Estrutura de uma aula de Flexibilidade para a Saúde

Profa. Ms Gizele Monteiro

Engana-se quem pensa que a famosa aula de Alongamento da academia não tem uma estrutura. A aula pode ser dividida em etapas:

AQUECIMENTO: essa fase como o nome diz deve proprocionar o “despertar do corpo” …

… e uma elevação da temperatura corporal. Podem ser utilizados exercícios de respiração, soltura ou massagens, alongamentos suaves e espreguiçamento do corpo. Ao traçar o objetivo da aula deve ser escolhida a forma de aquecimento.

Segue um exemplo: uma aula que está focada para trabalhar os membros inferiores deve haver a soltura da região lombar, sendo que podem ser utilizados movimentos que tirem a tensão da região lombar como espreguiçamentos na posição deitada e massagens com bolinhas de tênis ou outros materiais. Os movimentos devem ser gerais, suaves e feitos de maneira agradável.

FASE PRINCIPAL: nessa fase deve estar claro o uso da metodologia empregada e quais os grupamentos musculares que serão trabalhados na aula. É a maior parte da aula. Sugere-se que para a saúde (personal ou academia), por questão de segurança, utilize-se predominantemente o alongamento estático (método passivo estático e ativo estático). É importante a programação da pausa entre os exercícios e novamente pode-se fazer uso de espreguiçamentos e massagens.

Importante:

– que as transições entre os exercícios sejam seguras e deves ser realizadas de forma lenta, assim como o retorno da posição (exercício),

– programar o uso de todos os materiais a serem utilizados como: bola suíça, espaguete, bastão, step, bandas, barra, bolinhas de tênis, etc. Essa programação tornará a dinâmica e auxiliará para alunos que necessitam do material para compensação postural ou adaptação ao exercício por dificuldade.

VOLTA À CALMA: realizar a diminuição da intensidade do exercício e nessa fase usar as massagens, relaxamento conduzido, exercícios respiratórios, etc.


Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita