Por Gizele Monteiro – personal gestante
Tem sido comprovado por estudos que o exercício durante a gravidez promove a saúde da mamãe e do bebê.
Nesse post abordaremos um efeito muito importante do exercício durante a gravidez: a sua atuação protegendo a saúde da mamãe e do bebê – protegendo de doenças durante a gravidez.
Durante a gravidez o organismo da mulher passa por uma série de alterações em seus sistemas -biomecânicas, posturais, fisiológicas, mas essencialmente as hormonais e metabólicas são de grande importância para a saúde da mulher e do bebê.
A mulher nesse período terá uma elevação dos seus níveis de progesterona e isso altera o apetite, fazendo a gestante ter mais fome. Isso porque os hormônios atuam no centro de apetite e saciedade, localizado no sistema nervoso central. A esse efeito damos o nome de hiperfagia, isto é, um aumento da ingestão alimentar e aumento do apetite (fome).
Essas alterações são para: sustentar a maior necessidade energética e metabolismo mais acelerado da gestante, aumentar o peso corporal (com respectivo aumento de gordura materna), formação e crescimento fetal, entre outros.
Como resultado também temos os níveis de atividade física diminuídos no decorrer do período gestacional e isso é ainda maior se a mulher está ganhando muito peso com todas essas alterações metabólicas e dieta nutricional inadequada.
Temos então o seguinte quadro:
– ingestão alimentar inadequada -> redução dos níveis de atividade física promovendo menor gasto energético -> aumento de peso -> risco para a saúde gestacional (gestante e bebê).
Riscos na Gravidez – saúde da mamãe:
– diabetes e hipertensão gestacional (pré-eclampsia), complicações no parto e pós-parto, parto prematuro, crescimento inadequado do bebê.
Riscos no pós-parto e vida futura da mulher:
– obesidade no pós-parto e na vida futura da mulher – se não for controlada na gravidez e no pós-parto,
Vários estudos já tem documentado os efeitos benéficos do exercício na prevenção e controle de doenças durante a gravidez e também o auxílio para melhor controle do ganho de peso durante a gestação. Esses benefícios se estendem na vida futura também da mulher.
Esses benefícios se estendem ainda para a saúde do bebê, onde se a gestante estiver mais saudável, o bebê também terá crescimento e nutrientes adequados.
Profissionais de educação física tem se empenhado para mostrar e valorizar um estilo de vida ativo durante a gravidez. Um programa de exercícios para gestantes controlará intensidade adequada da atividade conforme o histórico de exercício anterior – ativa ou sedentária.
Veja os videos com 2 entrevistas com a personal gestante Gizele Monteiro mostrando um pouco dos benefícios dos exercícios na gravidez realizado com segurança.
Entrevista com a apresentadora Keila Lima
Matéria gravada para o programa Fantástico com a jornalista Flavia Cintra – Grávida pode?.