Mamãe Gentil: Fernanda Gentil mostra como ter uma vida ativa na gravidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

 

“Mamãe Gentil” é o novo quadro do Esporte Espetacular onde Fernanda Gentil mostrará como ter uma vida ativa na gravidez.

Grávida de três meses do primeiro filho, a jornalista e apresentadora passou as últimas semanas despreocupada com a alimentação e deixou de lado as atividades físicas, mas decidiu que era a hora de dar um basta. Com orientação adequada, acompanhada pela personal gestante Roberta Gabriel, Fernanda mostrará várias atividades e também sua rotina de exercícios especializados para ter pique e garantir uma gestação ativa e saudável.

 

Personal Gestante e Fernanda Gentil
Personal Gestante e Fernanda Gentil

 

Acompanhe também sua rotina pelo site!

Veja o programa na íntegra no link abaixo!

http://globotv.globo.com/rede-globo/olimpiadas/v/mamae-gentil-fernanda-gentil-mostra-como-ter-uma-vida-ativa-e-saudavel-durante-a-gravidez/4019156/

Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável

Matéria pelo portal IG onde fui uma das consultoras.

 

Exercícios na Gravidez
Exercícios na Gravidez – by Gizele Monteiro

Se você está grávida e anda reclamando de dores na lombar e falta de disposição, pode estar faltando uma atividade física na sua rotina. Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. “Atividade fisica é superindicada para gestantes, salvo os casos em que a paciente tenha alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas”, afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias, do Hospital São Luiz (SP).

Geralmente, a indicação é incluir os exercícios a partir do primeiro trimestre de gravidez, com liberação prévia do obstetra. Entre as modalidades mais recomendadas pelos médicos estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates (veja lista de atividades abaixo) . “Caminhar meia hora por dia também é ótimo, pois vai melhorar muito a função cardiorrespiratória da gestante”, recomenda o médico.

A ginecologista Cristine Lima Nogueira, dos hospitais Badim e Israelita Albert Sabin (RJ), explica que algumas atividades são contraindicadas. É o caso de esportes de contato, como futebol, vôlei e basquete, por conta do risco de choques contra a barriga. Segundo ela, as grávidas também devem evitar andar de bicicleta, a alteração do centro de gravidade, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas. Na lista de proibições constam ainda andar a cavalo e de patins e mergulhar.

Outra recomendação importante antes de iniciar qualquer atividade física é vestir roupas leves, usar um calçado confortável, alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra.

 

Veja 7 atividades físicas para uma gravidez mais saudável que são indicadas pelos especialistas:

 

1. Musculação

Apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, especialmente se a mulher já praticava a modalidade. Mas não é liberada por todos os médicos e é preciso consultar o ginecologista.

“Se bem orientada é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural, mas há sempre a necessidade de realizar ajustes, conforme a individualidade de cada gestante”, informa a educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes: com Base no Método Mais Vida” (Editora Phorte).

 

2. Pilates

O pilates é uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.

A instrutora Gylian Dib, do Núcleo do Corpo (SP), explica que a modalidade ajuda no fortalecimento muscular e na região pélvica – importante para o parto normal –, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e amplia o ganho de força para tarefas do dia a dia. “Precisamos acompanhar a evolução da gestação para fazer a adequação dos focos do trabalho, bem como conhecer profundamente o repertório de movimentos para adaptá-los com o máximo de rendimento”, diz.

 

3. Hidroginástica

A hidroginástica ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

“A hidro é um exercício físico com intensidade moderada, porém a flutuabilidade da água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto. A sua prática também contribui para amenizar as dores do parto, reduzindo assim a necessidade de anestesia”, explica a ginecologista Cristine Lima Nogueira.

 

4. Caminhada

Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

 

5. Ioga

A prática da ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.

“Por ser uma atividade física de baixo impacto, a ioga é bastante indicada para gestantes, mas deve ser sempre bem orientada, preferencialmente com o acompanhamento de um profissional”, explica o personal trainer Beto Fernandes, especializado em exercício físico aplicado a grupos especiais, entre eles as grávidas.

 

6. Alongamento

Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. A prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

“O alongamento deve fazer parte de todo programa para gestantes, mas também deve haver o cuidado com o excesso, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios”, afirma a educadora física Gizele Monteiro.

 

7. Treinamento funcional

O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

“Na gravidez, a orientação deve ser sempre a segurança da gestante, não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício”, completa a educadora física Gizele Monteiro.

 

Atividade física na gravidez aplicada por Personal Gestante
Atividade física na gravidez aplicada por Personal Gestante

 

 

Link da matéria: http://delas.ig.com.br/filhos/sete-atividades-fisicas-para-uma-gravidez-mais-saudavel/n1597349746682.html

Conselhos de um Personal Gestante

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Conselhos de um personal gestante com Gizele Monteiro do Gravidez em Forma!

Hoje em dia temos novas áreas de atuação em várias profissões. Dentro da Ed. Física, está uma especialidade de atuação que tem um papel muito importante. Essa especialidade é o personal gestante, que busca orientar as futuras mamães a manter as suas vidas ativas e saudáveis  – para elas e para os seus bebês.

Personal Gestante Gizele Monteiro
Personal Gestante Gizele Monteiro

Dentre esses profissionais está Gizele Monteiro, professora e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes e do primeiro programa de exercícios online – “Gravidez em Forma” para gestantes. Além do atendimento, ela é autora do e-book Gravidez em Forma.

A atuação de um personal gestante vai além do atendimento com exercícios, buscando também todos os cuidados redobrados para ajudar na saúde da gestante, fazendo o controle do ganho de peso.
Para as mamães de plantão, a personal gestante preparou algumas dicas de exercícios para quem quer se movimentar em casa mesmo. Confira!

1- Alongue os músculos posteriores da perna, sentando em uma bola suíça ou cadeira, passando a banda elástica por baixo dos pés e o outro pé posicionado ao solo. Tracione e incline o tronco até sentir um desconforto. Segure por dez segundos e retorne lentamente.

2- Sente-se sobre a bola ou cadeira, com os pés apoiados no chão. Segure a banda pelas mãos durante dez segundos. Com isso, você estará alongando os seus músculos do tronco – peitoral e braços.

3- Para os do quadril e da coxa, você precisa sentar em um colchonete e afastar um pouco as pernas. Incline o corpo para a frente, mantendo a coluna ereta. Uma mão toca a bola e a outra toca a coxa. Mantenha também por dez segundos.

4- Para fortalecer os músculos das costas, segure a banda com as duas mãos em um ponto onde ao puxá-la a tensão vá de leve a moderada. Realize de cinco a dez repetições puxando e soltando-a sem deixá-la frouxa.

5 – E por fim, sente-se sobre a bola ou a cadeira, prendendo a banda pelos pés. Realize a tração da banda para trás e com os braços estendidos. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos dos braços e também das costas. Realize de cinco a dez vezes esse movimento.

Exercício na gravidez e influência sobre sua disposição, bem estar e carreira

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Gizele Monteiro e Jacque Ali - exercícios na gravidez
Gizele Monteiro e Jacque Ali – exercícios na gravidez

Vejo no dia a dia uma realidade em meus atendimentos … A grande disposição e bem estar que o exercício pode proporcionar no seu dia a dia.

E será que isso pode influenciar na sua carreira também?

Sim ! Atendo empresárias, advogadas, arquitetas, médicas, consultoras e até as mamães em tempo integral e sempre percebo o quanto elas são mais dinâmicas e dispostas. É nítida a diferença na qualidade de vida e com isso qualidade profissional, pois conseguem manter sua rotina, suas reuniões, viagens, metas.

Estudos relatam esses benefícios, mas ver na prática é algo que não tem preço, pois reflete a qualidade do trabalho desenvolvido.

Deixo o depoimento de uma gravidinha linda, super ativa, que fazia até maratona ao descobrir sua gravidez. Mesmo com todas as mudanças do programa, mantivemos a corrida por um período e complementei seu programa com exercícios mais direcionados para as necessidades da gravidez, mas é ela que dará seu depoimento em seu próprio blog. Simmmm, ela é blogueira também por paixão! Então além de sua rotina na casa e profissional, ainda se dedica ao blog.

 

Depoimento da blogueira Jacqueline Ali sobre como os exercícios na gravidez e o programa desenvolvido por mim – Gizele Monteiro, tem influenciado e contribuído para sua disposição, bem estar e carreira – sua vida profissional super ativa.

Diário da Jacque no blog Be More:

Quando conheci a Gizele Monteiro, tinha certeza de que ela era a pessoa ideal para me ajudar.

Atividade física na gestação com personal gestante - by Gizele Monteiro
Atividade física na gestação com personal gestante – by Gizele Monteiro
Como já comentei aqui, a professora Gizele Monteiro é personal gestante. Idealizou os programas Mais Vida Gestantes (Brasil e Portugal) e Gravidez em Forma – primeiro programa online para gestantes no Brasil.
E é ela a pessoa responsável por eu continuar tendo energia para fazer tudo o que eu preciso.
Entrei na 37a. semana de gestação (em 26/02/2015).
Trabalho numa multinacional na área de vendas. Visito clientes, viajo (viajei até a 35a. semana), participo de reuniões, sou cobrada por números, budget, etc.
Tenho em parceria com minha querida Amanda do Amandica Indica, este blog que é um canal importantíssimo pra mim, pois é onde eu posso dividir com  meus leitores minha rotina, histórias de superação, e também um canal onde podemos compartilhar através de profissionais renomados, saúde, bem estar e nosso amor pelos esportes, com o objetivo principal de inspirar as pessoas a serem um versão melhorada delas mesmas! – esse na realidade é meu maior objetivo.
Além dos meus trabalhos, tenho, como a grande maioria das mulheres uma casa para administrar e um marido e logo, um bebê.
Definitivamente não seria possível fazer tudo com o mesmo entusiasmo, pique e dedicação se eu não contasse com a ajuda da Gizele.
Desde o início a gestação causa muitas alterações no corpo da mulher. Algumas são agradáveis, já outras nem tanto. A prática regular e moderada de exercícios físicos é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê.
Mas cada gestante é um caso único e merece atenção em suas necessidades.
É nesta premissa que se baseia o trabalho da Gizele como Personal Gestante.
E seguindo a premissa, a Gizele desenhou uma planilha de exercícios para mim baseada em cada etapa da minha gestação, respeitando as transformações do meu corpo durante o período gestacional.
O objetivo desse trabalho personalizado consiste em me manter em atividade de maneira que eu tenha uma melhor qualidade de vida durante esta fase tão importante da minha vida.
Com os exercícios que a Gizele elaborou pra mim, eu sinto menos dores na coluna e mais disposição para dar conta da minha atribulada rotina.
Exercícios na gravidez com personal gestante - by Gizele Monteiro
Exercícios na gravidez com personal gestante – by Gizele Monteiro
Que saber mais sobre esse programa?
Entre em contato – [email protected]
Agradecimentos especiais pelo belo registro com as fotos: Fotógrafa Isabel Asckar – Vida em Foco