Estrias na Gravidez: Como evitar!

estrias na gravidez

Olá mamãe, hoje eu quero falar sobre as estrias na gravidez, que são uma das maiores frustrações das mulheres, ainda mais na gestação que é quando elas mais acontecem.

Isso ocorre porque o corpo da mulher na gestação passa por muitas alterações, além do ganho de peso e o aumento das medidas, a pele também é muito afetada, ainda mais se você não cuidar da sua pele, ai piora tudo.

As tão temidas estrias afetam 70%  das gestantes, por isso a importância do cuidado desde do início da gestação.

Muitas vezes elas não ficam tão aparentes durante a gravidez, mas aparecem bastante depois do parto.

Mas algumas mamães tem muitas estrias já durante a gestação, o que pode causar vergonha.

Eu frequentemente recebo inúmeras mensagens de seguidoras muito frustradas, tristes e chateadas porque nunca tiveram as informações certas do que fazer.

Achavam que para evitar as estrias era só passar creme e isso já bastaria.

Numa entrevista com duas fotógrafas especialistas em gestantes, ambas relataram que muitas mulheres querem roupas cobrindo a barriga para que as estrias não apareçam.

E algumas das seguidoras comentaram nas entrevistas, que deixaram de fazer o book de gestante por não querer mostrar a barriga cheia de estrias.

O QUE SÃO AS ESTRIAS?

Você compreender o que são as estrias e como elas aparecem no corpo vai te ajudar e entender alguns pontos importantes na prevenção delas durante a  gravidez.

As estrias são linhas que se formam na  nossa pele e que podem ser longas e finas. Normalmente elas ocorrem quando a pele é muito esticada, porque assim acontece a destruição das fibras de colágeno.

Lembra aquele famoso colágeno que sempre dizem que a gente tem que consumir? Então, ele mesmo. Ele compõe nossa pele dando sustentação e elasticidade

Porque essas fibras quando esticadas de forma excessiva acabam deformando a pele, e formando estrias.

Essas estrias são as cicatrizes formadas na pele e normalmente elas surgem em  partes do corpo onde tem mais gordura. Como na barriga, no quadril, nos culotes, nas mamas, nas coxas ou no bumbum.

ENTÃO QUAL É O CAMINHO PARA EVITAR AS ESTRIAS NA GRAVIDEZ?

Não existe tratamento para as estrias. Mas existem cuidados e exercícios que a mamãe pode ter durante a gravidez para prevenir as estrias, a flacidez e a diástase.

Porque eu falo em diástase? Porque é  na gravidez que se previne. E a diástase aumenta a chance de Estrias. Então a sua barriga será duplamente modificada:

1. Pelas estrias que deixarão sua pele marcada

2. Pelo estufamento abdominal e a flacidez que a diástase pode provocar.

DIÁSTASE E ESTRIAS NA GRAVIDEZ

Durante a gravidez a nossa pele e músculos se abrem, se esticam para dar lugar ao bebê e esse processo é super natural.

Se você parar pra pensar, quando em nossas vidas a nossa pele é tão esticada como na gravidez? Quando engordamos, certo!?

Então na gravidez quando você engorda e estica a pele e os músculos, existe muito mais chances das tão temidas estrias aparecerem.

Na gravidez além da nossa pele que está esticando muito, também os nossos hormônios estão aumentando.

Por isso o surgimento das estrias na gravidez vai depender de várias coisas.

Como eu expliquei anteriormente, na gravidez a nossa pele e músculos se esticam, se alongam e isso deixa a nossa barriga muito fraca, toda a musculatura abdominal fragilizada .

Por isso a grande importância de fortalecer essa musculatura para evitar a  diástase. Para que depois do parto a sua barriga não fique esteticamente comprometida.

Porque quando esse músculo não volta ao lugar naturalmente, eles ficam abertos, com um grande espaço, e isso é a diástase .

Ou seja, se o músculo não volta, por ele estar fraco, você fica com diástase e sua barriga pode ficar fraca, mole, caída, flácida, cheia de estrias,…

Tudo isso ocorre se você não cuidar da sua musculatura, do seu corpo, da sua  pele, preparando-a para toda esse esticamento que ela vai ter.

Veja alguns fatores que podem influenciar no surgimento das estrias também:

  • A sua genética
  • Gravidez em idade precoce
  • Ganhar muito peso durante a gestação.
  • Engravidar já acima do peso e ainda ganhar peso extra.
  • Não cuidar da postura, deixando a barriga muito baixa e forçando mais a pele.
  • A pele não estar hidratada.
  • Não ter uma alimentação saudável.
  • Não fazer exercícios especializados e próprios para os cuidados necessários na gravidez para fortalecer a sua musculatura e o seu períneo.

CUIDADOS NECESSÁRIOS DURANTE A GRAVIDEZ PARA EVITAR AS ESTRIAS

  • Manter o corpo hidratado, beba água. A hidratação deixa o corpo mais preparado para as transformações de esticamento que a pele passará.
creme para estrias
  • Nutrir a sua pele, use óleos e cremes específicos para gestantes. Além de serem mais adequados para o seu corpo, esses cremes possuem nutrientes importantes para manter a pele saudável e preparada para o alongamento que ela vai passar.
  • Fazer massagem com óleo ou creme de forma regular, especialmente nas regiões que são normalmente mais afetadas pelas as estrias.
  • Manter uma alimentação saudável com nutrientes para o seu metabolismo e a sua pele. Também é importante inserir na dieta alimentar, alimentos ricos em vitamina C e E, porque eles são ricos em substâncias antioxidantes, que agem estimulando a produção natural de colágeno.
  • Fazer drenagem linfática especializada para evitar o inchaço, porque o inchaço altera a elasticidade da pele.
  • Controlar o peso na gestação. Um ganho entre 8 a 11 quilos é o mais adequado. Um ganho excessivo resultará em rompimento extremo da pele.

O peso é um fator determinante, porque quanto mais você engordar mais a pele vai esticar. Porque a estria está muito ligada a elasticidade da pele.

  • Manter a postura na gravidez. Isso ajudará a barriga ficar em uma posição adequada para não forçar a barriga e a pele.

Você precisa ficar o mais alinhada possível. E precisa de exercícios de fortalecimento das costas para amenizar as mudanças que corpo passa na gravidez.

Além disso o fortalecimento dos abdominais ajuda a compensar a postura e a tendência da mamãe em jogar o corpo para trás.

  • Fortalecer o períneo. Ele é a base do seu quadril. Manter o períneo fortalecido vai forçar menos a pele.
  • Prevenir a diástase ou contê-la, caso você tenha visto que ela apareceu.
  • Fazer exercícios especializados para gestantes.

EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS

Os exercícios são necessários para manter a musculatura da barriga, períneo  e postura fortalecidas, porque isso ajudará a manter uma boa posição da barriga.

Com isso a barriga não fica baixa e não força a pele, porque quando a pele é forçada aumenta o risco de diástase, e consequentemente de estrias e flacidez.

Exercícios também ajudarão a manter uma boa circulação na região e uma boa irrigação ajudará a manter a pele oxigenada e nutrida.

E sem dúvida é a única maneira de você preparar o seu corpo, pele e músculos para essa transformação que você está passando.

Mas cuidado com os exercícios comuns, como por exemplo, aqueles que colocam sua barriga para baixo, ou para o lado, além de aumentarem o risco de diástase, forçam sua pele a ser mais alongada.

Isso porque seus músculos neste momento não conseguem aguentar esse peso interno.

Pensa … Bebê, líquido amniótico, placenta! Sua pele é muito forçada com tudo isso.

Esses exercícios comuns infelizmente são usados no Pilates, musculação, treinos funcionais, yoga, etc. Então atenção com os tipos de exercícios.

Se o exercicio não for especializado ele irá sobrecarregar muito sua pele e formar uma diástase.

Por outro lado um programa especializado jamais comprometerá a sua saúde e do seu bebê.

Ao longo desses anos eu tenho ajudado milhares de mamães com todos os cuidados necessários durante a gravidez e pós parto.

E tenho tidos ótimos resultados com as minhas alunas na prevenção da diástase, que é a maior causadora das estrias e da flacidez da barriga após o parto.

Você já deve ter notado como as famosas voltam rápido com o corpo. Isso acontece porque elas se cuidam desde o início.

E você também pode voltar com o corpo tão rápido quanto elas, basta apenas ter o cuidado certo!

PROGRAMA GRAVIDEZ EM FORMA

O programa “Gravidez em Forma” é especializado nas transformações que o corpo da mamãe passa durante a gestação e nos impactos da gravidez no pós-parto. Com ele você vai conseguir os mesmos resultados que as famosas.

Porque lembra que eu falei que exercícios errados para mamães podem prejudicar ao invés de ajudar. Então tenha cuidado porque o seu corpo durante e depois da gravidez necessita de cuidados específicos e exercícios especializados para gestantes.

Por isso o meu programa, foi elaborado para atender todas essas necessidades e cuidados que você precisa. Com uma seleção de exercícios que não forçam a barriga e que trabalham a sua postura.

Porque a intenção é que você fique o mais organizada possível, com uma força abdominal adequada para manter essa expansão.

Então com o meu programa você vai evitar a diástase, fortalecer a musculatura abdominal, fortalecer o seu períneo, manter sua postura alinhada e consequentemente evitar as estrias e a flacidez.

Ou seja, você vai cuidar de todo o seu corpo da forma certa.

E depois do parto a  sua recuperação vai ser mais rápida e a sua barriga vai ficar reta  e linda.

O programa “Gravidez em Forma”  é um programa totalmente online que pode ser feito de casa. E você será auxiliada através de vídeo aulas por mim e pela minha equipe para dúvidas.

As aulas em vídeo e planilhas são divididas pelas Mudanças e Necessidades do seu Corpo e Trimestres Gestacionais. Então você terá:

  • Aulas que mudam a cada 15 dias para ajustar as necessidades de cada mês e trimestre
  • Aulas com exercícios seguros para você e seu bebê, adaptados para cada fase da sua gestação
  • Exercícios que farão você ter um gasto calórico eficiente para não engordar
GRAVIDEZ SEM ESTRIAS

BÔNUS DO PROGRAMA

BÔNUS 01-  E-BOOK: PROGRAMA FUNCIONAL E MUSCULAÇÃO

Os treinos funcionais e de musculação precisam ser adaptados para sua segurança e para ser eficientes naquilo que o seu corpo precisa na gravidez.

BÔNUS 02 – E-BOOK: PROGRAMA DE CAMINHADA E/OU CORRIDA

O exercício aeróbico é muito importante para ajudar a gastar calorias e para manter seu fôlego até o final. Você poderá manter sua atividade com segurança e adaptada para esse momento.

BÔNUS 03 – E-BOOK: COMO TER SUA BARRIGA DE VOLTA

Cuidados para você evitar a temida diástase. Cuidados para ter sua barriga de volta após a gravidez.

Com esse bônus você aprenderá como manter seus músculos abdominais fortes na medida certa, com exercícios seguros para garantir sua postura e a volta da barriga depois do parto.

BÔNUS 04 – E-BOOK: CUIDADOS COM SUA SAÚDE NA COMPRA DO ENXOVAL NOS EUA

A maratona do enxoval nos EUA não é fácil … Muitas gravidinhas voltam inchadas, com dores e ainda engordam por não saberem como comer lá! Preparei esse bônus especial para isso não acontecer com você.

BÔNUS 05 – E-BOOK: GUIA COM DICAS E CUIDADOS COM SUA ALIMENTAÇÃO

Alguns cuidados simples, farão toda a diferença no seu peso. Descubra como você pode se organizar para COMER BEM respeitando seu novo metabolismo. Esse guia tem dicas e receitas saudáveis!

BÔNUS 06 – ENTREVISTA COM A DRA. GIOVANA PORTELLA – PEDIATRA

“A importância da gestação nos primeiros 1000 dias para a saúde do seu bebê”.

Tudo o que você precisa saber sobre “como a sua saúde” na gravidez pode influenciar o seu bebê por toda a vida.

Programa super complete, né! Com ele você vai sanar dúvidas, se exercitar, cuidar da alimentação, se prevenir das estrias, flacidez, diástase,…

Então agora que você entendeu como as famosas conseguem voltar ao corpo de antes da gravidez tão rápido e que você também pode voltar na mesma velocidade que elas. Clique no botão abaixo e conheça o “Programa Gravidez em Forma” e ainda hoje você pode ter o seu acesso e já começar com os exercícios e cuidados.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Cadastre-se para receber

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Como perder barriga depois do parto

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.