Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – Gravidez em Forma
O diabetes gestacional é conhecido por aumentar o risco de ter um bebê grande, mas um estudo canadense mostra que as mulheres sem diabetes também tem risco aumentado para esta complicação.
Segundo o resultado, quanto maior o peso da mulher antes da gravidez, e quanto mais peso ganhou durante a gravidez, maior a chance dela dar à luz um a bebê grande. O problema é que isso pode gerar problemas de saúde para o bebê e a mãe. Em geral, os bebês que pesam mais de 4kg são considerados bebês grandes (ou macrossômicos).
Para descobrir o que contribui com o risco dessas mulheres terem bebês grandes, Retnakaran e seus colaboradores analisaram informações de 472 canadenses grávidas, sendo que 368 delas apresentavam níveis normais de glicose, e os outros 104 tinham níveis de glicose ligeiramente elevados.
68 dos bebês nascidos de mulheres no estudo foram considerados bebês grandes. Mulheres que estavam acima do peso antes de engravidar, e quem apresentou excesso no ganho de peso durante a gravidez, tiveram de 12 para 16% mais chances de ter bebês grandes.
Nessa pesquisa os níveis de glicose e de ácidos graxos no sangue, não aumentaram o risco da mulher ter um bebê grande comparado ao outro grupo, segundo os pesquisadores.
Há uma discussão para que os critérios para a classificação de uma mulher ter diabetes gestacional seja alterada. Em 2010, a Associação Internacional de Diabetes na Gravidez propôs reduzir os níveis para o diagnóstico de diabetes gestacional.
No entanto, baixando os critérios significaria que muitas mulheres grávidas iriam receber um diagnóstico de diabetes gestacional. Nos Estados Unidos, o percentual diagnosticado com diabetes gestacional aumentaria para 18%, segundo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, o qual não recomendou a adoção dos novos critérios.
Até que sejam feitas mais pesquisas sobre as causas que levam uma gestante a ter bebês grandes, reduzir o peso antes de engravidar e controlar o ganho de peso em mulheres grávidas são recomendações que auxiliam na saúde da mulher e do bebê.
Sabe-se que esse ganho de peso também contribui para outros fatores de risco na gestação e não somente para o diabetes gestacional.
Também o controle do diabetes gestacional, uma vez apresentado é importante para evitar bebês grandes.
Enquanto a comunidade médica e científica discute, é importante que médicos, educadores e fisioterapeutas que trabalham com a gestante não descartem esses riscos.
Pesquisas demonstram os benefícios preventivos do exercício físico para o ganho de peso excessivo e também para doenças como diabetes e hipertensão gestacional.
*Gravidez em Forma – programa online de exercícios na Gravidez- by Gizele Monteiro