Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
Da série Bumbum na Gravidez (3) – Flacidez
A “Flacidez” é uma das maiores queixas das gestantes e mamães .
Mas porque a flacidez acontece? Digamos que ela seja um mal necessário!! No primeiro post, mostrei que o quadril tem que alargar para que o bebê tenha espaço para crescer e todos os ossos do quadril sejam preparados para o parto. Para esse fenômeno acontecer todos os músculos do quadril precisam diminuir o seu tônus.
Tônus é o estado de contração natural que existe nos músculos. Quando o tônus diminui há flacidez e perda de força, por isso é “tão perceptível” esse efeito!!! Como disse esse é um mal necessário, pois prepara a pelve e as articulações de toda essa região para serem modificadas.
Os exercícios podem ajudar?
SIM!! (Veja exercícios que ajudam a combater a flacidez). Porém tem efeito limitado pois os hormônios estão trabalhando no corpo para que ele seja preparado para o parto. Também é um risco pela alta fragilidade de toda a região ficar se matando com exercícios para o bumbum, pois pode ocorrer dor ou lesão. É muito fácil de você se machucar!!
E após a gravidez? Meu bumbum volta?!
Seu bumbum volta sim, mas com cuidados e exercícios especiais.
Quem pensa que pode voltar a se exercitar com tudo para recuperar o seu bumbum está enganada.
Os cuidados devem ser mantidos porque toda a região ainda está fragilizada e muitas mamães apresentam dores (que iniciaram após a gravidez ou que ainda continuam). A introdução dos exercícios deve ser feita aos poucos. A força deve ser recuperada com exercícios mais simples, sem carga ou com cargas leves. ????