Controle do Peso na Gestação – Benefícios do Exercício

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Um dos maiores medos da mulher na gestação é engordar e é comum ouvirmos mulheres dizendo que engordaram 20-25 kilos durante a gravidez. Além da estética será que existe algum perigo para o aumento do peso exagerado na gravidez, existe riscos para a mulher e para o bebê associados a esse aumento de peso?

De fato a mulher tem que aumentar o seu peso e esse é distribuído entre o conteúdo feto-placentário e mais os tecidos da mulher que também aumentam como coração, mamas, líquidos, e é claro, a gordura.

Durante a gestação, existem duas fases metabólicas bem definidas:

– no primeiro e segundo trimestres há o crescimento fetal mínimo e nessa fase há o grande perigo do aumento da gordura porque a mãe além do metabolismo alterado, ela tem mais fome e como mais, processo denominado hiperfagia, resultando em aumento do peso corporal materno, especificamente pelo grande acúmulo de gordura.

Todo esse processo faz com que a mulher durante a gestação poupe sua glicose para o seu bebê. Há uma inversão metabólica em seu organismo fazendo com que ela estoque gordura para ter alimento para ela e disponibilizando dessa forma a quantidade adequada de glicose para o bebê. Além disso, a produção do leite materno demanda um alto gasto energético, o que é uma forma da mamãe voltar ao seu peso de uma maneira saudável.

– no último trimestre, há o intenso crescimento fetal, que é sustentado pela transferência de nutrientes da circulação materna. O acúmulo de gordura cessa e em muitos casos, há até queda nos depósitos de gordura. Especialmente nesse período (terço final), os pesos fetal e placentário aumentam aceleradamente elevando as necessidades calóricas à custa do metabolismo materno.

Iniciar a gestação com sobrepeso, obesidade ou ganhar peso excessivo durante, são fatores de risco e pode levar a gestante ao desenvolvimento de hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional que está associado a um crescimento fetal exagerado (macrossomia fetal), além de complicações no parto e obesidade pós-parto. Cerca de 45% das mulheres obesas no mundo ganharam peso após a gravidez.

A obesidade durante a gestação também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos, A média de peso dos bebês também é maior que o normal, o que pode provocar riscos obstétricos durante o parto, contribuindo para a maior taxa de cesáreas.

Exercício Físico e seus benefícios no Período Gestacional

Um dos benefícios com a prática de exercícios físicos é auxiliar no controle de peso, controlando dessa forma o ganho de gordura (aumento da adiposidade).

O controle no ganho de peso também está associado a um melhor controle da pressão arterial, prevenindo pré-eclâmpisa e eclâmpsia; e prevenção de diabetes gestacional.

Todos esse benefícios levam a redução de complicações no parto, favorecendo a saúde da mulher e do bebê.

O programa Mais Vida Gestantes® – Exercícios na Gravidez e Pós-parto foi especialmente desenvolvido para dar um atendimento seguro e eficaz nessas fases tão delicadas da vida da mulher. Desenvolvido pela profa e mestre Gizele Monteiro, conhecida no mercado e responsável pela nova visão de exercícios para gestantes.

Inicia uma nova fase do seu programa, com o programa online – GRAVIDEZ EM FORMA – o serviço online do Mais Vida Gestantes, para que mais mamães tenham acesso e consigam controlar o seu peso na gravidez e retornar no pós-parto.

E-book Gravidez em Forma
E-book Gravidez em Forma

Saiba mais sobre cada um dos nossos programas e atendimentos – presencial ou treinamento à distância – acessando nossos sites:

www.maisvidagestantes.com.br

www.gravidezemforma.com.br

Instagram – http://instagram.com/gizelemonteiro

e-mail – contato@gizelemonteiro.com.br

fone – (11) 9 9651.8909

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita