Posso correr na gravidez?

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Uma pergunta super comum das novas gravidinhas … Posso correr na gravidez?

A corrida na gravidez é temida por muitas pessoas, mas hoje devido ao número de assessorias de corrida muitas mulheres correm, portanto não é incomum uma dessas mulheres engravidar e ter a dúvida se devem ou podem correr na gravidez.

Vamos aproveitar a gravidez da linda Fernanda Gentil, apresentadora do esporte espetacular, que praticava essa modalidade e voltou a correr agora no sexto mês de gravidez com acompanhamento especializado.

A apresentadora mostrou no quadro Mamãe Gentil, acompanhada pela personal gestante Roberta Gabriel – certificada pelo Mais Vida Gestantes by Gizele Monteiro que é possível correr na gravidez, realizando essa atividade de forma adaptada e modificada para o momento gestacional.

Correr na gravidez
Correr na gravidez – como fazer com acompanhamento especializado

 

No caso especial da apresentadora Fernanda Gentil, ela corre e completa o treino com exercícios de alongamento.

Alguns cuidados também devem ser observados para que a gestante saiba se está tudo ok para praticar essa atividade.

  • Em primeiro lugar – correr na gravidez é para quem já praticava essa modalidade. Quem não corria não é o momento de realizá-la.
  • Em segundo – deve ter a liberação do seu médico e estar com sua gestação saudável.

Outros cuidados devem ser tomados para que se evite alguma ocorrência, afinal na gravidez o corpo muda muito.

Primeiro é preciso não confundir o que é uma atleta com uma praticante da atividade. Praticantes tem o perfil, condicionamento e treinamento completamente diferentes de uma atleta.

Existe muita confusão em classificar esses grupos, na verdade fazem uma mistura e mesmo entre as praticantes (ou alunas normais sem fins competitivos profissionais) temos níveis de condicionamento físico diferentes. Com isso tudo é claro que a corrida será mais fácil ou mais difícil na gravidez.

Como personal gestante – especialista em exercícios na gravidez – aconselho que toda a prática seja modificada, seja em volume de treino, seja na intensidade. Muitos não sabem que devem haver um programa complementar para essa praticante.

Vejamos algumas ocorrências que podem acontecer com uma grávida corredora:

– mudanças no centro de gravidade que aumentam o impacto sobre a coluna e estruturas como joelho, quadril e tornozelo

– mudanças na postura favorecem dores e desequilíbrios musculares

– o impacto da corrida pode sobrecarregar essas estruturas que estão mudando – articulações, ligamentos, inclusive ligamentos do útero

– aumento do risco de queda e lesões pela linha de visão diminuída e mudanças articulares-posturais

Dores e incômodos nas costas na gravidez
Dores e incômodos nas costas na gravidez

Portanto para uma corredora que engravida o programa deve ser modificado.

Para as gestantes que eram sedentárias antes de engravidar não é recomendado que inicie a prática após o início da gravidez.

Consulte sempre seu médico para a liberação de qualquer exercício!

Aqui no meu blog você também encontra muitas informações bacanas sobre saúde e exercícios na gravidez!

E se você deseja quer controlar o seu peso na gravidez e não engordar para manter uma Gravidez em Forma, independente de ser ativa ou não, receba minhas dicas e orientações… ACESSE E CADASTRE-SE JÁ no site www.gravidezemforma.com.br

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Reproduzir vídeo