Dor Lombar e Pélvica na Gravidez – Exercícios podem prevenir

Profa. Ms Gizele Monteiro

Uma grande parte da população um dia terá uma queixa de dor lombar, porém durante a gestação esse é uma das queixas mais frequentes. Vários autores internacionais e nacionais tem se dedicado a estudar a dor lombar e pélvica durante a gravidez.

Um estudo nacional levantou as características da lombalgia em gestantes e os fatores de risco relacionados a esta dor. Será que o efeito do exercício físico pode ser um meio de intervenção e prevenção em gestantes?

Uma pesquisa bibliográfica em publicações nacionais e internacionais indexadas no período de 1997 a 2007 foram relacionadas e os resultados demonstraram que mais da metade das gestantes sofrem de dor lombar e/ou pélvica durante algum período de sua gestação.

MOTIVOS PARA A LOMBALGIA:

– Os prováveis motivos estão ligados à ação do hormônio relaxina que provoca mudanças na mobilidade articular e ligamentar, tornando-as mais instável e suscetível a lesões e à dor. Isso ocorre para uma adaptação da pelve (quadril) para o momento do parto.

– As dores aumentam em mulheres que apresentavam esta queixa antes de engravidar, além disso, esse sintoma pode perdurar no período pós-parto e acabar gerando intervenção na realização das atividades diárias e profissionais, acarretando prejuízo na qualidade de vida e na saúde geral. Por isso é importante um programa de exercícios que contemple a prevenção desde o período pré-gravidez e que continue no pós-parto.

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

Muitos programas de exercícios físicos estão sendo propostos para diminuir a intensidade da dor ou prevenir sua ocorrência e tem demonstrado eficiência na prevenção, redução e/ou alívio definitivo.

O importante é que o profissional saiba como trabalhar com os exercícios de forma adequada e segura para as mudanças músculo-esqueléticas que acontecerão nesse período.

Saiba mais sobre esse atendimento com o Método Mais Vida Gestante: e-mail – contato@gizelemonteiro.com.br ou fone – (11) 2867.3307 / 7871.4162.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Luana Mann et al (2008). Dor lombo-pélvica e exercício físico durante a gestação. Fisioter. Mov. 21(2):99-105.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Abdominais tradicionais não reverte a Diástase

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita