Avaliação do Assoalho Pélvico após a gravidez – Por Gizele Monteiro e Vanessa Marques
O assoalho pélvico após a gravidez é um tema muito desconhecido pela maioria das mulheres e é muito importante uma avaliação dele após o término da gravidez, independente do tipo de parto que foi feito.
“Avaliar e saber como está seu assoalho pélvico ajudará na prevenção de disfunções perineais e as incontinências urinarias/fecais.”
A avaliação
- AFA – Avaliação Funcional do Assoalho pélvico
- Perineometro
- Eletromiografia
- Cones vaginais
“Períneo é a região do corpo que começa (para as mulheres) na parte de baixo da vulva e estende-se até o ânus.”
Considerações Importantes:
2- As atividades de impacto devem ser iniciadas apenas quando houver a recuperação da musculatura do centro do seu corpo – abdômen, costas – e do assoalho pélvico.
3- Se sabe ou suspeita que está com diástase seu assoalho também precisará de cuidados. Você deve procurar uma avaliação e recuperação especializada. A recuperação da diástase também deve ser feita com exercícios especializados e não abdominais tradicionais.
Existe possibilidade de melhora da diástase e da barriga sem cirurgias. Abaixo explicarei o programa que desenvolvi para esse problema – tanto a estética da sua barriga, quanto melhora da diástase.
4- Se está com perda urinária – aquela escapadinha de xixi quando demora para ir ao banheiro ou quando tosse – espirra – deve avaliar com urgência seu assoalho.
Não inicie um programa de exercícios sem avaliar com um fisioterapeuta esse problema. Seu programa de exercícios também tem que ser adaptado para não piorar esses escapes.
.
.
Sobre a avaliação e tratamento do assoalho pélvico – onde encontrar?
- Dra Fisioterapeuta Vanessa Marques – Site www.donnafisio.com
Sobre o programa online de exercícios para recuperar a sua barriga e diástase após a gravidez – onde encontrar?
.
- Gizele Monteiro – Personal Gestante e idealizadora do Programa Online Pós-parto em Forma