Exercícios na Gravidez – 6 benefícios para sua saúde e do seu bebê

Exercícios na Gravidez – 6 benefícios para sua saúde e do seu bebê

Por Gizele Monteiro – personal gestante – by Gravidez em Forma

 

Exercícios na gravidez - 6 benefícios
Exercícios na gravidez – 6 benefícios

Algumas futuras mamães ficam na dúvida se devem praticar exercícios físicos podem praticar na gravidez. Na lista de preocupações, sua saúde e do bebê estão em primeiro lugar.

Neste post, vou mostrar 6 benefícios que o exercício na gravidez pode proporcionar nesse período tão especial, com exercícios orientados de forma segura e saudável na gravidez.

O primeiro ponto que a gestante deve estar atenta é a liberação médica para realizar os exercícios e também para qual atividade o seu obstetra está liberando para a prática. Muitas gestantes realizam musculação ou corrida e desejam continuar com essa prática durante a gravidez. Mas um alerta: primeiro o seu médico tem que concordar e, segundo, não significa que o programa será realizado da mesma forma e intensidade. Há também uma diferença na liberação para gestantes sedentárias antes da gravidez e para as ativas. Pelo diferente nível de condição física, o que pode ser realizado por uma não poderá pela outra.

 

6 benefícios que o exercícios pode trazer para sua saúde e de seu bebê

1. O exercício é muito importante para a manutenção do nível de aptidão física na gravidez, pois com o passar das semanas e trimestres há uma queda dessa condição física levando a gestante a um cansaço, principalmente ao final da gravidez. Exercícios melhoram e deixam a gestante mais disposta para manter sua rotina diária.

2. Prevenção de diabetes gestacional e pré-eclampsia: estudos relatam a diminuição desses riscos e alguns mais recentes mostram que até os exercícios de alongamento são positivos nesse controle e prevenção,

3. Diminuição do inchaço (edema): exercícios de fortalecimento dos membros inferiores (pernas), caminhadas, exercícios em água são muito importantes para a prevenção do inchaço, incômodo comum principalmente no final da gravidez.

4. Melhora da saúde psicológica: vários estudos já apontam o grande benefício do exercício na saúde psicológica da mulher na gravidez e no pós-parto. Vários sintomas e situações que tem sido associados com a depressão podem ser  diminuídos como efeito do exercício. Aqui nesse benefício podemos detalhar mais e ele chega a abranger 3 áreas.

Exercícios na gravidez - controle da pressão arterial
Exercícios na gravidez – controle da pressão arterial

4.a. Melhora a saúde psicológica: mais disposição, melhora do humor, menos ansiedade, menos estresse, isso tudo faz a prevenção e o auxílio no tratamento da depressão.

4.b. Melhora da imagem corporal: além do efeito psicológico, benéfico sobre esse ponto, o exercício age mudando a estética corporal e também facilitando o retorno de peso saudável da mamãe. Isso faz toda a diferença, pois na hora de olhar-se no espelho, você ficará feliz.

4.c. Melhor disposição e bem-estar: esse é um efeito para qualquer pessoa que realiza exercícios, acontecendo também na gravidez e pós-parto.

5. Melhor controle do ganho de peso: toda gestante tem medo de engordar e um benefício à parte, por esse ser de grande interesse da mulher está no melhor controle do ganho de peso e da adiposidade, isto é, a quantidade de gordura ganha na gravidez. Como resultado, a prevenção da obesidade na gravidez, pós-parto e posteriormente na vida da mulher.

O excesso de ganho de peso durante a gravidez está altamente associado com a retenção de peso no pós-parto e a obesidade na vida da mulher. Se parte do peso permanecer, a cada nova gravidez maior será o ganho de peso, mais difícil da volta do corpo.

6. Prevenção e diminuição de dor nas costas: a dor nas costas é uma das complicações mais comuns da gravidez atingindo cerca de 50-70% das mulheres durante a gravidez e no pós-parto. As dores nas costas acontecem por causa de grandes mudanças na postura da gestante e também nas articulações que são preparadas por um hormônio liberado nesse momento, a relaxina. A sobrecarga muscular pela nova postura coloca os músculos das costas numa sobrecarga que ela não estava adaptada, por isso é muito importante o seu fortalecimento.

Por esses e outros motivos vale a pena ter uma Gravidez em Forma e ativa!

Se você deseja saber mais como desfrutar desses benefícios e deseja não engordar na gravidez, deseja ter uma gravidez em forma, cadastre-se no site www.gravidezemforma.com.br e receba gratuitamente um mini-curso para te ajudar a controlar o peso.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

gizele-monteiro-quem-e.png

Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

Cadastre-se para Receber

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.

Cadastre-se para Receber