Obesidade na gravidez

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

 

Alimentação na gravidez
Alimentação na gravidez

A obesidade na gravidez tem sido um sério problema de saúde. Hoje é considerada um dos mais sérios problemas de saúde pública mundial.

No Brasil, a projeção dos resultados de estudos efetuados nas últimas três décadas é indicativa de comportamento claramente epidêmico do problema (Gadelha et al, 2009).

A obesidade na gravidez pode levar ao aparecimento ou risco de diversas complicações maternas, fetais e no recém-nascido.

Gestantes obesas estão sujeitas a alterações hormonais, respiratórias, circulatórias e digestórias, além da maior frequência de partos cesarianos e mortalidade materna, sendo que 80% desta frequência está associada à anestesia (Gadelha et al, 2009).

Segundo o Colégio Americano de Ginecologia e obstetrícia nos Estados Unidos, mais de um terço das mulheres são obesas, mais de metade das mulheres grávidas estão com sobrepeso ou obesas, e 8% das mulheres em idade reprodutiva são extremamente obesas, colocando-as num risco muito aumentado de desenvolver complicações na gravidez.

Cuidados antes da gravidez:

Portanto uma avaliação pré-concepção e uma mudança no estilo de vida são fortemente indicados para mulheres obesas, informando-se os riscos maternos e fetais da obesidade na gravidez, bem como o incentivo para realizar um programa de redução de peso (ACOG, 2009).

Controle de peso na gravidez:

É muito importante para a mulher que engravida com sobrepeso e obesidades que ela tenha um controle desse peso também na gravidez. ela deve ter orientação nutricional e também uma orientação a realização de exercícios (condizente com sua condição).

Obesidade na gravidez
Obesidade na gravidez

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Obesity in pregnancy. Committee Opinion No. 549. American College of Obstetricians and Gynecologists. Obstet Gynecol 2013:121;213–7.

Gadelha et al. 2009. Obesidade e gestação: aspectos obstétricos e perinatais. FEMINA, vol 37, nº 1.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita