Dor de Cabeça ou Tensão Muscular

Profa. Ms Gizele Monteiro

Um dos temas mais acessados em nosso blog é sobre DOR. No blog sempre tratamos as dores que vêm por origem de tensão muscular. É essencial que o Personal Trainer saiba usar algumas técnicas para esse alívio e saiba identificar também se alguma debilidade muscular está causando a dor.

Uma avaliação postural é uma forma de sabermos se essa dor tem origem por um desequilíbrio na postura que gera uma sobrecarga tensional em músculos dessa região, conforme figura apresentada.

Vale a pena ler o artigo abaixo escrito pela especialista Aline Mariefisioterapeuta, especialista em Reeducação Postural Global (RPG) e esclarecer mais sobre o assunto.

O especialista: Dor de cabeça ou tensão muscular?

Redação O Estado do Paraná

maissaude_especialista.jpgNão existem dados conclusivos, mas estimativas apontam que mais de 90% da população brasileira já teve ou terá pelo menos uma crise de dor de cabeça na vida. A dor de cabeça é definida como a presença da sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça, sendo que as mais comuns são as primárias, aquelas causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro, que levam à dor por mau funcionamento de neurotransmissores e/ou seus receptores. As cefaléias do tipo tensional também são provocadas por desequilíbrios no funcionamento químico cerebral. As cefaléias secundárias, causadas por problemas em qualquer região do corpo, podem ter inúmeras causas: tumores cerebrais, meningites, aneurismas, problemas dos olhos, ouvidos, garganta e até um simples resfriado podem ser responsáveis por elas.

Porém, a mais comum é a causa tensional, definida como uma dor ou sensação de aperto, pressão ou contrição, muito variável em intensidade, freqüência e duração. Quando perguntado, o paciente refere-se a ela como a dor que nunca some e que ocorre todos os dias. A dor de cabeça tensional afeta a cabeça toda – não só um dos lados, como na enxaqueca – e, na forma crônica, ela está presente desde o despertar e dura o dia todo.

Muitas vezes o seu diagnóstico se confunde com outras patologias por apresentar sintomas muito semelhantes, como náuseas, enjôo, vômitos e tonturas. Com efeito, muitas vezes, é tratada de forma errada, à base de analgésicos comuns, outras até controlada e prevenida com o uso de vasodilatadores (medicamentos que aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, para melhorar a circulação) e, mesmo, antidepressivos.

Para esse tipo de dor, o melhor tratamento é a associação do tratamento clínico com relaxantes musculares e antiinflamatórios. Também a acupuntura (que tem ótima resposta nesses casos) e a fisioterapia, que atualmente vem ganhando espaço por apresentar um excelente resultado, oferecendo aos pacientes técnicas capazes de aliviar a dor de cabeça, em apenas uma sessão. Entre as mais utilizadas, está a pompage cervical – técnica aplicada normalmente durante a crise, que ajuda a relaxar. É um tratamento local e direto, realizado manualmente pelo fisioterapeuta. Outra técnica que vem ganhando cada vez mais espaço é a reeducação postural global (RPG), que atua refazendo o equilíbrio muscular, evitando que a dor permaneça e se repita.

Link: http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/137064/?noticia=O+ESPECIALISTA+DOR+DE+CABECA+OU+TENSAO+MUSCULAR

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Cadastre-se para receber

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Como perder barriga depois do parto

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.