Estou grávida, posso treinar?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – Coach de gestantes by Gravidez em Forma

 

Hoje preparei um post sobre se é possível treinar após a descoberta da gravidez.

Na verdade o primeiro princípio para isso é consultar o seu médico e ver a aprovação dele para a modalidade que pratica.

 

Gravidez - posso treinar? By Gizele Monteiro
Gravidez – posso treinar? By Gizele Monteiro

 

A segunda coisa é ver as adaptações para a modalidade com um personal gestante.

A terceira é complementar o programa com atividades e exercícios que você precisa para preparar o seu corpo para a gravidez e para o parto.

Respondi algumas perguntas comuns que me chegam por jornalistas quando vão criar sua matéria e também por mamães que me procuram em meu blog e redes sociais.

1. O Treinamento funcional é uma nova tendência. É uma boa alternativa para gestantes?
Sim, desde que as aulas sejam adaptadas e tenham uma orientação especializada. Um verdadeiro “personal gestante”, aquele profissional que tem um treinamento para trabalhar com grávidas faça mudanças e adaptações nos exercícios e posturas. “Exercícios isométricos de grande intensidade e os que geram desequilíbrio devem ser descartados”. “Tudo deve ser realizado com apoio, para conseguir controle total dos movimentos.”
2. Pratico corrida. Posso continuar?
Estou grávida. Posso correr? By Gizele Monteiro
Estou grávida. Posso correr? By Gizele Monteiro

Sim, desde que você tenha a liberação médica e companhamento também especializado. Na maioria das vezes o seu treinador da assessoria não tem a especialização para adaptar o programa. Ele precisa sim ser adaptado … “o volume e a intensidade dos treinos têm que ser controlados e diminuídos à medida que a gestação avança”, mas não é só isso, o programa tem que receber um complemento para as novas necessidades que a gravidez impõem. A frequência cardíaca deve ser controlada o tempo todo.

3. E se quiser correr uma prova de rua?
Sem a preocupação de ganhar ou bater seu recorde pessoal, e com a liberação médica você pode fazer provas com percursos menores, lembrando que os cuidados acima citados devem ser considerados. Prefira uma prova curta e não corra nos últimos meses de gestação, quando a barriga estiver pesada. Assim, você evita a sobrecarga nas articulações, no coração e no assoalho pélvico.
4. Aula de dança é uma boa? 
Bom, primeiro quem costuma praticar essa atividade normalmente é quem já a pratica. Algumas variações de dança podem ser continuadas durante a gravidez. Dançar fortalece os músculos do corpo todo, melhora o seu cansaço, mas é importante também adaptar os movimentos e controlar a intensidade da aula. Ajuste o ritmo com o avançar dos meses da gestação.
5. Posso fazer aula de jump?
Não. O jump é um material muito instável e com risco elevado que haja uma queda. O peso da barriga, a postura e alterações nas articulações alteram o equilíbrio da grávida. Pular sobre uma superfície instável vai aumentar ainda mais o perigo de se desequilibrar. Modalidades com saltos, giros, velocidade e mudanças bruscas de posição (step e esportes com bola, como vôlei, tênis e basquete), aliás, colocam em risco as articulações e também a vibram muito sobre sua coluna e barriga. Ainda exige muito do sistema cardiovascular e, como articulações e ligamentos estão mais instáveis, aumentam o perigo de você se machucar”.
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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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