Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
A fisioterapeuta Vanessa Marques é uma profissional diferenciada e que faz um trabalho fantástico de preparação para o parto. Especialista em obstetrícia pela UNIFESP ela é minha indicação para minhas alunas que desejam se preparar para o parto natural/normal.
Segue uma entrevista fantástica que ela concedeu para a Revista Pense Leve.
Entrevista da fisioterapeuta Vanessa Marques – Donna Fisio
A gestação é uma das principais experiências que uma mulher pode ter ao longo da sua vida. A preparação para a chegada de um novo ser humano é algo que emociona muitas pessoas.
Contudo, a gravidez também é uma das principais causas da fraqueza nos músculos do assoalho pélvico feminino. Por isso, muitas mamães precisam da ajuda de um fisioterapeuta para evitar problemas no futuro, como incontinência urinaria, disfunções sexuais, dores na região pélvica e etc.
A fisioterapeuta Vanessa Marques salienta que a mulher, hoje em dia, está cada vez mais preocupada com a sua saúde e qualidade de vida; procurando tratamentos e meios de prevenção que a vejam como um todo.
Confira abaixo os motivos que geram a necessidade de um fisioterapeuta no período de pré-parto:
*Na fase da gestação ocorre uma sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico, pois além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos agora ela precisa sustentar todo o peso do bebê, da placenta, líquido amniótico durante todo o dia, especialmente quando a mulher está em pé ou sentada.
*O reforço da musculatura perineal durante a gravidez, por meio da realização de exercícios perineais é fundamental para manter a força e a tonicidade desses músculos, funcionando como uma forte arma contra a incontinência urinária e outras disfunções, auxiliando também na expulsão do bebê no momento do parto proporcionando uma maior percepção da região do períneo.
*Fortalecer o assoalho pélvico para a prevenção da incontinência urinária, incontinência fecal e prolapsos;
*Preparar o assoalho pélvico para o parto normal alongando e relaxando esta musculatura;
*Ensinar técnicas de respiração;
*Ensinar e orientar a massagem perineal;
*Ensinar exercícios que podem ser feitos durante o trabalho de parto;
*Ensinar ao pai como pode ajudar e apoiar a mamãe durante o trabalho de parto;
*Tratar as dores decorrentes das alterações posturais da gravidez;
*Tratar os edemas decorrentes da gestação(drenagem linfática);
*Promover o bem-estar da grávida aumentando a sua qualidade de vida durante a gravidez.