Atividade Física na Gravidez – importância e benefícios

Por Gizele Monteiro – personal gestante

A diminuição dos níveis de atividade física na gravidez é comum e isso ocasiona a queda da aptidão física geral da mulher.

Esse é um dos motivos da importância da prática de atividade física na gravidez. Quando a mulher é ativa, ela se mantém mais disposta e apta para executar suas tarefas diárias, incluindo manter a sua atividade profissional com qualidade.

De acordo com o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) a recomendação da prática de atividade física na gravidez para mulheres sem complicações obstétricas é a mesma recomendada pelo Centro de Controle de Doenças e Colégio Americano de Medicina Esportiva (CDC/ACMS), ou seja, acumular pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias. Isso sempre colocamos para as mulheres que estavam paradas, isto é, as sedentárias. As treinadas podem continuar o seu programa, desde que também liberados por seu médico, mas com devidas alterações.

É sempre importante que a atividade física seja direcionada para as necessidades da gestante, seja a mulher sedentária ou ativa!

Há uma necessidade de alterações nos programas de atividade física na gravidez devido as mudanças endócrinas, cardiovasculares e posturais ocorridas durante o período gestacional, e para isso o acompanhamento de profissionais de Educação Física capacitados e que entendam essas mudanças, deve ser primordial. Neste momento a individualidade da mulher gestante deve ser respeitada para não colocar em risco o binômio mãe-feto.

Os benefícios da prática de atividade física na gravidez com exercícios físicos bem orientados são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno.

Atividade física na gravidez – benefícios:

  1. Diminui e previne as dores nas costas e quadril (lombalgia gestacional),
  2. Controla a adiposidade e o ganho de peso gestacional,
  3. Controle da pressão arterial,
  4. Diminui o inchaço,
  5. Aumenta ou melhora a aptidão física,
  6. Melhora a saúde psicológica, a auto-imagem, ansiedade, promovendo bem estar, melhora do humor e depressão pós-parto.

Vários estudos relatam a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física na gravidez e até antes da gestação.

Por isso a recomendação para toda gestante saudável é ter um estilo de vida ativo, pois assim além de uma gravidez saudável proporciona uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Sobre o Gravidez em Forma by Gizele Monteiro: Se você está com dúvidas para controlar o seu peso na gravidez ou se deseja dicas e informações cadastre-se no www.gravidezemforma.com.br e receba um mini-curso online gratuito ou adquira o e-book “Gravidez em Forma”.

Referências bibliográficas:

ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice Bulletin. Number 267. Am Col Obstet Gynaecol. 2002; 99:171-173.

JOINT SOGC/CSEP CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Exercise in pregnancy and the postpartum period. JOGC. 2003; 129:1-7.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita