Musculação na gravidez! Pode?!

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Musculação na gravidez! Pode?!

Essa é uma pergunta que frequentemente ouço de profissionais e também das mamães! O medo de continuar a prática da musculação é comum durante a gravidez.

Musculação na Gravidez by Gizele Monteiro
Musculação na Gravidez by Gizele Monteiro

A musculação tem sido durante anos a modalidade carro chefe das academias e do treinamento personalizado. Mas o quanto os profissionais e locais estão preparados para receber e prescrever essa modalidade para as gestantes? E as gestantes, tem idéia de que o programa precisa ser modificado ao longo da gravidez? Então, com tudo isso fica a dúvida … Será que a gestante pode praticar musculação?

Numa análise crítica que realizei do mercado, percebi que a maioria dos profissionais ignoram orientações simples da aplicação dos exercícios para gestantes, e isso acontece também na musculação. Essa desinformação vai desde a carga até as mudanças biomecânicas que o programa tem que sofrer.

Um ponto importante para classificar e para organizar o programa, uma vez liberado pelo obstetra é  entender é essa gestante?

– ela é sedentária, isto é, nunca realizou a atividade (ou qualquer outra) ou está parada há muito tempo,

– já é praticante de musculação ou conhece a modalidade e deseja continua-la durante a gravidez,

– ela é altamente treinada nessa modalidade.

A modalidade pode ser realizada por ambas, com as devidas mudanças decorrentes do período gestacional e nível de aptidão.

Para as que já praticam, muitos acham que apenas basta reduzir o peso e aumentar o número de repetições, porém a prescrição de exercícios de musculação para a gestante envolve o conhecimento de todas as questões fisiológicas até posturais e biomecânicas ligadas à mudança do exercício, posição ou equipamento.

É consenso entre as autoridades internacionais (ACOG 0 Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) que a intensidade da carga seja de leve a moderada e que apresentam condições apropriadas, não devem se esquivar da prática regular de atividade física.

** Qual o objetivo da prática no período gestacional?
É muito importante que se analise isso, pois durante a gravidez as orientações da prática de qualquer atividade não é para melhora e performance, e portante é necessário que se diminua o ritmo e a carga dos exercícios, até mesmo porque o corpo da gestante faz isso naturalmente devido as mudanças fisiológicas e biomecânicas. Portanto um dos maiores erros que observo é querer e tentar manter-se em ritmo intenso. A intensidade recomendada por autoridades internacionais é que fique entre leve e moderada.

No programa devem ser inseridos exercícios que serão importantes para a gestante. O fortalecimento dos músculos das costas, pernas e braços, faz com que os riscos de dores  diminuam, amenizam o inchaço e mantém melhor a postura.

Gravação para o programa Fantástico com Gizele Monteiro
Gravação para o programa Fantástico com Gizele Monteiro

Veja a gravação para o programa Fantástico abordando o tema exercícios na gravidez com a personal gestante Gizele Monteiro.

A gestante deve manter uma respiração contínua, nunca bloquear (prender) o ar durante a execução dos exercícios. Essa é uma das recomendações de autoridade internacionais como o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia – “Não realizar o exercício com a manobra de Valsalva”. Esse é o nome técnico para o bloqueio da respiração ou apnéia. Essa manobra pode alterar a pressão arterial e a circulação sanguínea entre mãe e bebê.

Uma boa orientação levará a mudanças em todo o programa e os profissionais devem estar capacitados para esse atendimento.

Por isso mamãe, procure orientação profissional especializada!

Se você deseja um acompanhamento especializado, consulte nossos serviços com atendimento presencial ou treinamento à distância.

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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

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