Por Gizele Monteiro – personal gestante by Gravidez em Forma
Barriga sarada na gravidez? Pode?
Queridos seguidores, mamães, profissionais que acompanham o meu trabalho, estou publicando esse post para esclarecer dúvidas e tantos questionamentos que vem surgindo por causa da modelo Sarah Stage que está chegando ao final de sua gravidez com sua barriga definida, isto é, seus músculos abdominais definidos e que tem causado a estranheza geral.
Como pode uma barriga sarada na gravidez? Será que é possível?
A resposta é que é muito difícil mas é possível SIM!!!
Massss calma! Eu vou explicar com isso pode acontecer. Antes de explicar qualquer coisa, não pense que ela fica se matando de fazer exercícios abdominais para defini-los e também antes de explicar vou mostrar até onde vai a dimensão do sensacionalismo e também estranheza que isso vem causando por causa do desconhecimento. Claro ! É porque isso não é tão comum. O que normalmente estamos acostumados a ver são gestantes acima e as vezes Muito Acima do Peso !!!
“Nas revistas americanas, as matérias no estilo sensacionalistas “como ter uma barriga sarada na gravidez” começaram. A Cosmopolitan publicou uma cujo título é: “Como a barriga tanquinho de Sarah Stage é possível. Você pode ter um abdômen insano durante a gravidez. Veja como”.
A maioria dessas matérias infelizmente não se preocupam em informar e aqui no Brasil já estão saindo também, movimentando inclusive as redes sociais. Os títulos tem sido extremamente polêmicos e tendenciosos, justamente porque as pessoas não estão acostumadas a ver gestantes magras e muito menos com a barriga sarada.
Veja esse: “A nova moda entre algumas grávidas é… ter a barriga sarada. Acaba, mundo!”.
Isso tudo porque exercícios na gravidez e um corpo mais definido, ainda são polêmica e também falta de conhecimento e muito menos consideram o corpo anterior e o lastro com os exercícios que essa gestante carrega. Deixo claro que controlar o peso, isto é, não engordar exageradamente na gravidez é “questão de saúde” e não de estética, apesar de claro … influenciar na estética.
Ser magra na gravidez virou sinônimo de não alimentar bem o bebê. Isso não é verdade porque a gestante engordar em nada melhora a nutrição fetal, pelo contrário, esse pode ser mais deficiente.
Veja algumas opiniões de obstetras:
A Dra Maita Poli Araújo (chefe no setor de ginecologia do esporte da Unifesp – em entrevista para a Folha de São Paulo) essas mulheres já praticavam atividades físicas intensas antes e por isso apresentam esse aspecto muscular. Um exemplo é a brasileira Bella Falconi famosa por seus músculos já definidos. E é importantes entender que o músculo reto abdominal se adapta ao crescimento do útero, não comprometendo o crescimento do bebê.
Compartilho a mesma opinião do Dr. Domingos Mantelli … até por conhecer mulheres que tiveram por um bom período sua barriga definida.
“Quem está acostumada a malhar muito e já tem um abdômen com a musculatura mais definida, pode, sim, continuar com o corpo desta maneira durante a gestação, já que tem um tônus muscular completamente diferente de uma mulher que nunca praticou atividade física”, explica o especialista.
A atleta de body fitness passou por uma situação semelhante. Ela deixou um depoimento também sobre o assunto em sua rede social (instagram – @cynthianetto) do quanto foi julgada por continuar treinando e também por ter sua barriga definida. Ela postou sua evolução durante a gravidez.
Vejam o que a modelo Sarah Stage declarou em sua entrevista …
“Nesta semana, em entrevista a uma rede de TV americana, a modelo falou sobre o assunto. “Não sei como alguém pode dizer uma coisa dessas para uma mulher grávida. Meu bebê é saudável e estou feliz. Apesar disso, muitas mulheres também têm me apoiado”, disse Sarah, que malha duas vezes por semana com o auxílio de um profissional. “Meu corpo mudou bastante. Engordei cerca de 9 quilos. Para mim, vi muita diferença. O que importa é que eu e meu bebê estamos saudáveis”, completou.
Porque será que mesmo aumentando 9 quilos ela ainda tem o abdomen definido? Isso pode acontecer por uma série de coisas: constituição corporal dela (ela é alta, pode ter um tronco maior, dando espaço para o bebê e estruturas crescerem sem projetar a barriga pra frente), peso inicial baixo (afinal ela é MODELO – tem um IMC baixo), ter musculatura definida antes da gravidez e ter a região abdominal com baixíssimo % de gordura, entre outros que não conseguimos analisar.
Deixo claro que isso não significa que ela está treinando forte (pelo que diz treinava 2 vezes na semana) ou pesado na gravidez, como estão tentando colocar nas matérias e comentários.
Conhecer a fisiologia gestacional e o exercício no período gestacional explica tudo isso !!!