Dor nas costas – sintomas da hérnia de disco

Profa. Ms Gizele Monteiro

Se você tem dor nas costas, uma das causas pode ser hérnia de disco. Veja nesse texto algumas características e procure um especialista.

Diagnóstico

O médico revisará sua história clínica, incluindo todo o histórico que você pode ter apresentado anteriormente. Ele então irá fazer perguntas específicas sobre sua dor quanto:

oÀ freqüência e intensidade da dor,

oÀ localização (se fica restrita às costas ou se espalha para o ombro, braços, tórax, nádegas ou pernas?),

oÀ época de aparecimento,

oAo fator desencadeante (movimento brusco, carregamento de peso, etc),

oAos fatores de melhora ou piora,

oÀ influência do repouso no desaparecimento ou não da dor,

oAos sintomas associados (sensibilidade, perda de controle das fezes ou urina, etc).

Depois ele fará um exame físico completo para descartar outras doenças que possam causar dor nas costas.

Com um exame mais detalhado de suas costas ele irá procurar diferenças entre seus lados direito e esquerdo (assimetria), espasmos musculares, curvatura anormal (lordose, escoliose, cifose, etc), limitação dos movimentos, falta de flexibilidade, áreas de formigamento ou de maior ou menor sensibilidade.

O médico solicitará radiografias da coluna, uma tomografia computadorizada (TC) ou até uma Imagem de Ressonância Magnética (IRM) se o diagnóstico inicial não estiver claro, se os sintomas persistirem ou piorarem depois de várias semanas de tratamento, ou se ele estiver considerando uma cirurgia. O médico também pode recomendar uma eletromiografia, um exame que analisa o músculo e a função dos nervos para identificar locais de compressão ou irritação nervosa.

Prevenção

Em muitos casos, não é possível prevenir uma hérnia de disco. Porém, se você sofreu de uma hérnia de disco no passado, você pode diminuir suas chances dela entrar em crise novamente:

oEvitando atividades que requerem levantamento de peso pesado ou dobrar a coluna repetitivamente,

oPraticando boa postura,

oMantendo um peso saudável,

oSeguindo um programa de exercícios adequado, regular e individualizado com o objetivo de melhorar a força muscular de suas costas e melhorar a flexibilidade do abdome e nas costas.

Qual médico procurar?

Procure um ortopedista (especializado em coluna) ou neurocirurgião imediatamente se você desenvolver dor nas costas, especialmente se você também tem dor ou sensibilidade em seus braços ou pernas ou perde controle de seus intestinos ou bexiga.

Programa para Prevenção de Dores

A tensão muscular hoje, por causa do estresse diário, tem sido responsável pelo aparecimento de muitas dores e podem levar a má postura, assimetrias, desequilíbrios e encurtamentos musculares.

Elaboramos programas de exercícios a partir de uma avaliação postural, força, flexibilidade e de tensão muscular.

Mais informações:

contato@gizelemonteiro.com.br

(11) 2867.33.07

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Abdominais tradicionais não reverte a Diástase

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita