Atividade Física na Gravidez – orientações

Intensidade do exercício na gravidez

A prática de atividade física na gravidez precisa de algumas orientações especiais. Veja e entenda mais:

 

Exercícios no primeiro trimestre

Guia para prevenir dor nas costas by Gizele Monteiro

• Até as 12 semanas iniciais, os exercícios só devem ser realizado diante da liberação médica. Mesmo gestantes treinadas devem aguardar se o médico não liberar.

 

Mudança nos Exercícios

•  Após 12 semanas de gravidez, tomar cuidado na realização dos exercícios na posição decúbito dorsal (deitada de costas). Isto porque um dos seus principais vasos sanguíneos em seu corpo (chamado de veia cava) pode ser pressionado pelo bebê que está crescendo, se você se mantiver exercícios nessa posição. Isso pode fazer você se sentir tontura e até te levar ao desmaio.

• Especialistas e autoridades internacionais (pesquisadores) recomendam cuidados para a prática de atividade física. Recomendam que evite exercícios que possam perder o equilíbrio e cair.

Esse tipo de exercício que oferece risco de queda pode ferir seu abdômen, e, possivelmente, provocar algum risco ao bebê em desenvolvimento.

 

Atividade física na gravidez com restrição e contra-indicação

• Outras atividades como passeios a cavalo, esqui e ciclismo também devem ser evitadas.

• Em academias não faça aulas de Jump.

• Esportes de contato, também aumentam a chance de você ser atingida no abdômen. Estes esportes incluem squash, judô, boxe, kickboxing, etc. Esses esportes geralmente não são aconselhados durante a gestação.

 

Programa de Exercícios especializado

A atividade física na gravidez de forma geral deve ter exercícios simples e  a intensidade ser controlada.

A caminhada é uma boa opção para atividade física aeróbica. A natação também é interessante, pois atividade em água ajuda no controle da inchaço. Aulas de e ginástica especificamente destinadas às mulheres grávidas também são muito interessantes.

O programa Gravidez em Forma tem essas orientações, onde vários exercícios da ginástica (e musculação com treinamento funcional para as liberadas) foram adaptados para sua segurança …

 

E o melhor … Os exercícios do programa online Gravidez em Forma podem ser feitos em casa ou na academia.

 

Se você está fazendo outros exercícios que não são indicados na gravidez, consulte nosso site para saber mais.

Eu idealizei o programa Online através de toda minha experiência de anos atendendo gestantes e mamães e pude então através de ajudar alunas com o treinamento à distância, ver que é possível resultados incríveis.

Dessa forma selecionei exercícios seguros para você e seu bebê e eficientes para você fazer em casa ou na academia e te ajudar a manter a saúde na gravidez.

Veja o depoimento da minha aluna Harue Ciarlini – coach da equipe do Tonny Robins que fez todo o programa lá da Alemanha.

 

Não perca tempo … mantenha a forma na sua gravidez.

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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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