Vitamina C na gravidez

Por Mirtes Stancanelli (nutricionista) e Gizele Monteiro (personal gestante)

 

Alimentos com vitamina C
Alimentos com vitamina C

A vitamina C na gravidez é muito importante em várias funções do organismo materno. As concentrações no sangue de vitamina C na gravidez diminuem em conseqüência da transferência ativa para o feto ou da perda renal aumentada.

Esta diminuição da vitamina C na gravidez pode estar associada ao maior risco de infecções, à ruptura prematura das membranas ao parto prematuro e à eclâmpsia.

A recomendação de vitamina C na gravidez é de aproximadamente 85mg/dia. As frutas, os vegetais e as sementes são boas fontes, mas como o nutriente se perde facilmente a sua concentração em alimentos vegetais pode variar de acordo com a estação do ano, o transporte, o tempo de permanência na prateleira, a estocagem e as formas de preparo e cozimento. Por isso deve-se consumir as frutas na forma in-natura e os vegetais o mais rápido possível.

Se você consumir cinco porções de frutas e vegetais variados por dia, ocorrerá a ingestão de aproximadamente 200 a 300mg/dia de vitamina C.

Alimentação para uma gravidez em forma
Alimentação para uma gravidez em forma

Estudos tem demonstrado que uma alimentação equilibrada e o consumo de certos alimentos podem ajudar na elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas, manchas senis e estrias, este último com surgimento muito comum na gravidez.

Algumas outras funções são importantes: é essencial na formação do colágeno e proteínas que é importante para o crescimento e reparo dos tecidos do corpo, é indispensável para o metabolismo de absorção do ferro e da formação de hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue), combate o estresse e evita a formação de nitrosaminas (substâncias que podem causar câncer no aparelho digestivo), tem função antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Mas cuidado pois o excesso também tem seus efeitos colaterais como diarréia e pedras nos rins. Pelo fato de aumentar a ingestão de ferro, doses muito altas podem levar a um excesso de ferro intoxicando o organismo.

 

GRAVIDEZ EM FORMA!

É interessante você analisar em sua alimentação se você está inserindo alimentos que contém esse nutriente, assim como outros também.

Para informações do como ter uma alimentação saudável cadastre-se no site www.gravidezemforma.com.br e receba as dicas que a personal gestante Gizele Monteiro elaborou especialmente para sua gravidez.

***Se você não tem uma alimentação adequada procure ajuda de uma nutricionista especializada no atendimento à gestantes.

Informações e Contato: gizele@metodomaisvida.com.br | Fone: (11) 9 9651.8909.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita