Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
Muitas gestantes tem dúvidas se podem realizar exercícios até antes do parto.
A primeira coisa é conversar com o médico e identificar sua saúde gestacional. É ele que irá ou não liberar a prática.
O segundo passo é respeitar a condição física da futura mamãe. O programa deve ser modificado pois essa fase final é bem mais delicada.
Fui consultora no programa De repente grávida com a linda Carol Castelo Branco, falando justamente sobre esse tema. Ela estava no finalzinho da gravidez.
A orientação e escolha dos exercícios com a redução da carga, duração e velocidade dos mesmos deve acontecer à medida que a gravidez evolui.
Atividades de impacto nessa fase também devem ser excluídas, elas vão até certo momento, conforme o conforto e também tamanho da barriga da gestante.
O profissional especializado – personal gestante – faz toda a diferença
O personal gestante, por ser especializado realiza um atendimento diferenciado e personalizado, contemplando a segurança da mãe e do bebê, respeitando seus limites e atuando na prevenção e tratamento de desconfortos comuns nesse período.
Mais disposição
Quando o peso é controlado, a gestante chega ao final da gravidez muito mais disposta, o que confere também uma liberdade maior na escolha dos exercícios.
“O controle do inchaço, as dores nas costas que são raras com um programa bem conduzido e preventivo, peso controlado, menos cansaço e mais disposição … tudo isso faz parte de uma gestante em que o exercício está sendo bem conduzido.