágil. Olhe para sua agenda e tente dar ao exercício prioridade no seu tempo. Considere planejar o seu dia em torno de seu programa de exercícios, e não o contrário.
Você pode fazer um programa de exercício seguro e eficaz na gravidez, em qualquer nível de aptidão. No contexto do Mais Vida Gestantes o programa gestante deve ter todos os componentes importantes e necessários para uma gestante sendo um programa de exercícios de fitness completo, com exercícios aeróbicos, alongamento e fortalecimento.

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, saiba a diferença de um programa desenvolvido por um personal gestante. Consultar com seu médico e certifique-se que os programas de exercícios são adequados para você.

Ferramentas que você precisa para começar um programa que irá manta com o olhar e sentir-se com bem-estar na sua gravidez:

  • Iniciar um programa de exercícios pré-natal para uma gravidez saudável – Durante a gravidez, seu corpo passa por mudanças significativas. Antes de iniciar um programa de exercícios, é importante entender como modificar uma rotina de exercícios existente ou iniciar uma nova com segurança. Essas orientações simples irão ajudá-la a começar no caminho certo para trabalhar da maneira mais saudável possível.
  • Gravidez saudável e segurança do exercício no pré-natal – É importante a segurança no que você está realizando. É importante prestar atenção ao que você come, o que você veste, e os exercícios que você faz.
  • Exercícios aeróbicos para um gravidez saudável – Melhorar e manter a resistência cardiovascular é essencial para a mulher grávida. Ela deve, no entanto, evitar esforço desnecessário. Para sua segurança siga a orientação de um profissional especializado.
  • Exercício de força para uma gravidez saudável – Desenvolver o tônus ​​muscular é importante não só para a estética e bem-estar, mas também para aliviar a tensão e sobrecarga do trabalho de parto.
  • Escolhendo o tipo de exercício na gravidez – Como uma mulher grávida, você precisa avaliar aulas de ginástica de uma forma diferente. É vital que você contrate um profissional especializado ou realize um programa realmente especializado.

Quais são os benefícios da atividade física durante a gravidez?

Por Gizele Monteiro

Se você realiza regularmente atividade física durante a gravidez, isso pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para seu bebê.

Benefícios da atividade física durante a gravidez:

  • Ajuda a manter um peso saudável durante e após a gravidez,
  • Ajuda a dormir melhor e sentir-se menos cansada,
  • Menor propensão para desenvolver inchaço dos pés, tornozelos ou das mãos,
  • Reduz a ansiedade e ajuda no seu bem-estar,
  • Menor propensão para desenvolver dor nas costas.
  • Reduzir o risco de desenvolver diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional). Nas mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez, atividade física pode ajudar a melhorar o controle de seu diabetes.
  • Reduz o risco de ter problemas com pressão arterial elevada durante a gravidez.
  • Prepara a musculatura para auxiliar no momento do parto, podendo ajudar num trabalho de parto mais consciente, curto e com menos propensão a problemas ou complicações.

Se você fizer alguma atividade física durante a gravidez facilitará também o seu retorno depois de ter dado à luz e, portanto, obter os benefícios em longo prazo da atividade física para a saúde. Entre outras coisas, esses benefícios podem incluir alguma proteção contra doenças do coração, osteoporose, pressão alta, câncer de cólon e de mama. A atividade física regular também pode ajudá-la a manter o seu peso saudável em longo prazo.

Nutrição e Gestação

C. S. Williamson – British Nutrition Foundation, London, UK

A nutrição e gestação vem sendo discutidas por vários profissionais da área da saúde. Acredita-se que a nutrição na gestação é uma importante ferramenta para a saúde da mulher. Hoje tem sido reconhecido que as mulheres grávidas não devem realmente “comer por dois”.

No entanto, uma dieta saudável e variada, rica em nutrientes, é importante tanto para a mãe quanto para o bebê.

O feto em desenvolvimento obtém a totalidade do seus nutrientes através da placenta. Portanto, a ingestão dietética tem que satisfazer as necessidades da mãe, e permitir que a mãe estabeleça estoques de nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto e lactação, após o nascimento.

As diretrizes de uma alimentação saudável para as gestantes são na verdade muito semelhantes as de mulheres não grávidas, com algumas exceções. A principal recomendação é para ter uma dieta saudável e balanceada na gestação, com base no saldo do Modelo de Boa Saúde, que inclui uma abundância de hidratos de carbono complexos, como pão, arroz, massas e batatas, e é rica em frutas e legumes.

Uma dieta saudável inclui quantidades moderadas de alimentos lácteos e proteínas, por exemplo carne magra, peixe, ovos e leguminosas (Feijões e lentilhas), e quantidades limitadas de alimentos ricos em gordura ou açúcar. As alterações no metabolismo conduzem a uma utilização mais eficiente e absorção de nutrientes na gestação, o que significa que, para muitos nutrientes, tais como cálcio, um aumento no consumo alimentar acima do que é normalmente necessária, não é recomendado.

Para alguns nutrientes, no entanto, um aumento no consumo é recomendada. O Reino Unido o COMA estabeleceu Referência Específica Ingestão de Nutrientes (RNIS) para a gestação. Até agora, no Reino Unido, não tem havido muitas pesquisas sobre dieta, centradas na ingestão de nutrientes em gestantes. No entanto, um Estudo Longitudinal Avon de Gravidez e Infância (ALSPAC) coletou dados sobre as dietas de quase 12.000 mulheres com 32 semanas de gestação através de um questionário de freqüência alimentar (QFA).Os dados sugerem que a ingestão de nutrientes para gestantes no Reino Unido são suficientes, com as exceções de magnésio, ferro,e folato (Rogers & Emmett 1998).

Conforme Pesquisa Nacional Nutrição e Dieta (NDNS) de adultos com idades entre 19-64 anos indica que uma proporção das mulheres em idade fértil têm baixa ingestão de várias vitaminas e minerais, em especial a vitamina A, riboflavina, ferro, cálcio, magnésio, potássio e de iodo (Henderson et al. 2003). Estes dados indicam que muitas mulheres em idade de fertilidade não estão atendendo suas necessidades de nutrientes, e esta tem claras implicações para a gestação. Entretanto, a baixa ingestão de alguns nutrientes pode ser atribuída em parte ao consumo de baixa energia, que é um problema comum em pesquisas dietéticas. Os nutrientes de preocupação particular são aqueles para os quais existe um requisito aumentado durante a gestação (vitamina A, riboflavina e folato), bem como de ferro.

Dia da Gestante – Evento

Evento Personalizado marca o “DIA DA GESTANTE” em São Paulo

Evento especial recebe gestantes da capital paulista com série de palestras com temas de beleza, moda, exercícios, nutrição, ensaio fotográfico e muitas informações e novidades para esse público especial.

Em comemoração ao Dia da Gestante (estabelecido pela Lei 10822/01), um grupo de profissionais do segmento gestante/bebê promove no dia 18 de agosto uma ação especial para comemorar juntamente com as futuras mamães.

Trata-se do “Dia da Gestante”, organizado pela personal gestante e diretora do “Mais Vida Gestantes”, Gizele Monteiro, pelas fisioterapeutas da Donna Fisio, Vanessa Marques e Paula Uliana, e pela grife Zazou Moda Gestante. O evento será realizado das 10h às 15h, no Hotel TRYP/Berrini, personalizado e cheio de novidades para celebrar esta data tão inesquecível para as futuras mamães.

Empresas renomadas no segmento compõem o grupo de parceiras, que oferecerão as visitantes muitos brindes, presentes e sorteios, sendo todo o evento com um formato especial para atrair esse público direcionado, que busca informação e serviços de qualidade – tudo regado com muito carinho e amor.

As mamães começarão o dia com um worshop de maquiagem com o top maquiador Eduardo Sacchiero e tendências de moda com a estilista da Zazou, Daniela Lobo, abrem a programação, que segue com uma série de palestras com médicos em saúde da gestante e cuidados com o bebê.

Na lista de palestras, haverá dicas para a mamãe se manterem em forma com uma equipe de especialistas: educadora física-personal gestante, fisioterapeuta obstétrica, nutricionista especializada.

As palestras serão direcionadas ainda para a saúde da mamãe e dúvidas comuns com os cuidados com o bebê – nutrição e odontopediatria.

Além das palestras, o evento ainda trará produtos e serviços inovadores que se encontram no mercado: colocação de brincos no bebê, fotografia do bebê recém-nascido, organização do chá de bebê e lembrancinhas para a maternidade.

A mamãe terá um cantinho especial – o camarim da gestante, preparado para ela com a fotógrafa especializada Daniela Margotto.

Adornando o ambiente para entrarmos no clima da maternidade, Luciana Lourenço e Sheila Romano vão preparar de forma exclusiva eventos e festas dando o charme nesse dia para a recepção das mamães.

Para participar, é necessário agendar vaga. A entrada é de um pacote de fralda descartável ou uma lata de leite em pó para bebês recém-nascidos, que serão doadas para a ONG CERVI – Centro de Reestruturação para a Vida, que auxilia gestantes desde a descoberta da gravidez com atendimento multidisciplinar e carinho, nossa responsabilidade social para o Dia da Gestante.

Programação completa:

– 9h30 – Recepção e cadastramento das mamães;

– 10h – Bela mesmo grávida – com Eduardo Sacchiero – maquiador de estrelas como Hebe Camargo e Alcione e a Estilista Daniela Lobo da Zazou Moda Gestante, com sorteio de roupas da Zazou para as presentes desde o início da palestra;

– 11h – Mesa redonda com tema voltado para a Saúde na Gestação –  principais dúvidas que as mamães apresentam: Gizele Monteiro, Laís Cruz, Vanessa Marques e Paula Uliana;

– 11h40 – BRUNCH – Momento da mamãe – fotos, degustação e apresentação de produtos e serviços;

– 12h40 – Mesa redonda esclarecendo Mitos e Verdades da Gestação: médicos convidados;

– 13h20 – Saúde do bebê – Importância e como fazer a higiene bucal do bebê: Dra. Glenda Nahas (odontopediatra);

– 13h45 – Nutrição inicial do bebê: Nutricionista Mara C. Miranda;

-14h15 – Shantala para acalmar o bebê e amenizar as cólicas: fisioterapeuta Vanessa Marques;

– 14h45 – entrega de brindes e sorteio de presentes.

Ações especiais no evento:

  • CAMARIM DA GESTANTE – seja uma celebridade! As mamães serão clicadas pela famosa fotógrafa Daniela Margotto. Para ficarem mais belas poderão registrar o momento com roupas da grife Zazou e aproveitar um bazar com excelentes descontos;
  • SPA GESTANTE – relaxe e se sinta bela! As mamães poderão experimentar um delicioso spa de mãos ou uma hidratação facial de morango, excelente para a pele e permitida para gestantes. Poderão realizar no momento do evento ou adquirir um voucher para realizar o tratamento na Clínica Corporevita;
  • LANÇAMENTO DE LIVROS – o especialista em inteligência emocional Rodrigo Fonseca lança o livro “E-moções” e bate-papo de como interagir com os bebês;
  • ESPAÇO DEGUSTAÇÃO: papinha orgânica, doces, bolos, bem-casados, cupcakes e outras delícias para o chá de bebê e maternidade;
  • ESPAÇO DE PRODUTOS E SERVIÇOS: apresentação de novidades para gestantes e bebês;
  • BRINDES: presentes, sorteios e muitos mimos preparados especialmente por nossos parceiros;
  • BAZAR DA ZAZOU MODA GESTANTE.

Serviço:

HOTEL TRYP/Berrini. Endereço: Rua Quintana, 934 – Brooklin Novo.

Inscrições: [email protected] – Fone (11)- 2691-4671 – das 10h às 17h.

Vagas Limitadas – reservar sua vaga até dia 15/08.

Entrada: um pacote de fralda descartável ou uma lata de leite para recém-nascido. As doações serão realizadas para o Cervi – Centro de Reestruturação para a Vida.

Sites com informações: www.metodomaisvida.com.br/gestantes | www. zazou.com.br.

Empresas participantes:

• Andrea Feliconio Comunicação; • Academia Activa; • Amandica Indica; • Artdoces bem-casados; • Beezz Pão de Mel; • Buffet Tout Va Bien; • Casa Prendadas; • Carlotha Bolota Jóias; • Candy Cake; • Cordcell; • Clínica Corpore Vita; • Danone; • Daniela Margotto Fotografia; • Donna Fisio; • Drica Cake; • Eduardo Sacchiero Make-up; • Empório da Papinha;  • Elisete Torrão – Chocolate Artesanal; • Itmãe; • Graco; • Lika&Leka Lembranças Personalizadas; • Luciana Lourenço; • Manual da mamãe; • Mary Linn’s; • Mamakids;  • Mais Vida Gestantes; • Nina Nenê Store; • Omnipress Comunicação Empresarial; • Papabubble; • Portal Sentir Bem;  • Sempre Materna; • Sheila Romano; • TRYP Berrini; • Vestida de Mãe; • Zazou.

Sobre o Mais Vida Gestantes – exercícios na Gravidez e Pós-parto

O Mais Vida Gestantes é um programa de exercícios elaborado para atender a gestante com a prescrição de exercícios de forma segura e saudável. Sempre fundamentado nas maiores autoridades internacionais e nacionais e em estudos científicos, o atendimento está focado nas 3 etapas que compreendem a gestação: Pré-gravidez, Gravidez e Pós-parto.

Com essa visão inovadora e diferenciada, a educadora física Gizele Monteiro – Mestre pela UNIFESP, é a idealizadora e diretora do Mais Vida Gestantes, sendo responsável também pelo conceito do Personal Gestante na mídia e no mercado.

Atendimento: domiciliar e pequenos grupos.

Onde estamos: São Paulo capital e interior, Brasília, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e na Europa – PORTUGAL.

www.metodomaisvida.com.br/gestantes – contato (11) 7871.4162Di

Atividade Física na Gestação

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Gravidez em Forma by Gizele Monteiro
Gravidez em Forma by Gizele Monteiro

Para a maioria das mulheres, é importante fazer alguma atividade física na gestação como parte de um estilo de vida saudável.

O que é atividade física?

atividade física é qualquer atividade que você pode fazer que ajuda a melhorar ou manter seu condicionamento físico, bem como a sua saúde em geral. Pode incluir:

  • As atividades cotidianas – Por exemplo, caminhando para o trabalho, fazer trabalho doméstico, jardinagem, ou qualquer trabalho ativo ou manual que você pode fazer como parte de seu trabalho.
  • Atividades recreativas – Isso inclui atividades como dançar, andar ou para recreação.
  • Esportivas – Para o exercício e fitness – treinamento em uma academia, natação, tênis, etc.

Na maioria dos casos, a atividade física na gestação é segura e pode trazer benefícios para você e seu bebê. No entanto, você precisa ser sensível sobre o tipo de atividade física que você pode fazer. Um programa de atividade física na gestação deve ter um treinamento voltado para a resistência aeróbica e para fortalecimento muscular. Em geral, é recomendado pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias.

Só porque você está grávida, não significa que você deve parar a atividade física, se sua saúde estiver ok e liberada pelo médico. Igualmente, ela não costuma significar que você não pode começar durante a gravidez. Para a maioria das mulheres, é importante fazer alguma atividade física na gestação como parte de um estilo de vida saudável. Na maioria dos casos, a atividade física na gestação é segura e pode ter benefícios para ambos – você e seu bebê, e não deve prejudicar qualquer um de vocês. No entanto, você precisa ser sensível sobre o tipo de atividade física que você faz. Para sua segurança procure um profissional para orientá-la.

Se você se sente insegura para iniciar ou continuar uma rotina de atividade física na gestação, a consultoria ou atendimento presencial ou até mesmo uma consultoria com treinamento à distância pode ser importante para sua tranquilidade e segurança.

Entre em contato e saiba mais sobre esse atendimento – e-mail – [email protected] / fone – whats app 11 9 9651.8909

 

Sobre o Gravidez em Forma by Gizele Monteiro:

Elaborei um mini-curso online gratuito para que você aprenda a controlar o seu peso na gravidez. Cadastre-se no site www.gravidezemforma.com.br