Uma gestação ativa traz inúmeros benefícios para o organismo materno.
A gravidez impõe a mulher uma série de modificações em seu estilo de vida. O aumento do peso e as mudanças posturais certamente levam gradativamente a diminuição tanto da atividade física e quanto dos níveis de aptidão física.
Por isso, é interessante que as mulheres realizem exercícios físicos neste período. No entanto, há uma necessidade de alterações nos programas de exercícios. Esse exercício deve ser direcionado às novas condições endócrinas, cardiorrespiratórias e posturais do período gestacional, e para isso o acompanhamento especializado e que entenda essas mudanças é primordial.
Neste momento a individualidade da gestante deve ser respeitada para não colocar em risco o binômio mãe-feto.
Os benefícios de uma gestação ativa são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno:
– redução e prevenção de dor lombar – uma principais queixas e atingem cerca de 50% das mulheres,
– melhor controle do ganho de peso gestacional,
– controle da pressão arterial,
– diminuição do inchaço (edema),
– melhorar ou manter a aptidão física,
– atua na melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem-estar e humor.
– estudos têm documentado a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física antes e durante a gestação.
Com todos esses efeitos e benefícios a gestante certamente poderá manter um estilo de vida ativo que proporcione uma gravidez saudável e uma recuperação mais rápida no pós-parto.
Pensando nisso elaboramos um super conteúdo em formato de vídeo para ajudar a ter um gestação ativa. Esta mini série conta com dicas para que as mamães controlem o seu peso e tenham um estilo de vida saudável e ativo.
Clique no botão abaixo e acesse uma min série gratuita sobre exercícios na gravidez.