Bumbum na Gravidez – Dor no Quadril

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Da série Bumbum na Gravidez (8) – Dor no Quadril – #Repost‬ @donnafisio by Vanessa Marques

 

Freqüentemente na gestação a dor no quadril é muita vezes incapacitante.

Esta foto representa a região da dor referida pelas mamães por causa da alteração na articulação sacro ilíaca.

E qual o motivo desta dor aparecer na gestação?

Sabemos que inúmeras transformações vão ocorrer no corpo para o parto, porem a principal delas e a ação do hormônio Relaxina que vai provocar a frouxidão dos ligamentos de todo corpo, mais especificamente na coluna e quadril, e isto associado com as alterações posturais podem muitas vezes gerar dor.

Dor no Quadril - série bumbum na gravidez
Dor no Quadril – série bumbum na gravidez

A fisioterapia atua juntamente com o educador físico para minimizar estas queixas, por isto a importância da atuação multidisciplinar. Lembrando que para liberação destas atividades precisamos do aval do obstetra.

O educador físico, vai manter esta gestante em forma, controlando o peso, fortalecendo estruturas importantes para a prevenção das disfunções.

O fisioterapeuta irá acompanhar de perto todas as alterações posturais, trabalhando com terapias manuais e manobras para minimizar todas as queixas referentes a esta disfunção. Além disso dará uma atenção especial ao assoalho pélvico que também esta envolvido nestes casos. Estudos revelam que o trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico auxilia na manutenção do equilíbrio lombo-pélvico, além de prevenir a incontinência urinária, que em breve falarei em outro post.


Sinais e Sintomas:
– dor aguda na parte inferior das costas, próxima ao bumbum, que piora quando a gestante caminha ou sai da posição sentada para em pé.
– pode irradiar para coxa e perna
– piora a noite

O que fazer para melhorar:
– cuidado ao se levantar da cama , tenha cuidado com sua postura tente manter o quadril o mais neutro possível
– evite carregar ou levantar peso
-evite sapatos com salto alto
– exercícios de fortalecimento do períneo
-aplicação de bolsa com água quente
-em alguns casos uso de cinta abdominal
# a prevenção é sempre o melhor caminho, portanto a qualquer sinal de dor nesta região procure a equipe especialista para que a dor não piore!

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita