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Personal Gestante sugere exercícios para amenizar o inchaço durante a gravidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – By Gravidez em Forma

 

Personal gestante - exercícios na gravidez
Personal gestante – exercícios na gravidez

A personal gestante Gizele Monteiro, sugere exercícios para amenizar o inchaço durante a gravidez, afinal já é verão e o inchaço das mamães piora com o calor.

O inchaço, conhecido também como edema, é mais comum a partir do final do segundo trimestre de gravidez. O verão é uma estação que contribui muito para esse desconforto. Em dias de calor o inchaço da gestante piora, devido a uma dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquidos que nos outros dias.

“Na fase final da gravidez é o momento onde o corpo da mamãe possui maior volume sanguíneo e de líquidos. O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, rosto e nariz”, explica a mestra em exercícios no Brasil, Gizele Monteiro- personal gestante e diretora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes.

Atenta às necessidades desse público especial Gizele apresenta dicas fundamentais e passo a passo de exercícios e ações para driblar esse problema durante a gestação.

 

Posturas e posições que devem ser evitadas para prevenir o inchaço:

“Algumas posturas prolongadas no dia a dia, principalmente no trabalho, fazem a circulação não acontecer de forma saudável e predispõem ao acúmulo de líquidos nas pernas”, ressalta a especialista.

– Ficar de pé ou sentada por muito tempo dificulta a circulação sanguínea e dessa forma há o acúmulo de sangue e líquidos nas pernas. Evite ficar de pé ou sentada por longos períodos, realize pequenas caminhadas ou movimentos em pé para essa região.

– Se o seu trabalho exige que você fique em pé, a cada hora sente-se por alguns minutos e realize movimentos enquanto estiver sentada. Procure movimentar-se o máximo que puder para manter o sangue circulando mais adequadamente.

– Ficar sentada com os pés no chão ou pernas cruzadas também dificulta a circulação. Procure sentar-se elevando os pés e movimentando-os periodicamente ao redor dos tornozelos.

– Se o seu trabalho exige que você fique sentada, levante a cada hora e realize os procedimentos indicados acima.

– Evite sapatos de salto. Além de serem arriscados para uma torção do tornozelo, eles impedem o movimento adequado dos pés e tornozelos que funcionam como uma bomba que facilita o retorno do sangue e líquidos.

 

Dica de ouro !!! Dicas da personal gestante !!!

“Use o momento de ir ao banheiro ou para beber água para realizar os exercícios abaixo que Gizele indicou especialmente para te ajudar”.

 

Exercícios e massagens que auxiliam a amenizar o inchaço:

“Exercícios e massagens são muito importantes na prevenção e redução de inchaço. O movimento de pés e pernas ajuda no retorno do sangue, diminuindo a quantidade de líquidos nas pernas e amenizando dessa forma inchaço acontecer”, diz a personal gestante.

 

Exercício 1

Estique suas pernas em uma cadeira, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos para cima, para baixo e circulares com os tornozelos.

 

Exercício para amenizar o inchaço na gravidez by Gizele Monteiro - Gravidez em Forma
Exercício para amenizar o inchaço na gravidez by Gizele Monteiro – Gravidez em Forma

 

Exercício 2

Sente-se na ponta da cadeira e realize a elevação dos calcanhares. Realize em torno de 10 movimentos a cada hora.

Personal Gestante - exercícios na gravidez
Personal Gestante – exercícios na gravidez

 

 

Exercício 3

Apóie-se em uma parede e realize a elevação dos calcanhares. Realize de 8 a 10 movimentos a cada hora.

 

Exercício 4

Sentada em uma cadeira, utilize uma bolinha de tênis ou borracha para realizar uma pressão massageando a planta dos pés. Além da pressão, a mamãe pode também deslizar a bolinha sob a planta dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.

“Esse exercício além de ajudar a melhorar a circulação da região e prevenir o inchaço, essa massagem com bolinha nos pés ajuda a relaxar a musculatura e aliviar dores nos pés. Devido o aumento do peso e também a alteração do centro de gravidade, os pés são bastante sobrecarregados, principalmente ao final da gestação”, completa Gizele.

 

Exercício 5

Sentada numa cadeira, com uma bolinha de tênis ou borracha, faça movimentos circulares lentos ou pequenas pressões por toda a coxa. Além de ativar a circulação da região, ajudará também a relaxar a musculatura, evitar ou melhorar o cansaço que as gestantes sentem nas pernas.

 

 

Sobre a personal:

Gizele Monteiro:
Autora e idealizadora do e-book e programa online Gravidez em Forma.
Além de atendimento presencial como personal gestante, a personal criou um programa de treinamento online que atende as gestantes e mamães com treinamento à distância.
Realizou mestrado na Unifesp com tema de estudo: Exercícios na gravidez.
Autora do livro: Guia prático de exercícios para gestantes – Phorte Editora.
Saiba mais sobre os programas!
Cadastre-se no site www.gravidezemforma.com.br e receba gratuitamente um mini-curso que te ajudará a controlar o peso na gravidez

 

 

 

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

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