Por Gizele Monteiro – personal gestante
A diminuição dos níveis de atividade física na gravidez é comum e isso ocasiona a queda da aptidão física geral da mulher.
Esse é um dos motivos da importância da prática de atividade física na gravidez. Quando a mulher é ativa, ela se mantém mais disposta e apta para executar suas tarefas diárias, incluindo manter a sua atividade profissional com qualidade.
De acordo com o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) a recomendação da prática de atividade física na gravidez para mulheres sem complicações obstétricas é a mesma recomendada pelo Centro de Controle de Doenças e Colégio Americano de Medicina Esportiva (CDC/ACMS), ou seja, acumular pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias. Isso sempre colocamos para as mulheres que estavam paradas, isto é, as sedentárias. As treinadas podem continuar o seu programa, desde que também liberados por seu médico, mas com devidas alterações.
É sempre importante que a atividade física seja direcionada para as necessidades da gestante, seja a mulher sedentária ou ativa!
Há uma necessidade de alterações nos programas de atividade física na gravidez devido as mudanças endócrinas, cardiovasculares e posturais ocorridas durante o período gestacional, e para isso o acompanhamento de profissionais de Educação Física capacitados e que entendam essas mudanças, deve ser primordial. Neste momento a individualidade da mulher gestante deve ser respeitada para não colocar em risco o binômio mãe-feto.
Os benefícios da prática de atividade física na gravidez com exercícios físicos bem orientados são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno.
Atividade física na gravidez – benefícios:
- Diminui e previne as dores nas costas e quadril (lombalgia gestacional),
- Controla a adiposidade e o ganho de peso gestacional,
- Controle da pressão arterial,
- Diminui o inchaço,
- Aumenta ou melhora a aptidão física,
- Melhora a saúde psicológica, a auto-imagem, ansiedade, promovendo bem estar, melhora do humor e depressão pós-parto.
Vários estudos relatam a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física na gravidez e até antes da gestação.
Por isso a recomendação para toda gestante saudável é ter um estilo de vida ativo, pois assim além de uma gravidez saudável proporciona uma recuperação mais rápida no pós-parto.
Sobre o Gravidez em Forma by Gizele Monteiro: Se você está com dúvidas para controlar o seu peso na gravidez ou se deseja dicas e informações cadastre-se no www.gravidezemforma.com.br e receba um mini-curso online gratuito ou adquira o e-book “Gravidez em Forma”.
Referências bibliográficas:
ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice Bulletin. Number 267. Am Col Obstet Gynaecol. 2002; 99:171-173.
JOINT SOGC/CSEP CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Exercise in pregnancy and the postpartum period. JOGC. 2003; 129:1-7.