Musculação na gravidez! Pode?!

Musculação na gravidez

Musculação na gravidez! Pode?!

Essa é uma pergunta que frequentemente ouço de profissionais e também das mamães! O medo de continuar a prática da musculação é comum durante a gravidez.

A musculação tem sido durante anos a modalidade carro chefe das academias e do treinamento personalizado. Mas o quanto os profissionais e locais estão preparados para receber e prescrever essa modalidade para as gestantes? E as gestantes, tem idéia de que o programa precisa ser modificado ao longo da gravidez? Então, com tudo isso fica a dúvida … Será que a gestante pode praticar musculação?

Numa análise crítica que realizei do mercado, percebi que a maioria dos profissionais ignoram orientações simples da aplicação dos exercícios para gestantes, e isso acontece também na musculação. Essa desinformação vai desde a carga até as mudanças biomecânicas que o programa tem que sofrer.

Um ponto importante para classificar e para organizar o programa, uma vez liberado pelo obstetra é  entender é essa gestante?

– ela é sedentária, isto é, nunca realizou a atividade (ou qualquer outra) ou está parada há muito tempo,

– já é praticante de musculação ou conhece a modalidade e deseja continua-la durante a gravidez,

– ela é altamente treinada nessa modalidade.

A modalidade pode ser realizada por ambas, com as devidas mudanças decorrentes do período gestacional e nível de aptidão.

Para as que já praticam, muitos acham que apenas basta reduzir o peso e aumentar o número de repetições, porém a prescrição de exercícios de musculação para a gestante envolve o conhecimento de todas as questões fisiológicas até posturais e biomecânicas ligadas à mudança do exercício, posição ou equipamento.

É consenso entre as autoridades internacionais (ACOG 0 Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) que a intensidade da carga seja de leve a moderada e que apresentam condições apropriadas, não devem se esquivar da prática regular de atividade física.

** Qual o objetivo da prática no período gestacional?
É muito importante que se analise isso, pois durante a gravidez as orientações da prática de qualquer atividade não é para melhora e performance, e portante é necessário que se diminua o ritmo e a carga dos exercícios, até mesmo porque o corpo da gestante faz isso naturalmente devido as mudanças fisiológicas e biomecânicas. Portanto um dos maiores erros que observo é querer e tentar manter-se em ritmo intenso. A intensidade recomendada por autoridades internacionais é que fique entre leve e moderada.

No programa devem ser inseridos exercícios que serão importantes para a gestante. O fortalecimento dos músculos das costas, pernas e braços, faz com que os riscos de dores  diminuam, amenizam o inchaço e mantém melhor a postura.

Veja a gravação para o programa Fantástico abordando o tema exercícios na gravidez com a personal gestante Gizele Monteiro.

A gestante deve manter uma respiração contínua, nunca bloquear (prender) o ar durante a execução dos exercícios. Essa é uma das recomendações de autoridade internacionais como o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia – “Não realizar o exercício com a manobra de Valsalva”. Esse é o nome técnico para o bloqueio da respiração ou apnéia. Essa manobra pode alterar a pressão arterial e a circulação sanguínea entre mãe e bebê.

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gravidez em forma

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Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

Gizele Monteiro

Maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem mamães em mais de 70 países. 

Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar

Já ajudou mais de 30 mil mães a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia. 

Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

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