Equilíbrio na Gravidez

Equilíbrio na Gravidez

Equilíbrio na Gravidez – Por Gizele Monteiro (Personal Gestante)

 

Equilíbrio na Gravidez

Todas as mudanças posturais da gestantes atuam diretamente no centro de equilíbrio da mulher, porém o corpo sabiamente faz ajustes para que o corpo se mantenha.

Veja o que mostra esse interessante estudo!

 

Estudo mostra por que grávidas não perdem o equilíbrio

 

A mulher consegue manter seu equilíbrio e não cair por que a curvatura no final das vértebras lombares é o principal ponto de apoio.

 

Apesar das dores nas costas serem comuns na gravidez, elas seriam muito piores se você tivesse de andar curvada?

Um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu por que as grávidas conseguem se equilibrar com o peso da barriga até os nove meses sem cair para frente. Para os cientistas, a evolução humana preparou o corpo feminino para suportar o peso e poder caminhar normalmente.

A pesquisa analisou a diferença entre as costas (coluna) femininas e masculinas.

 

O resultado mostrou que uma das vértebras lombares localizada no final das costas das mulheres, conhecida como wedged-shaped, é curvada, enquanto nos homens é mais quadrada. Essa diferença na anatomia é que permite as grávidas carregarem o peso adicional sem se desequilibrar.

 

Durante a gestação, a mulher joga o corpo para trás de forma natural. Isso acontece para segurar a barriga. Por conta dessa curvatura, ela consegue ter flexibilidade na postura e firmeza. Se quiser mais informações sobre esse tema … clique aqui!

No entanto, não é pelo fato do corpo se adaptar que a postura não precisa de atenção e a mulher não tem que tomar vários cuidado. Apesar desse ajuste, a postura e o equilíbrio da mulher estão alterados por causa:

  • da barriga que reduz o campo de visão,
  • do corpo estar mais rígido e com menor mobilidade para se mover por causa do volume da barriga,
  • dos sensores do corpo que estão mais lentos por causa dos efeitos hormonais.

 

Veja alguns cuidados que você deve tomar:

 

COMO PREVENIR QUEDAS DURANTE A GRAVIDEZ

– Use sapatos baixos, para facilitar o equilíbrio

– Evite movimentos bruscos, principalmente em exercícios

– Controle seu peso. Quando você engorda muito, seus movimentos ficam mais difíceis e seu corpo mais lento;

– Faça exercícios posturais para manter seus músculos fortes e sua coluna mais alinhas;

-Faça exercícios de relaxamento, massagem e alongamento. Esses exercícios ajudam a prevenir dores, juntamente com o fortalecimento;

– Não ande em chão molhado, para evitar escorregões.

 

Programa de Exercícios para ajudar na sua postura

Um dos pontos principais para evitar a dor nas costas, tão comum na gravidez, é manter sua postura mais alinhada com exercícios posturais, barriga bem posicionada com o fortalecimento muscular e também manter os músculos relaxados com exercícios de massagem ou alongamento … afinal eles serão tremendamente sobrecarregados!

Saber que exercícios fazer, em que fase e também que controle o peso farão toda diferença em cada mês.

O programa online Gravidez em Forma foi elaborado com todos esses cuidados.

Já imaginou não precisar se preocupar com dores, como seu peso, e também com a volta da sua barriga depois?

Vem conhecer o programa clicando no botão abaixo !!!

Te espero lá no meu time de gravidinhas em forma!

 

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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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