Bruxismo (ranger de dentes) – Programa de Exercícios

Profa. Ms Gizele Monteiro

bruxismo ou ranger os dentes é um movimento involuntário, incontrolável dos músculos da mastigação com esfregamento dentário, de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia.

Pode afetar todas as idades em cerca de 15% das pessoas. A incidência é maior nas mulheres que nos homens.

O ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outrem.
A frequência e a severidade podem variar a cada noite e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse emocional e físico. 
Pode causar desgastes nos dentes, dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.
Muitas pessoas com má postura na região torácica e cervical também são afetadas, pois a má postura coloca em sobrecarga os músculos desse região, reposicionando a cabeça e consequentemente afetando a articulação temporomandibular. Essa sobrecarga gerada nos músculos mastigatórios torna-se um potente ativador e perpetuador de Pontos-Gatilho – pontos de tensão (TRAVELL e SIMONS, 1983).
Certas posições adotadas para dormir podem exercer uma força lateral na mandíbula, contribuindo para a incidência e a severidade do bruxismo noturno (COLQUITT, 1987).

Diagnóstico:

O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar, travamento das articulações temporomandibulares etc.

Tratamento:

– Buscar um cirurgião-dentista,
– Analisar se há estresse e tensão muscular,
– Procurar um programa de exercícios para reorganização postural e alívio das tensões da região (veja outros artigos no site sobre tensão muscular –

Programa para Prevenção

Um programa de exercícios para a prevenir e amenizar o bruxismo dever conter além dos exercícios de alongamento, várias orientações posturais, ergonômicas e também atividades de relaxamento.

A tensão muscular hoje, por causa do estresse diário, tem sido responsável pelo aparecimento de muitas dores e podem levar a má postura, assimetrias, desequilíbrios e encurtamentos musculares.

Elaboramos programas de exercícios a partir de uma avaliação postural, força, flexibilidade e de tensão muscular.

Mais informações: [email protected] – Fone (11) 2867.33.07

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

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