[ Diástase abdominal ] tudo que você precisa saber!

Olá mamãe, se você recentemente descobriu sobre a diástase abdominal, mas ainda tem algumas dúvidas a respeito. Não se preocupe. Eu preparei esse artigo para esclarecer algumas dúvidas.

A diástase abdominal e as suas consequências ainda são muito desconhecidas pelas mulheres. Mas eu vou te explicar melhor sobre, os tipos e os efeitos que ela pode causar na sua barriga e corpo.

Também quero deixar claro que a diástase não é só um fator estético, mas de saúde.

Por isso uma diástase não revertida pode ocasionar muitos problemas para uma mulher, como uma Hérnia de disco, problemas na coluna,…

Ela também é a maior causa da flacidez da barriga e das terríveis estrias.

O QUE É A DIÁSTASE ABDOMINAL:

Quando a mulher engravida pra ter espaço para o bebê na barriga, os músculos retos abdominais se dividem, se abrem em dois. Como na foto abaixo.

Logo depois do parto esse músculo deveria volta ao lugar, levando com ele a pele junto. Pelo menos isso seria o certo, mas em 90% dos casos isso não acontece e aí que está o grande problema.

Então esse espaçamento que fica entre os músculos abdominais é o que chamamos de Diástase.

Como os músculos foram muito esticados e a pele também, essa musculatura toda está muito frágilizada.

E assim você fica com uma diástase que pode deixar a sua barriga deformada.

OS TIPOS DE DIÁSTASE

diástase abdominal

Como você pode ver na foto acima, existem várias variações de como a sua barriga pode ficar com a diástase.

Esse rompimento ou afastamento acima do natural acontece porque seus músculos não suportaram o grande esticamento que a sua barriga teve.

Mas existem vários fatores que influenciam a diástase, como os músculos abdominais fracos somados a um desequilíbrios do corpo.

Avalia-se a severidade da diástase pela distância gerada entre os músculos: Largura, comprimento e profundidade.

TIPOS DE BARRIGA COM DIÁSTASE ABDOMINAL

Barriga de grávida

diástase abdominal

É quando a sua barriga parece que está com uns 3 ou 4 meses de gravidez. Em alguns casos a barriga pode estar bem grande parecendo estar com uns 6 ou 7 meses.

Esse tipo de barriga tem uma fraqueza e alongamento da musculatura abdominal muito grande. E normalmente essa barriga parece bem arredondada.

Barriga avental

diástase abdominal

É quando tem um volume grande e na parte de baixo da barriga faz uma dobra como se realmente fosse um avental.

Essa barriga além da fraqueza muscular, tem uma fragilidade muito grande na parte de baixo.

É comum confundirem esse tipo de barriga com gordura localizada. Principalmente se a mulher estiver acima do peso.

Mas sem dúvida que esse tipo de barriga está ligada a parte muscular, na verdade de toda a debilidade muscular que foi ocasionada da gestação.

Barriga pochete

diástase abdominal

É quando a barriga fica com um volume grande na parte de baixo e na maioria das vezes na parte de cima nem tem volume. E na parte de baixa da barriga parecesse que você está carregando uma pochete.

Essa barriga tem a parte fraca na região do assoalho pélvico e também na parte baixa abdominal.

É comun quem tem esste tipo de barriga ter escape de xixi, é muito comum essa associação.

Barriga com estômago alto

diástase abdominal

Sabe quando você come e fica aquela parte alta, super estufada. Ou quando parecesse que depois da gravidez o seu estômago não baixou.

Inclusive algumas das minhas seguidoras falam que já tinham esse estômago alto, mesmo antes de engravidar, mas que com a gravidez tudo piorou.

Essa barriga, assim como as outras, também está ligada a uma grande fragilidade da região abdominal.

Mas esse tipo de barriga também tem bastante associação com a postura.

Porque a postura alterada faz com que a barriga estufe nessa região do estômago.

Barriga com buraco

É quando a barriga tem um buraco. Mas esse buraco pode diferenciar, vamos analisar as diferenças:

diástase abdominal

A barriga que tem a região umbilical estufada, aberta ou com buraco. É comun associar este tipode barriga a uma hérnia umbilical.

diástase abdominal

É quando parece que o buraco é um corte na barriga. E esse corte pode ser maior ou menor.

COMO REVERTER UMA DIÁSTASE

É comum as minhas seguidoras me pediram por um exercício que faça a diástase voltar. Mas não existe um único exercício que consiga fazer isso.

A diástase abdominal para ser revertida precisa de um programa de exercícios especializados para fortalecer toda essa musculatura que foi muito fragilizada durante a gravidez. Precisa também fortalecer o períneo e alinhar a postura.

No meu programa eu trabalho esses pontos, de forma que a mamãe cria uma consciência da transformação que o corpo dela teve durante a gestação.

Inclusive eu quero reforçar um ponto muito importante: Mesmo que você tenha tido uma gestação gemelar ou que já tenha se passado anos desde a sua gravidez, mesmo assim a sua diástase pode ser revertida!

Eu tenho alunas que mesmo depois de 15 anos conseguiram fechar a diástase e recuperar a barriga!

Com a técnica que eu desenvolvi de exercícios, eu tenho conseguido resultados maravilhosos com as alunas do programa.

Essas mulheres não apenas recuperaram a barriga como a autoestima!

Eu sei que muitas mulheres por desconhecerem os efeitos que a diástase causa na barriga, acabam recorrendo a dietas, exercícios comuns de academia, tratamentos estéticos, ou até cirurgia.

Mas nenhum desses recursos vai recuperar a sua força abdominal, fechar a diástase, fortalecer o períneo, alinhar a postura e devolver a sua barriga.

Aliás, eu quero te dar uma alerta bem importante!

Exercícios comuns de academia podem estar piorando tudo. Se você não fizer exercícios especiais para fechar a diástase, os exercícios tradicionais que você faz na academia, o pilates, o crossfit ou até mesmo a yoga,… Eles podem forçar essa musculatura que já está muito frágil e agravar mais a diástase.

TESTE DA DIÁSTASE ABDOMINAL

teste

Espero que com esse artigo você tenha conseguido entender um pouco mais sobre a Diástase, a causadora da sua barriga ter ficado deformada, flácida, com estrias, caída,…

Por isso se você ainda não fez o teste da diástase para saber o tipo e tamanho que ela está.

Eu quero te deixar o link do meu E-book gratuito “Como ter a barriga reta depois da gravidez”

Com ele você vai poder fazer o teste da diástase e acabar com qualquer outra dúvida que você tenha sobre o assunto.

Então não espera mais não, esse material que eu preparei é gratuito e tem o passo a passo para você realizar o teste da diástase sozinha e em casa mesmo.

Clique no botão abaixo para receber o E-book com o teste gratuitamente.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Cadastre-se para receber

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.