Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
Quando posso voltar a fazer exercícios?
Quanto tempo após a gravidez e o parto a mulher pode voltar aos exercícios? Qual é a intensidade e frequência semanal adequada para este período? Há exercícios indicados e contra-indicados? Essas são algumas dúvidas que passam pela cabeça das recém-mamães que sentem uma falta danada de voltar à ação.
Antes de mais nada a mamãe deve ter o aval do médico, isto é, sua liberação. É ele que leva em consideração o tipo de parto realizado e também as condições físicas e recuperação da nova mamãe.
O tipo de parto influencia no tempo para voltar?
Sim !!!
Para iniciar os exercícios após a gravidez é necessário saber o tipo de parto e a recuperação da mulher.
No caso do parto normal, os médicos costumar liberar em torno de 30-40 dias. Já para a cesárea normalmente leve 60 dias, mas mesmo assim depende da opinião médica e também recuperação. Eu tenho recebido mamães que passaram por uma cesárea e que tem sido liberadas em 40 dias para atividades leves como caminhadas e exercícios posturais.
Mesmo para o parto normal o retorno é gradativo e deve-se iniciar também com as atividades mais leves e nem pensar os famosos abdominais!!!
A musculação com cargas leves e adaptada por ser inserida desde que liberada pelo médico e seja aplicada por um profissional especializado, o personal gestante.
A corrida também é outra que exige cuidados especiais, principalmente porque postura e barriga ainda não estão com tônus para dar suporte para a região do tronco, aumentando a possibilidade de lesões e dores.
E falando em barriga!!!?
Sei que as mamães ficam desesperadas com a aparência da barriga e os abdominais normalmente conhecidos não são os adequados nesse momento, por isso desenvolvi uma consultoria para atendimento presencial e à distância. Mesmo para as que estão longe, atendendo com treinamento à distância, é possível fazer um retorno com exercícios adequados e que respeitam mesmo as que passaram por uma cesárea.
Também para a cesárea devem ser evitados exercícios que elevem os membros superiores, como movimentos acima da cabeça, para prevenir dores na altura da cicatriz.
Finalizando …
Exercícios após a gravidez ajudam a recuperar não só fisicamente a mamãe, mas mentalmente também. Eles devem ser feitos, mas é necessário um programa de retorno ou início que respeite essas condições.
Sobre o programa para a volta da barriga:
Consultoria para treinamento à distância com a personal gestante Gizele Monteiro.
Contatos: fone / whats app 11 9 9651.8909
E-mail: [email protected]