Dor na coluna na gravidez – cuidado com os exercícios

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Da série Bumbum na Gravidez (10) – Dor na coluna – cuidados com exercícios

Essa foto e post completa a informação sobre os cuidados na postura de execução de exercícios e prevenção de dor na coluna na sua gravidez.

A grande relação que há com todos os músculos do “core -centro do corpo (músculos abdominais, coluna e assoalho pélvico)”.

Nessa série de posts mostrando as grandes mudanças nas estruturas do quadril e coluna e exercícios que forcem a coluna ou acionem os músculos abdominais de uma forma que eles não estão preparados pode desequilibrar mais ainda toda essa região.

Cuidado com os exercícios que projetem a barriga para baixo. Eles podem sobrecarregar a coluna e aumentar seus discos e ligamentos e ainda aumentar a pressão sobre os músculos abdominais que estão alongados e mais fracos. Esses exercícios o risco de hérnias de disco, dores na coluna eeee diástase do reto abdominal com ruptura. Resultado … Você poderá ficar com um abdominal instável e um buraco no centro de sua barriga após a gravidez … A diástase com rompimento compromete não só a estética como a sua saúde, gerando uma instabilidade nesse core e podendo levar a dores. Mesmo tendo abdominais fortalecidos antes da gravidez esse risco existe.

Cuidados com a coluna durante o exercício
Cuidados com a coluna durante o exercício

Por isso leia as informações eeeee não esqueça de recomendar a série e o blog para “azamigas”.

Sua coluna vale ouro!!

 

Como recuperar o bumbum depois da gravidez?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Da série Bumbum na Gravidez (9) – como recupera o bumbum depois da gravidez –  ???

 

Devido a todas as mudanças já amplamente discutidas aqui (e já estamos no 9 post) o bumbum fica muito flácido e também os músculos da região perdem força e isso significa que você perdeu massa muscular. Com isso a aparência fica comprometida.

Freqüentemente vejo e recebo comentários “estou reta”, “meu bumbum sumiu” “meu bumbum desapareceu”!!!

Bumbum de volta depois da gravidez
Bumbum de volta depois da gravidez – by Gizele Monteiro – Pós-parto em Forma

A perda de massa muscular e força só são recuperadas com exercício localizado para a região.

Devido a sensibilidade da região (seja na gravidez ou após) os exercícios devem ser bem escolhidos por causa do risco de lesão. O ideal é que você faça exercícios específicos durante a gravidez para que a força e a massa muscular sejam mantidas (dentro dos limites do período gestacional).

Já discuti e já mostrei exercícios mais seguros – post 4 – veja aqui.

Se você está no pós-parto pode iniciar pelos mesmos de forma gradativa e após a liberação médica, sempre com orientação profissional especializada e se não houver qualquer desconforto.

A boa notícia então é que “é possível ter o seu bumbum de volta ou até melhor” com exercícios !!!

Informe “azamigas” ?? e se você perdeu algum post busque nos posts anteriores.

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Bumbum na Gravidez – Dor no Quadril

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Da série Bumbum na Gravidez (8) – Dor no Quadril – #Repost‬ @donnafisio by Vanessa Marques

 

Freqüentemente na gestação a dor no quadril é muita vezes incapacitante.

Esta foto representa a região da dor referida pelas mamães por causa da alteração na articulação sacro ilíaca.

E qual o motivo desta dor aparecer na gestação?

Sabemos que inúmeras transformações vão ocorrer no corpo para o parto, porem a principal delas e a ação do hormônio Relaxina que vai provocar a frouxidão dos ligamentos de todo corpo, mais especificamente na coluna e quadril, e isto associado com as alterações posturais podem muitas vezes gerar dor.

Dor no Quadril - série bumbum na gravidez
Dor no Quadril – série bumbum na gravidez

A fisioterapia atua juntamente com o educador físico para minimizar estas queixas, por isto a importância da atuação multidisciplinar. Lembrando que para liberação destas atividades precisamos do aval do obstetra.

O educador físico, vai manter esta gestante em forma, controlando o peso, fortalecendo estruturas importantes para a prevenção das disfunções.

O fisioterapeuta irá acompanhar de perto todas as alterações posturais, trabalhando com terapias manuais e manobras para minimizar todas as queixas referentes a esta disfunção. Além disso dará uma atenção especial ao assoalho pélvico que também esta envolvido nestes casos. Estudos revelam que o trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico auxilia na manutenção do equilíbrio lombo-pélvico, além de prevenir a incontinência urinária, que em breve falarei em outro post.


Sinais e Sintomas:
– dor aguda na parte inferior das costas, próxima ao bumbum, que piora quando a gestante caminha ou sai da posição sentada para em pé.
– pode irradiar para coxa e perna
– piora a noite

O que fazer para melhorar:
– cuidado ao se levantar da cama , tenha cuidado com sua postura tente manter o quadril o mais neutro possível
– evite carregar ou levantar peso
-evite sapatos com salto alto
– exercícios de fortalecimento do períneo
-aplicação de bolsa com água quente
-em alguns casos uso de cinta abdominal
# a prevenção é sempre o melhor caminho, portanto a qualquer sinal de dor nesta região procure a equipe especialista para que a dor não piore!

Bumbum na Gravidez – controlando o peso para evitar dores

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Da série Bumbum na Gravidez (7) – controlando o peso para evitar dores

 

No post de hoje vou falar um pouco do ganho de peso e a “sobrecarga” que esse oferece para a região do quadril e coluna!!!

O controle de peso está além da questão estética. Quanto mais peso você ganhar mais esforço todo o seu corpo fará!!!

Como já vimos nos posts anteriores essa região já está muito frágil pelo simples fato de todas as alterações articulares, musculares e ligamentares que estão ocorrendo, além de suportar o peso das estruturas gestacionais – placenta, líquido amniótico, útero, bebê, etc, portanto imagine ainda impor sobre sua coluna e quadril um peso excedente em gordura !!!

O ganho de peso extra na gravidez será em gordura e essa bemmmm concentrada na região do quadril, portanto mais esforço para os seus movimentos básicos – andar, sentar, levantar, subir escadas.

As mudanças do centro de gravidade e postura aumentam com o peso excedente.

Bumbum - ganho de peso e dores
Bumbum – ganho de peso e dores

Uma Gravidez em Forma é uma gravidez disposta e sem dor !!! A minha missão vai além da estética, por isso nos meus canais falo tanto de não engordar na gravidez. Claro que nenhuma mulher quer engordar na gravidez, mas hoje temos uma vida muito ativa e precisamos levá-la da maneira mais saudável possível, por nos e pelo nosso bebê.

Veja todos os posts anteriores e informe-se sobre todas as mudanças do seu quadril na gravidez.

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Bumbum na Gravidez – dores nas costas e no quadril

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Da série Bumbum na Gravidez (6) – Dores nas costas e no quadril.

 

Toda a região das costas e quadril se torna muito sensível à medida que os hormônios vão agindo para preparar seu corpo para o parto.

Além disso, as inervações ficam sensibilizadas por esse movimento articular. Esse é um dos pontos que os exercícios ao invés de ajudarem podem atrapalhar. Exercícios com cargas excessivas ou com movimentos em grande amplitude sobrecarregam mais a região .

Bumbum na Gravidez - mudanças no quadril
Bumbum na Gravidez – mudanças no quadril

Estarei juntamente com a Dra Vanessa Marques do instagram @donnafisio falando sobre as dores no quadril e coluna que ocorrem na gestação e suas particularidades. Abordaremos as dores das diferentes regiões que você pode ter.

É muito comum sair de licença a maternidade antes do período em decorrência do aparecimento dessas dores que podem chegar a um quadro incapacitante.

Fique ligada nos próximos posts.

Celulite na Gravidez – o que fazer?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

#‎Repost‬ da Dra. Vanessa Guará – do instagram @dermatomae

 

Da série “Bumbum na Gravidez (5): CELULITE !!!

 

Celiulite na Gravidez
Celiulite na Gravidez

“Os hormônios da gravidez e a própria pressão abdominal aumentam a retenção hídrica, colaborando para o aparecimento dessas odiadas ondulações – as celulites. Os fatores hormonais associados à predisposição genética e aos fatores ambientais (hábitos) vão determinar o grau da celulite que surgirá na gravidez.

Entre os hormônios, o maior responsável pelo surgimento ou agravamento da celulite é o estrógeno, um hormônio feminino responsável pela distribuição das células de gordura no organismo.
Produção de estrógeno em excesso no organismo significa que mais gordura irá se acumular naquelas áreas propensas a depósitos de gordura (culote ,coxas, abdome). Esse acúmulo de gordura chega a um ponto que passa a obstruir o sistema de drenagem linfático e a enfraquecer os tecidos conjuntivos (de sustentação), levando ao surgimento da celulite.
Essa mudança no corpo pode ser observada mais claramente, em torno da 19semana.
Medidas para ajudar a combater a celulite na gravidez:
✅Alimentação adequada e saudável durante todo o período de gestação

✅Beber bastante água para melhorar a eliminação de toxinas (2 a 2/5 L/dia)
✅Controlar o peso durante a gravidez. Não engorde mais do que o recomendado pelo seu médico até o final da gravidez (é recomendado em média 9kg a 12kg).
✅Use meias elásticas orientada pelo seu médico.

✅Faça drenagem linfática manual, p/ ajudar a drenar o líquido retido para os gânglios linfáticos e desta forma, eliminar as toxinas.
✅Evitar a ingesta de muito sal, já que esse potencializa a retenção de líquidos.
✅Evitar o estresse e ansiedade – a descarga de adrenalina facilita o acúmulo de gordura
Realizar atividade física leve, própria para a gravidez. Sempre orientada pelo seu médico e educador

Celulite na Gravidez
Celulite na Gravidez – instagram – @dermatomae

Atenção!!!! Não é recomendado o uso de cremes anti-celulite, por geralmente conter componentes estimulantes que podem ser prejudiciais. Converse com seu dermatologista se tiver alguma dúvida sobre determinado produto.
A massagem modeladora tbm está contra-indicada, por possuir movimentos intensos que podem ocasionar ruptura de vasos e predispor a formação de trombos.

Obs: a foto é porque eu acho celulite igual àquele sofá com capitonê, sabem?

 

Exercícios para o Bumbum na Gravidez – Fortalecimento

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Da série Bumbum na Gravidez (4) – Exercícios para o bumbum na gravidez

Os exercícios para o bumbum na gravidez devem ser direcionados para o fortalecimento dos músculos da região do bumbum e podem ser muito variados.

A escolha dos exercícios é muito importante para que você não se machuque pois essa região estará muito sensível.

Esse não é o momento de fazer exercícios intensos e com tanta sobrecarga. Eles devem ser selecionados e respeitar as novas exigências da região do quadril. Devem modificar com a evolução da gravidez.

Veja abaixo exercícios que elaborei e que fazem parte do programa Gravidez em Forma.

 

Exercícios para o bumbum na gravidez by Gravidez em Forma
Exercícios para o bumbum na gravidez by Gravidez em Forma

 

Lembre-se: nunca faça exercícios sem a liberação do seu obstetra.

No programa Gravidez em Forma sempre atuo com exercícios seguros. O programa Gravidez em Forma é especializado e respeita todas as mudanças do seu corpo. Elaborado por mim – Gizele Monteiro – Personal Gestante – busquei exercícios que podem fortalecer seu quadril e pernas sem te lesionar.

Basta se cadastrar para receber um “mini-curso gratuito” que te orientará no controlar o peso e não engordar na gravidez!!!

Veja todos os posts anteriores sobre as mudanças no seu bumbum. Sugiro também o post que esclarece sobre o quadril mais largo!!! Temos ainda muitos assuntos !!!

Bumbum na gravidez – Flacidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Da série Bumbum na Gravidez (3) – Flacidez

A “Flacidez” é uma das maiores queixas das gestantes e mamães .

Mas porque a flacidez acontece? Digamos que ela seja um mal necessário!! No primeiro post, mostrei que o quadril tem que alargar para que o bebê tenha espaço para crescer e todos os ossos do quadril sejam preparados para o parto. Para esse fenômeno acontecer todos os músculos do quadril precisam diminuir o seu tônus.

Tônus é o estado de contração natural que existe nos músculos. Quando o tônus diminui há flacidez e perda de força, por isso é “tão perceptível” esse efeito!!! Como disse esse é um mal necessário, pois prepara a pelve e as articulações de toda essa região para serem modificadas.

 

Flacidez no Bumbum
Flacidez no Bumbum

 

Os exercícios podem ajudar?

SIM!! (Veja exercícios que ajudam a combater a flacidez). Porém tem efeito limitado pois os hormônios estão trabalhando no corpo para que ele seja preparado para o parto. Também é um risco pela alta fragilidade de toda a região ficar se matando com exercícios para o bumbum, pois pode ocorrer dor ou lesão. É muito fácil de você se machucar!!

E após a gravidez? Meu bumbum volta?!

Seu bumbum volta sim, mas com cuidados e exercícios especiais.

Quem pensa que pode voltar a se exercitar com tudo para recuperar o seu bumbum está enganada.

Os cuidados devem ser mantidos porque toda a região ainda está fragilizada e muitas mamães apresentam dores (que iniciaram após a gravidez ou que ainda continuam). A introdução dos exercícios deve ser feita aos poucos. A força deve ser recuperada com exercícios mais simples, sem carga ou com cargas leves. ????

Bumbum na gravidez – mais largo ou engordei?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Da série Bumbum na Gravidez (2).

Uma confusão que costumamos fazer é achar que o quadril aumentou por causa da gravidez, mas na verdade o que aconteceu foi o aumento de gordura localizada.

O quadril aumenta por causa das mudanças ósseas? Sim !!! E já mostrei no primeiro post que isso ocorre e porque ocorre!!! Massss na verdade o que tenho visto com o quadril maior, está mais associado ao ganho de peso do que as mudanças articulares.

 

Bumbum na gravidez - engordei?
Bumbum na gravidez – engordei?

 

Muitas vezes essa fase inicial da gravidez pega a mulher de surpresa e quando ela vai ver já foram 3, 4, 5 quilos!!!

Alguém aí ?! ???? .

Até o final esse efeito será o mesmo !!! ???

Portanto procure entender as novas mudanças metabólicas do seu corpo para lidar com elas de forma adequada e sempre buscando o estilo de vida saudável e ativo !!! Isso ajudará muito em todos os aspectos que vou abordar nessa série … Celulite, flacidez, engordar, dores !!!

Para as mamães após a gravidez conseguimos identificar isso com uma avaliação da sua composição corporal, isto e, quanto de gordura e músculos você tem. Por isso nada de usar a gravidez como desculpa que seu quadril e seu bumbum ficaram grandes. Claro que existem adaptações individuais, mas não é o que acontece na maioria ta!!!

Nessa série de posts vou pegar cada dúvida de vocês e esclarecer para que possam buscar saúde e também manter sua forma. Justamente por isso tenho me dedicado ao ‪#‎gravidezemforma‬ !

Para ajudar as mulheres a “não engordarem” e conseguirem voltar ao seu corpo após !

Basta se cadastrar www.gravidezemforma.com.br .

Ao se cadastar você terá acesso a um mini-curso que elaborei para ajudar nessa tarefa! Te espero e marquem “azamigas” ????

Bumbum na Gravidez – preparando para o parto

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Da série Bumbum na Gravidez (1) – preparando para o parto

O quadril alarga? Sim!

Porque meu quadril alarga?

Todas as alterações hormonais são direcionadas para produzir o desenvolvimento do bebê e preparar o seu corpo para esse momento – o parto!!! Seu corpo vai sendo preparado gradativamente e por isso percebe-se o quadril mais largo desde o começo.

Seria uma agressão ao corpo se isso ocorresse de uma vez.

O vídeo ‪#‎repost‬ do @medical.nucleus mostra de uma forma didática o porque do quadril mais largo. Toda a estética fica comprometida – falarei de cada uma dessas alterações nos próximos posts.

Após a gravidez ele não volta tão rapidamente e com isso a estética permanece comprometida.

 

Bumbum na gravidez - bebe encaixado na pelve
Bumbum na gravidez – bebe encaixado na pelve

Marquem “azamigas” gravidinhas e mamães !!! ‪#‎gizelemonteiro‬‪#‎gravidezemforma‬ ‪#‎pospartoemforma‬ ‪#‎personalgestante‬‪#‎bumbumnagravidez‬ ‪#‎gravidez‬ # ‪#‎gestação‬ ‪#‎gravidas‬ ‪#‎fitpregnancy‬‪#‎embarazada‬