Exercícios no primeiro trimestre de gravidez sempre são considerados pela grande maioria das mulheres algo perigoso. Ainda existe o medo da perda e a dúvida se o exercício realmente é benéfico nesse momento.
Preparei esse vídeo no meu canal do YouTube para explicar alguns cuidados e orientações sobre exercícios no primeiro trimestre se você estiver sedentária ou se você for treinada.
Assista o vídeo
Aproveite e inscreva-se no meu canal para ficar por dentro de todos os vídeos que eu fizer!
Duração e quantas vezes na semana para fazer exercícios?
A duração dos exercícios pode variar de acordo com o nível de condicionamento anterior da mulher:
- para sedentárias – de 30 a 45 minutos – de 2 a 3 vezes na semana
- para treinadas – de 45 a 60 minutos – 3 a 5 vezes por semana
Intensidade do Exercício:
Independente do nível de condicionamento, sempre a intensidade deve ser de leve a moderada. No entanto, o que é leve para a treinada será obviamente muito intenso para a sedentária. Isso significa que essa intensidade leve a moderada será de acordo com o nível de condicionamento anterior dela.
Atividades intensas, como os famosos programas de HIIT – treinos intervalados não devem ser praticados na gravidez, mesmo por mulheres treinadas. Isso porque além da grande alternância de movimentos, a frequência cardíaca durante o exercício poderá levar o bebê a uma frequência cardíaca não estável e também com grandes oscilações, podendo apresentar quadros de taquicardia sevara.
Outros exercícios como os de alto impacto – como corridas, modalidades esportivas – devem ser modificados ou excluídos desde o primeiro trimestre pelo risco de queda ou dificuldade em estabilizar a intensidade.
Em primeiro lugar, a frequência cardíaca materna sempre deve ser controlada. Porque controlando a sua frequência cardíaca, a do seu bebê estará controlada!
Agora, vá até seu médico e aguarde a liberação!
O programa Gravidez em Forma é um programa especializado que idealizei para que você tenha segurança no seu início ou continuidade dos exercícios durante a gravidez. Elaborado de acordo com todas as recomendações internacionais, ele muda a cada mês para atender suas necessidades de mudanças do corpo.
Além de você ter esse programa durante toda a gravidez, você pode ter tudo o que precisa fazer para voltar de maneira saudável a sua forma depois da gravidez.
Quer saber mais, clique no botão abaixo e acesse a mini-série gratuita para ter uma gravidez em forma: