Musculação na gravidez! Pode?!
Essa é uma pergunta que frequentemente ouço de profissionais e também das mamães! O medo de continuar a prática da musculação é comum durante a gravidez.
A musculação tem sido durante anos a modalidade carro chefe das academias e do treinamento personalizado. Mas o quanto os profissionais e locais estão preparados para receber e prescrever essa modalidade para as gestantes? E as gestantes, tem idéia de que o programa precisa ser modificado ao longo da gravidez? Então, com tudo isso fica a dúvida … Será que a gestante pode praticar musculação?
Numa análise crítica que realizei do mercado, percebi que a maioria dos profissionais ignoram orientações simples da aplicação dos exercícios para gestantes, e isso acontece também na musculação. Essa desinformação vai desde a carga até as mudanças biomecânicas que o programa tem que sofrer.
Um ponto importante para classificar e para organizar o programa, uma vez liberado pelo obstetra é entender é essa gestante?
– ela é sedentária, isto é, nunca realizou a atividade (ou qualquer outra) ou está parada há muito tempo,
– já é praticante de musculação ou conhece a modalidade e deseja continua-la durante a gravidez,
– ela é altamente treinada nessa modalidade.
A modalidade pode ser realizada por ambas, com as devidas mudanças decorrentes do período gestacional e nível de aptidão.
Para as que já praticam, muitos acham que apenas basta reduzir o peso e aumentar o número de repetições, porém a prescrição de exercícios de musculação para a gestante envolve o conhecimento de todas as questões fisiológicas até posturais e biomecânicas ligadas à mudança do exercício, posição ou equipamento.
É consenso entre as autoridades internacionais (ACOG 0 Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) que a intensidade da carga seja de leve a moderada e que apresentam condições apropriadas, não devem se esquivar da prática regular de atividade física.
No programa devem ser inseridos exercícios que serão importantes para a gestante. O fortalecimento dos músculos das costas, pernas e braços, faz com que os riscos de dores diminuam, amenizam o inchaço e mantém melhor a postura.
Veja a gravação para o programa Fantástico abordando o tema exercícios na gravidez com a personal gestante Gizele Monteiro.
A gestante deve manter uma respiração contínua, nunca bloquear (prender) o ar durante a execução dos exercícios. Essa é uma das recomendações de autoridade internacionais como o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia – “Não realizar o exercício com a manobra de Valsalva”. Esse é o nome técnico para o bloqueio da respiração ou apnéia. Essa manobra pode alterar a pressão arterial e a circulação sanguínea entre mãe e bebê.
Eu preparei ums mini série gratuita de vídeos para sobre como manter a forma na gravidez. Clique no botão abaixo, faça o cadastro para liberação da mini série.