Barriga sarada na gravidez ? Pode?

Por Gizele Monteiro – personal gestante by Gravidez em Forma

 

Barriga sarada na gravidez? Pode?

Queridos seguidores, mamães, profissionais que acompanham o meu trabalho, estou publicando esse post para esclarecer dúvidas e tantos questionamentos que vem surgindo por causa da modelo Sarah Stage que está chegando ao final de sua gravidez com sua barriga definida, isto é, seus músculos abdominais definidos e que tem causado a estranheza geral.

Sarah Stage - barriga sarada na gravidez
Sarah Stage – barriga sarada na gravidez

Como pode uma barriga sarada na gravidez? Será que é possível?

A resposta é que é muito difícil mas é possível SIM!!!

Massss calma! Eu vou explicar com isso pode acontecer. Antes de explicar qualquer coisa, não pense que ela fica se matando de fazer exercícios abdominais para defini-los e também antes de explicar vou mostrar até onde vai a dimensão do sensacionalismo e também estranheza que isso vem causando por causa do desconhecimento. Claro ! É porque isso não é tão comum. O que normalmente estamos acostumados a ver são gestantes acima e as vezes Muito Acima do Peso !!!

“Nas revistas americanas, as matérias no estilo sensacionalistas  “como ter uma barriga sarada na gravidez” começaram. A Cosmopolitan publicou uma cujo título é: “Como a barriga tanquinho de Sarah Stage é possível. Você pode ter um abdômen insano durante a gravidez. Veja como”.

A maioria dessas matérias infelizmente não se preocupam em informar e aqui no Brasil já estão saindo também, movimentando inclusive as redes sociais. Os títulos tem sido extremamente polêmicos e tendenciosos, justamente porque as pessoas não estão acostumadas a ver gestantes magras e muito menos com a barriga sarada.

Veja esse: “A nova moda entre algumas grávidas é… ter a barriga sarada. Acaba, mundo!”.

Isso tudo porque exercícios na gravidez e um corpo mais definido, ainda são polêmica e também falta de conhecimento e muito menos consideram o corpo anterior e o lastro com os exercícios que essa gestante carrega. Deixo claro que controlar o peso, isto é, não engordar exageradamente na gravidez é “questão de saúde” e não de estética, apesar de claro … influenciar na estética.

Ser magra na gravidez virou sinônimo de não alimentar bem o bebê. Isso não é verdade porque a gestante engordar em nada melhora a nutrição fetal, pelo contrário, esse pode ser mais deficiente.

Veja algumas opiniões de obstetras:

A Dra Maita Poli Araújo (chefe no setor de ginecologia do esporte da Unifesp – em entrevista para a Folha de São Paulo) essas mulheres já praticavam atividades físicas intensas antes e por isso apresentam esse aspecto muscular. Um exemplo é a brasileira Bella Falconi famosa por seus músculos já definidos. E é importantes entender que o músculo reto abdominal se adapta ao crescimento do útero, não comprometendo o crescimento do bebê.

Compartilho a mesma opinião do Dr. Domingos Mantelli … até por conhecer mulheres que tiveram por um bom período sua barriga definida.
“Quem está acostumada a malhar muito e já tem um abdômen com a musculatura mais definida, pode, sim, continuar com o corpo desta maneira durante a gestação, já que tem um tônus muscular completamente diferente de uma mulher que nunca praticou atividade física”, explica o especialista.

 

A atleta de body fitness passou por uma situação semelhante. Ela deixou um depoimento também sobre o assunto em sua rede social (instagram – @cynthianetto) do quanto foi julgada por continuar treinando e também por ter sua barriga definida. Ela postou sua evolução durante a gravidez.

Cynthia Netto - barriga definida na gravidez
Cynthia Netto – barriga definida na gravidez

 

Vejam o que a modelo Sarah Stage declarou em sua entrevista …

“Nesta semana, em entrevista a uma rede de TV americana, a modelo falou sobre o assunto. “Não sei como alguém pode dizer uma coisa dessas para uma mulher grávida. Meu bebê é saudável e estou feliz. Apesar disso, muitas mulheres também têm me apoiado”, disse Sarah, que malha duas vezes por semana com o auxílio de um profissional. “Meu corpo mudou bastante. Engordei cerca de 9 quilos. Para mim, vi muita diferença. O que importa é que eu e meu bebê estamos saudáveis”, completou.

Porque será que mesmo aumentando 9 quilos ela ainda tem o abdomen definido? Isso pode acontecer por uma série de coisas: constituição corporal dela (ela é alta, pode ter um tronco maior, dando espaço para o bebê e estruturas crescerem sem projetar a barriga pra frente), peso inicial baixo (afinal ela é MODELO – tem um IMC baixo), ter musculatura definida antes da gravidez e ter a região abdominal com baixíssimo % de gordura, entre outros que não conseguimos analisar.

Deixo claro que isso não significa que ela está treinando forte (pelo que diz treinava 2 vezes na semana) ou pesado na gravidez, como estão tentando colocar nas matérias e comentários.

Conhecer a fisiologia gestacional e o exercício no período gestacional explica tudo isso !!!

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

gizele-monteiro-quem-e.png

Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

Cadastre-se para Receber

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.

Cadastre-se para Receber