O que é engordar na gravidez?

O que é engordar na gravidez
O que é engordar na gravidez

Olá mamãe, você sabe o que é engordar na gravidez? Engordar na gravidez é ganhar mais peso do que o necessário, mais peso do que o orientado pelo seu médico.

Porque quando se ganha o peso ideal, isso não é engordar. Então ganhar 11-12 quilos não é engordar!

Então se você ganha até 12 quilos, a quantidade de gordura a mais no seu corpo é apenas entre 2-4 quilos e isso é facilmente perdido depois no pós-parto, principalmente pelo gasto calórico aumentado da amamentação.

O peso restante (desse total de 12 quilos) é das estruturas gestacionais (bebê, placenta, mamas, útero, etc) e líquido (volume de sangue e líquidos aumentados no corpo), portanto você sai da maternidade praticamente sem muito peso extra.

Por isso aí está o “segredo” … Quanto mais você ganha acima de 12 quilos mais quilos em gordura você terá para perder depois.

Mas é impossível perder? Não! Porém você tem que saber que terá um maior esforço se quiser ter seu corpo de volta.

Isso então fará você não voltar ao seu corpo com tanta facilidade, além de que “a cada quilo ganho, aumenta o risco de você comprometer sua pele com estrias e flacidez, além da diástase.

Então se você quer ter riscos diminuídos e não detonar seu corpo com a gravidez, cuidar do seu peso é um dos pontos importantes.

Porque engordar na gravidez pode ser um risco para você e seu bebê. Existe um limite!

Então está na hora de entender o quanto é importante controlar seu ganho de peso na gravidez.

Não ! Não é somente estética … é saúde!

O ganho de peso durante a gestação

O ganho de peso não é igual durante toda a gravidez e nem seu metabolismo! Poucas gravidinhas sabem mas vou explicar como seu metabolismo funciona.

O ganho do peso acontece em 2 fases metabólicas bem definidas:

FASE 1 – No primeiro e segundo trimestres há o crescimento mínimo e a formação do bebê, portanto se você aumenta muito o peso, não é por causa do bebê e sim do ganho de gordura. Nessa fase há o grande perigo do aumento da gordura porque além do metabolismo alterado, você tem mais fome e dessa forma come mais, por isso você deve selecionar bem o que comer.

Esse processo metabólico, denominado hiperfagia, resulta em um aumento do peso corporal materno, seu peso, e isso acontece especificamente pelo grande acúmulo de gordura.

Então se você ganhou 2-3 quilos no mês então vai entender bem, pois ganhou sem perceber ou sem mudar muita coisa na sua alimentação.

Eu brinco que nessa fase você é uma verdadeira “fábrica de gorduras.”

Por isso é importante se alimentar com qualidade e fazer exercícios, se você tiver liberação do seu médico. 

FASE 2 – Nessa fase seu metabolismo não tem aquela ação de estocar gordura e sim “gastar”. Agora ele consome o que estocou para que seu bebê e você possam se manter com o metabolismo intenso.

Isso por que seu bebê precisa crescer e seu corpo todo trabalha a mil pra manter esse alto metabolismo.

Porém muitas gravidinhas já ganharam muito peso até essa fase e é quando as mudanças do corpo realmente ficam mais evidentes.

  • barriga maior
  • postura alterada
  • inchaço

Então além do peso das estruturas gestacionais você também pode engordar e inchar muito mais. Não é porque seu metabolismo está a favor que o processo de engordar e inchar não podem piorar.

Obesidade na gravidez

Quando a mulher desenvolve e obesidade na gravidez, pode alterar os genes do bebê. Essa alteração poderá causar doenças metabólicas nele.

Infelizmente ainda achamos que engordar se trata apenas de um fator estética.

E além da sua saúde também poder ser comprometida, também não será fácil emagrecer depois. Seu metabolismo também poderá mudar.

Porque você pode reprogramar seu metabolismo e isso dificulta seu emagrecimento pra sempre.

Por isso a grande maioria nunca mais volta ao seu peso e a cada gestação tudo piora. Também a grande maioria sofre com alterações estéticas que vem desse ganho excessivo. E essas mudanças também afetam sua saúde emocional – sua auto-estima. 

Porém voltemos ao bebê! 

A obesidade por si só já é causadora de muitas enfermidades como a diabetes e a hipertensão. A gravidez é o ponto de partida dessas doenças para muitas mulheres e marcam o bebê colocando-o em risco. 

Porque tanto a diabetes quanto a hipertensão colocam em risco a saúde do bebê na gestação, quando aumentam a possibilidade dele desenvolver essas doenças em outras fases da sua vida. Essas doenças na gravidez atuariam como um “marcador metabólico do seu bebê.

Portanto já tem sido mostrado por estudos que o bebê poderá sofrer as consequências também.

Então não faça da gravidez, um momento de desculpas – Ahhh agora eu posso! Ahhh depois eu corro atrás ! Ahhh depois eu recupero ! (já ouviu ou pensou isso?!)

Ao contrário, use a gravidez como um momento de incluir um estilo de vida saudável, de buscar mudar seus hábitos alimentares e também de inclusão de exercícios.

Faça coisas boas para sua saúde e a do seu bebê. Não caia nessa cilada.

Programa Gravidez em Forma

O programa online Gravidez em Forma respeita cada critério de segurança que autoridades e pesquisas estabelecem como diretrizes.

Então com uma seleção de exercícios o programa trará justamente a segurança e equilíbrio fisiológico que o seu corpo precisa.

Por isso se você quer uma gestação saudável para você e seu bebê, acesse o material gratuito que eu preparei para você.

São 4 palestras GRATUITAS para o ponta pé inicial para sua vida e do seu bebê.

Cadastre-se no link na opção grávidas no link do perfil. Receba minhas palestras e depois pode conheça o programa Gravidez em Forma.

Com essas dicas você vai garantir uma gestação saudável.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita