Estrias na gravidez e o ganho de peso

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante e Coach e Gestantesby Gravidez em Forma

Será que as temidas estrias da gravidez podem ser evitadas?

Vamos ver vários pontos para responder essa pergunta!

Bom, vários são os fatores que podem contribuir para o aparecimento de estrias na gravidez.

Algumas mulheres têm uma pele com característica mais elástica – por fator genético (hereditário), e com isso essa pele cede mais ao crescimento da barriga. No entanto, outras não apresentam essa característica, sendo mais susceptíveis ao surgimento delas.

Um ponto que quero destacar é a importância de se evitar o ganho de peso em excessivo.

É muito óbvio entender que quando se ganha mais peso que o necessário a pele sofre muito mais pois ela é mais “esticada e exigida”.

Existe a condição genética de pele? Sim! Mas se esse fator for associado com o ganho de peso, ele será potencializado.

Estrias na gravidez
Estrias na gravidez

Então vou listar aqui esses cuidados:

1.ganhar peso adequado: com o ganho de peso controlado, sua pele será menos exigida pois sua barriga e quadril ficarão menores e com isso a pele esticará menos.

2.ganho de peso e postura e posição da barriga: quando há um aumento de peso excessivo, a pele é muito mais esticada. Essa barriga também ficará mais pesada porque justamente a região abdominal terá uma reserva de gordura aumentada. Com isso a barriga ficará mais pesada e baixa, comprometendo a postura e forçando a pele.

3. o tamanho da barriga por causa do tamanho do bebê ou quantidade de líquido amniótico: essa é uma variável que não tem como ser alterada por cuidado nenhum, mas você pode manter sua postura e um fortalecimento adequado da musculatura do “core” para suportar esse peso e a barriga ficar melhor posicionada. Isso forçará menos a pele, conforme figura abaixo (veja como a postura altera a postura).

Postura e Posição da Barriga
Postura e Posição da Barriga

4. alimentação e hidratação adequada: uma forma de reduzir também as chances de tê-las é manter uma alimentação saudável e uma hidratação adequada. Esses cuidados ajudarão a manter a pele com uma condição melhor. Um organismo nutrido oferece à pele condições melhores de receber o grande estiramento que irá sofrer.

5. hidratação e nutrição da pele com cremes e óleos: apesar de ainda serem questionados em seus resultados – cremes, loções e óleos são bem vindos e tem sido indicados por médicos especialistas – dermatologistas (*** consulte sempre um médico especialista para saber os devidos cuidados e quais podem ser utilizados).

Para saber como cuidar da sua postura e do controle de peso na gravidez:

Acesse e cadastre-se no << www.gravidezemforma.com.br >>

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Reproduzir vídeo