Por Gizele Monteiro – personal gestante
O Diabetes Gestacional (DG) complica 2-5% das gravidezes (dados dos Estados Unidos) e está associada com o aumento das taxas de complicações médicas da gravidez, bem como riscos a longo prazo, tais como obesidade e diabetes tipo 2, tanto para mãe e filho.
Emily Oken e colaboradores realizaram um estudo analisando a associação entre o exercício e o sedentarismo com o risco de DG e tolerância à glicose anormal.
Participaram do estudo 1.805 mulheres. Após um ajuste para idade, raça ou etnia, a história do DG, história familiar de diabetes e índice de massa corporal pré-gestacional, os dados dos autores mostram que as mulheres que realizam exercício vigoroso nos anos antes da gravidez apresentaram um risco reduzido de DG e tolerância à glicose anormal.
Mulheres que relataram exercício de intensidade leve a moderada e vigorosa durante a gravidez parecem ter um risco menor de DG e tolerância à glicose anormal quando foram comparadas com mulheres que relataram não realizar atividades em nenhum período.
Por se tratar de um grupo especial, a gestante diabética, ou que desenvolve o diabetes durante a gestação deve buscar um profissional que entenda da prescrição de exercícios durante a gravidez, mas também um profissional que entenda da prescrição de exercícios para grupos especiais.
Você pode ter mais entendimento de como sua alimentação é importante e também como é importante o controle de peso para sua saúde e de seu bebê. Você pode acessar meu “mini-curso gratuito” com 4 vídeos ensinando a importância da sua saúde e hábitos saudáveis para você e seu bebê.
Para receber os vídeos, clique no botão e cadastre-se no site.
Dúvidas … envie sua pergunta para meu e-mail – [email protected]
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Oken et al (2006). Associations of Physical Activity and Inactivity Before and During Pregnancy With Glucose Tolerance. Obstetrics & Gynecology. v108(5), pp 1200-1207.